segunda-feira, fevereiro 25, 2013

Rede de intrigas - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 25/02

PT e PP travam novo embate no Ministério das Cidades. Com o aval do ministro Aguinaldo Ribeiro, a Secretaria de Saneamento da pasta, comandada por Osvaldo Garcia, indicação de Paulo Maluf no período eleitoral, quer mudar a lei para permitir repasse direto de recursos do Orçamento da União a concessionárias do setor. Hoje, as empresas só podem receber empréstimos por meio do BNDES. Capitaneados pelo presidente da Caixa, Jorge Hereda, petistas são contrários à ideia.

Arbitragem O impasse, que motivou discussões em recentes reuniões no Planalto, será decidido pela área jurídica do governo. O secretário Arno Augustin (Tesouro Nacional) não está convencido a estabelecer esse repasse direto para grupos privados.

Recado Após o mal-estar com Michel Temer, Lula combinou com Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) que enviará mensagem a ser lida durante convenção do PMDB que reconduzirá o vice-presidente da República ao comando nacional da sigla, no sábado.

Pedagógico Escala da caravana do PT em Belo Horizonte, prevista para 13 de abril, tratará dos feitos de Lula e Dilma Rousseff na educação, área que motivou a mais aguda crise do mandato de Antonio Anastasia (PSDB). Em 2011, greve de 112 dias afetou escolas da rede mineira.

De olho... No discurso pró-Aécio Neves que fará hoje em Minas, FHC defenderá que o PSDB incorpore à plataforma eleitoral de 2014 a tese do "novo choque de capitalismo", cujos pilares seriam a busca do bem-estar social com gestão eficiente e a participação direta da sociedade.

... na classe C Para se contrapor ao que chama de "desenvolvimentismo sob impulso estatal" do PT, o ex-presidente pedirá aos tucanos prioridade à agenda da nova economia e à geração de emprego qualificado para as "classes emergentes".

Homeopatia Eduardo Campos (PSB) modulará sua retórica de gradativo descolamento do governo Dilma à política tributária federal. Em seminários e eventos públicos, o governador pernambucano tentará rotular a isenção do IPI e as desonerações como práticas que estimulam as desigualdades regionais.

Peneira 1 A CNB, corrente majoritária do PT, definirá hoje calendário interno de campanha para os candidatos à presidência da seção paulista do partido. Estão no páreo os deputados Vicente Cândido e Luiz Cláudio Marcolino e o ex-prefeito de Osasco Emídio de Souza.

Peneira 2 Diante da articulação de aliados de Lula em favor de coalizão liderada pelo PMDB, a promessa central dos três postulantes ao cargo passou a ser a candidatura própria petista ao governo do Estado em 2014.

Pela raiz Além das panes regulares em semáforos, tira o sono de Fernando Haddad a frequência de quedas de árvores em períodos de chuva na capital. São 160 por dia, em média. O petista quer mapear todas, identificando espécies, tempo médio para poda e eventuais doenças.

Conselhão Em gestação há dois anos, o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Geraldo Alckmin sairá do papel no dia 6 de março, em evento para empresários e líderes sindicais no Bandeirantes. Na ocasião, o tucano pretende empossar os 50 componentes do colegiado.

Bumerangue Em seu périplo para enfraquecer Carlos Lupi (RJ) no comando nacional do PDT, Brizola Neto (Trabalho) procurou, sem sucesso, os dirigentes da Força Sindical. Pedetistas que controlam a central disseram ao ministro que preferem acordo com o presidente da sigla.

Tiroteio
"Antecipar a eleição só interessa à oposição. Quem está no governo tem que fazer campanha com realizações no mandato."

DO PRESIDENTE DO PT-SP, EDINHO SILVA, criticando, durante seminário
da Juventude Petista, a precoce largada da disputa presidencial de 2014.

Contraponto
Minha asa, minha vida
Dilma Rousseff voltava a Brasília após viagem ao Nordeste, quando forte temporal atingiu a área de desembarque. Tão logo o avião pousou, ministros saíram pela porta traseira enquanto a presidente usou a dianteira, amparada pela comitiva, que a protegia da chuva. Gastão Vieira (Turismo) e Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário) esperavam carros oficiais sob a asa da aeronave.

Ao observar a cena, Dilma saiu da zona coberta, caminhou em direção à dupla de auxiliares e disse, para desespero do seu estafe:

-Se eles podem ficar aqui, eu também posso!

Nenhum comentário: