sexta-feira, fevereiro 22, 2013

Queda de braço - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 22/02

O ex-presidente Lula e a presidente Dilma vão para cima do governador Eduardo Campos (PSB-PE), aspirante ao Planalto. Por isso, a peregrinação de Lula pelo Brasil começará na próxima quinta-feira por Fortaleza (CE). O objetivo é dividir os socialistas e garantir no palanque de Dilma o governador Cid Gomes (CE). O embate com o PSDB fica para o segundo tempo.

Socialistas foram surpreendidos
O líder do PSB no Senado, Rodrigo Rollemberg (DF), reagiu ao discurso petista dizendo: "É um equívoco o PT lançar Dilma com tanta antecedência. Isso tumultua as relações com a base aliada". A despeito do queixume, o próprio Rollemberg desembarcou do governo Agnelo Queiroz (PT-DF), pois pretende concorrer a governador em 2014. O socialista acrescentou: "Daqui para frente, tudo vai virar campanha". De fato. O partido já havia lançado Júlio Delgado à presidência da Câmara. E aliados do governador Eduardo Campos (PE) atuam para desmoralizar o ministro Leônidas Cristino (Portos), simpático ao apoio à reeleição da presidente Dilma.

“O nosso partido vai ficar mais escuro, mais jovem e mais feminino”
Paulo Ferreira

Deputado federal (PT-RS) e ex-integrante da Executiva petista, sobre a nova composição do Diretório Nacional que terá, obrigatoriamente, 50% de mulheres, 20% de pessoas com menos de 30 anos e 20% de negros

Muito papo e pouca ação
A ala do PMDB que está insatisfeita com o governo Dilma ironiza a interlocução privilegiada entre o vice Michel Temer e a presidente. Um deles disse: "É justamente este o problema, ele conversa muito com a Dilma, mas resolve pouco".

Palocciana
O ex-ministro Antonio Palocci assumiu a consultoria do grupo Caoa, que controla a Hyundai no Brasil. O presidente da empresa, Carlos Alberto Caoa, enfrenta problemas com a matriz, na Coreia do Sul. Ela está instalando fábricas no Brasil e pretendia tirar Caoa das operações. Palocci foi chamado para apagar o incêndio.

Dinheiro para os inovadores
A presidente Dilma vai anunciar nos próximos dias um pacote de R$ 5 bilhões para empresas que apresentarem projetos de inovação tecnológica. Parte dos recursos será do Tesouro, e outra parte financiamento via BNDES.

Lula sem papas na língua
Chamou a atenção dos petistas o tratamento do ex-presidente Lula à presidente Dilma ao lançá-la para a reeleição. Lá pelas tantas, diz: "A primeira vez que votei para presidente foi em mim mesmo, de tanto que gostava de mim (risos); na segunda votação, também foi em mim (mais risos); na terceira, por azar, foi num poste (silêncio) que está iluminando o Brasil (novos aplausos)."

Agora vai?
Considerados dirigentes de partidos problemas, o que mais agradou ao Planalto, na festa do PT, foi o tom e o conteúdo dos discursos dos presidentes do PR, Alfredo Nascimento, do PDT, Carlos Lupi, e do vice-presidente do PSB, Roberto Amaral.

Não ao queremismo
O lançamento da presidente Dilma à reeleição, quarta-feira, em festa do PT, pelo ex-presidente Lula serviu a uma estratégia: ele quer evitar a deflagração de um movimento "Volta, Lula" no road show que fará pelo país a partir do dia 28.

O presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), visita hoje o ex-presidente Lula. Na agenda: eleições presidenciais e palanques regionais. 

Nenhum comentário: