quinta-feira, fevereiro 14, 2013

Ô abre alas - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 14/02


O PSB começa a montar palanques estaduais para dar suporte à possível candidatura presidencial de Eduardo Campos em 2014. Inicialmente candidato ao Senado, o líder do partido na Câmara, Beto Albuquerque, pode concorrer ao governo do Rio Grande do Sul. "O projeto nacional se sobrepõe aos locais. A candidatura do Eduardo já botou o bloco na rua", diz. Além dos seis governadores que tentarão a reeleição, o PSB estima ter o mesmo número de candidatos viáveis.

Petit comité Campos promove reuniões periódicas em Recife e Brasília com Albuquerque, Rodrigo Rollemberg (DF), líder no Senado, Carlos Siqueira (MA), secretário-geral da sigla, e Roberto Amaral, vice-presidente. A ideia é ajustar o mapa eleitoral socialista às pretensões do governador em 2014.

Cartilha O PT prepara série de livros de bolso temáticos alusivos aos dez anos do partido à frente do governo federal. A ideia é reforçar comparações de indicadores com as gestões de FHC.

Do sonho... O manifesto da "Rede", novo partido de Marina Silva, tem capítulo voltado à "democratização do sistema de comunicação". A minuta do estatuto, a ser aprovada sábado, veda filiação de políticos ficha-suja e prevê um "conselho político cidadão" para fazer o "controle social'' das decisões.

... à prática Sonháticos que tiverem cargo de confiança darão contribuição obrigatória, além de taxa simbólica pela "carteira nacional do militante". O dízimo oscilará de 1% a 5% do salário líquido, de acordo com o cargo ocupado.

Fumaça branca Dirigentes da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) fizeram chegar ao Planalto que, apesar de cinco cardeais brasileiros estarem no páreo, o arcebispo de Milão, dom Angelo Scola, é o favorito para suceder Bento 16, na visão da entidade católica.

Quem avisa... Aloizio Mercadante (Educação) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento) sugeriram ontem a Dilma que a reforma ministerial seja "mais abrangente" que a planejada inicialmente. Em reunião com a presidente, defenderam a importância de se atender PDT e PR, além de PMDB e PSD, que já constam na relação de prováveis contemplados.

Estaca zero Após a visita de líderes do PR ao Planalto, auxiliares de Dilma concluíram que persiste o veto do partido à ida do senador Blairo Maggi para um ministério. Como nenhum outro nome foi apresentado, a sigla pode seguir sem representante na Esplanada.

É nosso O PMDB-MG indicou José Lima de Andrade Neto (Petrobras Distribuidora) para assumir a diretoria internacional da Petrobras, vaga desde 2012. Com a definição da eleição da Mesa Diretora da Câmara, a bancada cobra agora do ministro Edison Lobão (Minas e Energia) a nomeação para o cargo.

Deixa disso 1 O PT trabalha para evitar disputa entre três membros da corrente CNB (Construindo um Novo Brasil) pelo comando de sua seção paulista. Os presidentes Rui Falcão (nacional) e Edinho Silva (estadual) abrirão o debate interno.

Deixa disso 2 Além dos já declarados candidatos Emídio de Souza, ex-prefeito de Osasco, e Vicente Cândido, deputado federal, o deputado estadual Luiz Cláudio Marcolino entrou na corrida, com desfecho em novembro.

Trote? Calouros da Facamp, em Campinas, foram avisados de que terão aulas de macroeconomia com José Serra. O tucano foi convidado por Luiz Gonzaga Belluzzo, fundador da instituição.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio
" Fim do mundo maia; Coreia do Norte lança bomba atômica; papa renuncia. Cumpre-se a Profecia de São Malaquias? Aperte o cinto."
DE CESAR MAIA (DEM-RJ), ex-prefeito e vereador, relacionando episódios recentes à premonição apocalíptica atribuída a um bispo do século 12.

contraponto


O bispo é pop


Na cerimônia de lançamento da Campanha da Fraternidade 2013, ontem, em Brasília, o secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dom Leonardo Ulrich Steiner, conduzia a abertura e cumprimentava autoridades presentes ao lado do ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência).

Ao perceber o número de jornalistas no local bem superior à cobertura de edições anteriores, dom Leonardo não se conteve e brincou:

-Que bom ver vocês na campanha! Mas já sei que estão aqui só por causa do papa!

Nenhum comentário: