domingo, fevereiro 10, 2013

Parou por quê? - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 10/02

COM SIMONE IGLESIAS (INTERINA)

Ao aconselhar a presidente Dilma a descentralizar as decisões, o ex-presidente Lula demonstrou preocupação com o seu legado. Citou como exemplo a Transposição do São Francisco, obra que priorizou no segundo mandato e que, agora, está parada por falta de decisão política. Lula avalia que não podem dar margem ao estigma de que ele começou uma obra e ela parou.

No detalhe
É consenso na Esplanada que a presidente Dilma se preocupa com detalhes desnecessários que poderiam ser resolvidos pelos auxiliares. Em recente reunião no Planalto, com uma dezena de ministros, envolveu-se em briga com Marta Suplicy (Cultura) sobre o nome de um programa. A ministra apresentou Céu das Artes, mas Dilma não gostou porque bate com o CEU (Centro Educacional Unificado), criado quando prefeita. Em outra reunião, checou a apresentação de cada ministro para um evento do governo. Raramente, deixa nas mãos deles a batida de martelo. A maioria não tem coragem de contestá-la.

Tomada de assalto
O petista Nilmário Miranda deve presidir a Comissão de Direitos Humanos da Câmara administrando a chegada de conservadores, que se armaram para integrar o órgão e barrar mudanças ligadas à religião e orientação sexual.

“Deputados vestem a fantasia depois do carnaval: defensores de mensaleiros querem entrar no Conselho de Ética, e de
fundamentalistas religiosos na Comissão de Direitos Humanos”
Chico Alencar
Deputado federal PSOL-RJ

Estágio obrigatório
Ganha corpo no governo a ideia de aumentar o tempo de formação dos médicos. O modelo discutido é semelhante ao inglês: além dos seis anos de faculdade, os médicos teriam de passar mais dois anos fazendo atendimento básico nos postos de saúde. A proposta tem a simpatia do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

"Poker Face"
A Polícia Legislativa está de olho no carteado dos motoristas dos deputados. Eles se reúnem na garagem do Anexo IV, enquanto esperam os chefes, e a jogatina rola solta. A dinheiro.

Previdência vai mal
Acendeu a luz amarela na Previdência. Problemas das longas filas e das perícias, que tinham sido resolvidos na gestão do PT no ministério, voltaram e preocupam o Planalto, mas Garibaldi Alves Filho, por ora, não corre risco. A presidente Dilma determinou que os problemas sejam solucionados o mais rapidamente possível.

#prontofalei
O deputado Newton Cardoso (MG) reclamou que os ministros do PMDB não recebem partidários. O deputado Francisco Escórcio (MA) se ofereceu para levá-lo a Edison Lobão. "Ele é ministro do (José) Sarney, não ajuda a bancada", respondeu.

Molho de tomate
O peemedebista Geddel Vieira Lima criticou, no Twitter, a alta do preço dos tomates. Um amigo disse esperar que Geddel não jogasse o produto no governador Jaques Wagner (PT-BA). Ao que ele respondeu: "Divirjo, mas não agrido."

A PRESIDENTE DILMA abrirá as portas do Palácio do Planalto para as centrais sindicais dia 6 de março


Nenhum comentário: