quinta-feira, fevereiro 07, 2013

Quem dá mais? - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 07/02

O Planalto age para deter a aproximação do PMDB com tucanos em praças nas quais ministros de Dilma Rousseff devem disputar a eleição em 2014. No Paraná, de Gleisi Hoffmann (Casa Civil), o governo ofereceu cargo em Itaipu a Orlando Pessuti, que negocia ingresso na gestão de Beto Richa. Peemedebistas de Minas, em namoro com Antonio Anastasia, devem ser acomodados na Caixa Econômica Federal, mantendo a sigla na órbita de Fernando Pimentel (Desenvolvimento).

Semeando 1 Aliados de Blairo Maggi (MT) dizem que o senador foi sondado para assumir um ministério, num gesto para reintegrar o PR ao primeiro escalão. Ele esteve com Dilma duas vezes nesta semana: segunda-feira, no Paraná, e ontem, no Planalto.

Semeando 2 Pelas conversas em curso, Maggi poderia ir tanto para a pasta da Agricultura quanto para o Desenvolvimento. Depois de ameaçar deixar o PR, o senador deve ficar no partido.

Aqui, não Para desalojar Mendes Ribeiro da Agricultura, Dilma teria de compensar o todo-poderoso PMDB. O titular da pasta, que se recupera após tratamento de um câncer, reagiu mal às articulações para sua substituição.

Bênção Depois de falar com a presidente, Maggi embarcou ontem à tarde para São Paulo, onde se reuniu com o ex-presidente Lula por mais de duas horas.

Superpoderes Para o PMDB, Aloizio Mercadante (Educação) é quem mais se empenha para preservar Marco Antônio Raupp na Ciência e Tecnologia. Ex-titular da pasta e fiador da indicação do sucessor, o petista desejaria manter influência nos programas do ministério.

Veto Integrantes da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) desencorajam Dilma a entregar a pasta a Gabriel Chalita. Fizeram chegar à presidente que a indicação seria mal recebida na comunidade científica.

Embarque O diplomata Acir Pimenta Madeira Filho será nomeado hoje diretor de Relações Internacionais do Ministério do Turismo. Sua missão será atrair turistas dos países que mais gastam em viagens internacionais: Canadá, Rússia e China.

Veja bem José Eduardo Cardozo (Justiça) e Luís Inácio Adams (Advocacia-Geral da União) percorreram gabinetes dos ministros do STF nos últimos dias para prever risco de instabilidade jurídica e econômica caso o Congresso analise vetos presidenciais dos últimos 16 anos.

Show do bilhão A AGU prepara estudo do impacto econômico da revisão de medidas como Plano Real, Lei de Responsabilidade Fiscal e Refis 1. Cardozo tenta sensibilizar o relator Luiz Fux.

Te ligo Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) se comprometeu com Joaquim Barbosa a fazer uma reunião nas próximas semanas para tratar da pauta do Judiciário na Câmara. Entre os temas está o estatuto da magistratura.

Do baú Em clima cordial após a polêmica dos mandatos dos mensaleiros, lembraram de quando se conheceram, quando Barbosa trabalhou na gráfica do Senado e Alves se tornou deputado.

Bons amigos Renan Calheiros (PMDB-AL) recebeu José Dirceu ontem para café da manhã em Brasília. Condenado no mensalão, o ex-ministro defendeu a eleição de Renan em seu blog.

Concentração Dois dias após iniciar os trabalhos em 2013, a Câmara paulistana suspendeu as atividades hoje. A justificativa para prolongar o feriado de Carnaval foi homenagem póstuma ao ex-vereador Luiz Carlos Santos.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio
A democracia permite que até mensaleiro condenado critique o STF. Mas embaixador da Venezuela atacar a corte é vergonhoso.

DO SENADOR PEDRO TAQUES (PDT-MT), sobre a participação do diplomata Maximillien Sánchez em ato de apoio a José Dirceu, anteontem em Brasília.

contraponto



Estética do poder
Durante sessão que abria os trabalhos da Câmara paulistana, anteontem, Fernando Haddad compareceu para levar mensagem aos vereadores. Ao ser anunciado pelo presidente, José Américo (PT), o prefeito foi saudado com gritos femininos na galeria:

-Lindo! Lindo!

Ao final do seu discurso, um grupo de manifestantes, composto basicamente por mulheres, bradou na plateia:

-Prefeito, negocia com a gente! Somos de confiança!

Haddad acenou, ao que um dos presentes completou:

-Aqui funciona assim. Beleza não põe mesa.

Nenhum comentário: