sábado, fevereiro 16, 2013

O escândalo do cavalo-boi - GILLES LAPOUGE

O ESTADO DE S. PAULO - 16/02

A Europa lançou uma enorme perseguição dos culpados, dos "bandidos" que levaram ingleses, franceses, noruegueses ou italianos a ingerir congelados de carne de boi fabricados na realidade com carcaças de cavalo.

Como os circuitos dessa fraude colossal, comas dimensões de um continente, estão tão entrelaçados como um nó górdi, .a localização dos verdadeiros responsáveis exigirá tempo, dias e semanas. A espera da conclusão da impossível investigação, surgem os rumores: todos os integrantes do enorme mercado da carne congelada européia só tem uma preocupação: explicar que o culpado é o outro.

Entre eles está um que, desde o início do escândalo ocupa o lugar do

"culpado ideal": a Romênia. Em primeiro lugar, os cavalos que foram encontrados sob o nome de "carne bovina" nas bandejas de congelados do continente inteiro, foram abatidos em dois abatedouros romenos, o "Doly Camp" e "Carmolimp".

Mas não é tudo. Os romenos, na Europa, têm péssima reputação. Os humoristas de Paris, Bruxelas ou Berlim têm o hábito de mostrar todos os romenos como "ladrões", "impostores", mendigos imundos e perversos prontos para pôr a mão na carteira dos ricos europeus. Há dois anos, no governo Sarkozy, o ministro francês do Interior Claude Guéant oficialmente alertou a França contra a "delinqüência romena".

Esta imagem sinistra dos romenos é estimulada pela presença dos Roms (ou ciganos), e todos esses saltimbancos, errantes vindos da Romênia e quase instalam com suas caravanas miseráveis em qualquer lugar, vivendo da mendicância ou de pequenos furtos, à espera de serem enviados de volta para seu país, depois do que retornam e recomeçam a roubar.

Portanto, desde que o escândalo eclodiu, toda a Europa aponta o dedo acusador para a Romênia. Ora, a investigação internacional que foi iniciada desmente radicalmente esta tese. Os romenos são inocentes.

Ingênuos. Os dois abatedouros não cometeram a mínima indelicadeza. Eles abateram os cavalos conforme lhes foi pedido e os enviaram, escrupulosamente rotulados, como "carne de cavalo" e não "carne bovina". Foi depois, em outros países, que o delito ocorreu.

Eis a triste verdade: os bandidos, os ladrões, os canalhas, não são os romenos, os "infames Roms, os ciganos ladrões de galinhas". Não! São os maravilhosos ingleses, higiênicos, limpos e escrupulosos, os bravos franceses, delicados e honestos, os holandeses de olhar azul, transparente e leal! E o mundo ao avesso. Confiar em quem, meu Deus? Uma vez que temos um país, a Romênia, talhado sob medida para assumir o papel de "bode expiatório", culpado de todas as canalhices cometidas na Europa, eis que este "bode expiatório" se revela tão puro como os lírios do campo.

Parece que estamos ouvindo uma parábola do Novo Testamento e que logo vai seelevar a vozde Jesus chamando os "fariseus" tão decentes, piedosos, tão devotados à lei, de hipócritas./TRADUÇÃO DE TEREZINHA MARTINO

Nenhum comentário: