domingo, fevereiro 03, 2013

Risco menor no cenário global - JOSÉ ROBERTO MENDONÇA DE BARROS


O ESTADO DE S. PAULO - 03/02

O cenário da economia mundial apresenta, no curto prazo, um risco menor, quando comparado ao primeiro semestre do ano passado. Entretanto, os principais desafios, especialmente na Europa, ainda não estão superados. No que se segue, vamos tentar construir um quadro geral da situação.

Seguimos bastante otimistas quanto à economia americana. O fraco resultado do PIB no último trimestre de 2012 não altera nossa visão. O resultado da eleição foi uma vitória tão importante do presidente Obama que torna difícil a repetição da oposição virulenta dos últimos dois anos. De fato, a oposição perdeu entre as mulheres, os jovens, os asiáticos," os negros, os latinos e nas grandes cidades. Isto significa que, se os republicanos moderados não retomarem o controle do partido, ele tende ao desaparecimento.

Com isso, tenho convicção de que as negociações em torno do ajuste fiscal não levarão os EUA de volta à recessão, embora, no primeiro semestre, a economia deva ainda ser difícil. Ultrapassado esse obstáculo, os ventos positivos deverão levar o país a andar mais próximo de seu potencial de crescimento (3% a 3,5% ao ano) a partir do segundo semestre. A mudança positiva no mercado imobiliário e a expectativa de que Estados ou municípios contratarão até 500 mil funcionários em 2013 deve impactar o mercado de trabalho. Além disso, o bom momento da agricultura, da indústria e do setor de energia dos EUA adicionarão força à recuperação.

Na Europa, o risco de curto prazo claramente caiu, em conseqüência da atuação fulminante do Banco Central Europeu em junho (quando prometeu fazer o que fosse necessário para manter o euro) e da decisão da chanceler alemã de contemporizar a situação até a eleição no país, em outubro. Os riscos soberanos estão caindo rapidamente, as dívidas públicas estão sendo roladas com mais facilidade e assim devem seguir, pelo menos ao longo do primeiro semestre. Entretanto, não devemos nos iludir. O problema central da região, que é a diferença de competitividade entre o Norte e o Sul, está longe de ser encaminhado; com isso, os dilemas para uma maior integração da região se mantêm e. poderão reaparecer no fim do ano.

Acredito que a Espanha (a quarta maior economia do bloco) será o palco central do futuro desta discussão. O país está fazendo um duríssimo ajuste econômico e vive em recessão há 18 meses, o que levou a taxa de desemprego a 26%. O discurso que sustenta politicamente o plano é que 2014 poderá já mostrar uma recuperação da economia. Se no início do segundo semestre existirem indícios desta melhora, o programa ganha força, tanto quanto o ajuste da região como um todo. Por outro lado, se o que vem ocorrendo na Grécia se repetir, isto é, uma falta de perspectiva de crescimento, será cada vez mais difícil para o governo espanhol manter a dureza da política econômica. Neste caso, as dúvidas quanto ao futuro da Europa certamente reaparecerão.

Uma última observação a respeito da Europa: como conseqüência da crise, existe uma tendência a uma certa fragmentação. Neste início de ano, o discurso do primeiro-ministro inglês manifestando desconforto com a posição de seu país no contexto da comunidade européia é muito ilustrativo.

Com relação à Ásia, a grande notícia é a confirmação da sustentabilidade do crescimento chinês na faixa de 7,5% a 8% nos próximos 2 anos, pelo" menos. Os pessimistas, mais uma vez, tiveram de adiar suas profecias de uma aterrissagem forçada da economia. Como conseqüência, a demanda por commodities segue forte, como ilustram os preços do petróleo e dos produtos agrícolas. Outros países asiáticos também crescem bastante, especialmente Indonésia,Malásia, Tailândia e Filipinas, todos acima de 4%. Anota destoante fica com a desaceleração e os problemas da economia indiana, uma estrela que se apaga.

Está se consolidando neste ano uma certa implosão no conceito dos Brics, uma vez que, além da índia, a África do Sul também vem enfrentando crescentes dificuldades. Da mesma forma, a Rússia, país que Ian Bremmer, do Eurasia Group, classificou de economia submergente, sofre com problemas estruturais ligados à redução absoluta da população, às deficiências, da Saúde Pública e à desvalorização de sua riqueza energética. Esta decorre diretamente da revolução na produção de gás nos EUA, que levá o Oriente Médio a buscar maiores vendas na Europa, erodindo o quase monopólio da Gazprom. Com as dificuldades brasileiras de crescer mais que 3% ao ano, a história dos Brics vai se reduzindo à China. Acredito que os próximos anos consolidarão esta percepção.

Consideração especial merece o Japão: sempre tratei aquela economia como um caso de "saída do jogo econômico", ou seja, a longa estagnação enfrentada por aquele país tinha um efeito neutro na economia mundial. No final de 2012, entretanto, a situação do país parece ter mudado em duas direções, ambas refletidas na eleição que levou o primeiro-ministro Abe ao poder. Politicamente, o conflito com a China talvez se acentue, especialmente porque este último país parece ter decidido que não necessita mais da tecnologia e capitais japoneses, o que tem sido expresso nos conflitos trabalhistas concentrados em empresas deste último.

Economicamente, o governo japonês está reagindo fortemente à valorização do iene e o discurso é que o país não vai mais acomodar os problemas econômicos globais às custas de seu sistema produtivo. Daí porque o Japão também entrou na chamada guerra cambial, até aqui bem-sucedida, uma vez que o iene saiu de menos de 80 por dólar para os atuais 92.

No Oriente Médio, temos o mesmo de sempre: conflitos de todas as naturezas que mantêm o mercado de petróleo em risco. Daí porque o Brent (indicador mais relevante do mercado global) se mantém bem acima de US$ 100 o barril.

Finalmente, na América Latina aumenta o racha entre o grupo bolivariano (Venezuela, Equador, Bolívia e Argentina), em crise, e a chamada Aliança do Pacífico (Chile, Peru, Colômbia e México). O Brasil, como se sabe, nutre uma grande admiração pela crise.

Nenhum comentário: