domingo, fevereiro 24, 2013

Nordeste sangrento - ANCELMO GOIS


O GLOBO - 24/02

Mais um estudo revela que a pobreza não é, necessariamente, um fator social relevante para explicar a violência urbana nas cidades brasileiras. Segundo o professor Luís Flávio Sapori, do Centro de Pesquisas em Segurança Pública da PUC de Minas Gerais, a taxa de homicídios no Brasil teve crescimento contínuo de 46% entre o final dos anos 1990 e 2010.

Só que...
O aumento maior foi nas regiões Norte e Nordeste, onde a taxa de homicídios saltou de 15 para mais de 35 assassinatos por 100 mil habitantes: mais de 100% de aumento entre 1999 e 2010. Segundo dados do Ipea, entre 2001 e 2011, a renda no Nordeste subiu 72,8%, enquanto no Sudeste cresceu 45,8%.

Pais e filhos
A Quarta Turma do STJ abriu, quinta passada, um precedente. Definiu que os pais não são obrigados a dar pensão aos filhos depois que eles terminam o curso de graduação, ainda que estejam desempregados.

Mar não está pra peixe
A Cedae suspendeu, por enquanto, o processo de abertura de seu capital que previa arrecadar uns R$ 3 bilhões. A estatal concluiu que o mercado financeiro anda mal-humorado com o Brasil depois da paulada que tomou no setor elétrico.

Ai, que calor!
De Paula Toller, a cantora, sexta passada, no Twitter:
— Fui à praia para um rápido mergulho sem nenhum, nenhum equipamento, livre, sem frescura. Hoje sequer usei um biquíni. Shprimenta (sic)!

O DOMINGO É DE...
... Deborah Secco, a linda atriz carioca de 33 anos que comprova seu talento a cada novo desafio. Agora, além de interpretar no cinema uma mulher com o vírus da Aids, na telinha ela vive a leve Giovana, no seriado “Louco por elas”, da TV Globo. No próximo episódio, terça agora, ela usará este vestido preto bordado para oficializar a sua solteirice durante uma festa de “descasamento” com Léo, personagem vivido por Eduardo Moscovis. Casa com eu? 

Invasão brasuca
Os brasileiros estão comprando mais do que nunca em outlets europeus. Segundo dados da McArthurGlen, uma das maiores redes de outlets de luxo da Europa, houve, pelo menos, 16% mais clientes brasileiros em 2012 do que em 2011. 
Só no LA Reggia Designer Outlet, centro de compras da McArthurGlen próximo a Nápoles, foi de 94% o aumento do volume de compras feitas por brasileiros.

Papo de pelada
Sílvio Cesar convocou os amigos de pelada no Politheama para cantar no CD “Agosto”. Vão participar Chico Buarque, dono do campo, Carlinhos Vergueiro, Sombrinha e Hyldon. Sílvio é o autor daquele sucesso “Pra você”. Um trecho: “Ah, se eu fosse você, eu voltava pra mim.”

O mundo de Mautner
Jorge Mautner, o poeta e filósofo, veja só, vai virar professor. Irá dar aula de História Geral no Midrash, o centro de estudos judaico sem março. Vai ensinar o mesmo programa que montou exclusivamente para a filha, a diretora Amora Mautner, quando ela era adolescente.

É da família
Um camelô no Centro do Rio anuncia a venda das “primas das Havaianas”, veja na foto. Enquanto uma Havaiana custa mais de R$10, a dele, que não é legítima, mas é “da mesma família”, custa R$ 4. Ah, bom!

Águia verde e rosa
A lista de beneméritos da Portela surpreende pela quantidade de... mangueirenses. Estão nela o governador Cabral, Elmo José dos Santos e Álvaro Luiz Caetano, ex-presidentes da escola, e o deputado Chiquinho da Mangueira. Todos com direito a voto na próxima eleição da azul e branco.

Já...
Paulinho da Viola, acredite, não é benemérito. 

Transplante de rins
O Centro Estadual de Transplante do Hospital São Francisco de Assis, inaugurado quinta passada, já fez dois transplantes de rim e um de fígado. Em 2012, por falta de lugar para fazer transplante no Rio, 72 rins foram enviados para fora do estado. E, em dezembro, três fígados.

A volta da bandeira
Rogério Dornelles e Lucinha Nobre, um dos mais importantes casais de mestre-sala e porta-bandeira da atualidade, estão de volta à Mocidade Independente de Padre Miguel.

‘Playboy’ da Mangueira
Do querido Nelson Sargento, 88 anos, depois de folhear a revista da Mangueira:
— Parece a “Playboy”. Só tem mulher pelada. Só no meio da revista tinha um retrato 3x4 meu e de outros antigos.

MULHERES PERERECAS
Excesso de magreza de um lado. Músculos demais do outro. Luiza Brunet, 50 anos, monumento de beleza, anda intrigada com os corpos femininos exibidos nos desfiles de moda e na passarela do samba. A modelo trocou dois dedos de prosa com Márcia Vieira, da turma da coluna.

Falou sobre a sua biografia que está escrevendo ao lado da amiga Laura Malin e elegeu as rainhas de bateria mais bonitas do carnaval que passou. Veja a seguir:

O que está acontecendo com o corpo das madrinhas de bateria?

Elas perderam a mão. Acho feio este tipo de corpo musculoso como o da Gracyanne Barbosa (rainha na Mangueira). Há um excesso de musculatura. São mulheres pererecas: cintura fina, coxa grossa e perna fina. Antes, os corpos eram mais femininos.

De quais madrinhas você mais gostou este ano? 
Sabrina Sato e Quitéria Chagas. A Sabrina é um tipo mais feminino, tem um corpo belíssimo. Ela tem carisma, é simpática, trabalha pra caramba. Acho ela mais parecida com as rainhas da época em que eu comecei. E a Quitéria é uma mulata linda. Ela tem uma leveza quando samba! Ela flutua no ar, tem gestos femininos.

E, na moda, a tendência à magreza vai passar?
Eu torço para que passe porque as meninas estão cada vez mais magras. Elas têm acesso a tudo que não é legal para ficar nesse padrão. O que me deixa mais triste é ver as agências tratando modelo como produto e não como ser humano.

Quando você desfilava, não era assim?
Não. Eu sobressaí porque era gostosa. Tinha um corpo bem brasileiro. 

Este foi o primeiro ano em três décadas que você ficou longe da Sapucaí. Foi difícil?
Eu amo carnaval, mas decidi fazer uma coisa totalmente diferente. Fugi deste calorão e fui para o frio de Nova York.

Na biografia que você está escrevendo, vai ter referência à sua saída da Dijon, do Humberto Saade? 
Claro. Eu tinha 22 anos, queria sair, e o Humberto não aceitou. Ele queria o direito sobre o meu nome. Foi um momento muito difícil, mas eu devo muito a ele. A partir daquela confusão, fiquei esperta com os contratos. Não assino nada que, no futuro, possa me dar uma rasteira.

Nenhum comentário: