sábado, fevereiro 09, 2013

Hiperativos - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 09/02


Enquanto Lula prepara a retomada de suas caravanas, Fernando Henrique Cardoso será protagonista de seminários tucanos em Minas Gerais e São Paulo. No dia 25, o ex-presidente falará aos mineiros em ato visto como lançamento informal da candidatura de Aécio Neves ao Planalto. Em março, fará exposição aos paulistas durante congresso. O ex-presidente tem dito que sua reinserção na vida partidária tem como objetivo "esquentar a discussão sobre a agenda do PSDB".

Pode crer Petistas aumentarão o cerco a Michel Temer após o Carnaval. Querem sinalizar que é para valer a ideia difundida por Lula de ceder a cabeça de chapa na eleição para governador em São Paulo ao PMDB. O vice-presidente tem se mostrado refratário à proposta.

Geladeira Tucanos entendem que eventual ingresso de José Serra em secretaria do governo paulista restringiria a atuação do ex-governador ao Estado, afastando-o da cena política nacional para 2014. "É tudo o que Aécio deseja", resume um serrista.

Deixa comigo Entusiasmado com a repercussão do novo modelo de abordagens da PM no trânsito, que prevê fiscalização do consumo de álcool e drogas ao volante, Geraldo Alckmin discutia ontem com sua equipe uma inspeção "in loco" nas primeiras blitze em São Paulo.

Na passarela 1 A Secretaria Nacional dos Direitos Humanos instalou balcão de sua ouvidoria no sambódromo do Anhembi. A ideia da ministra Maria do Rosário é captar denúncias durante o Carnaval. O posto funciona até a madrugada de amanhã.

Na passarela 2 Estatísticas à disposição do governo federal mostram que os relatos de violação aos direitos humanos feitos ao "disque 100" crescem 77,6% no Estado durante os quatro dias de folia. No país, as queixas sobem 68,5% no período.

Oremos A CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) aderiu ao lobby de prefeitos em favor da regulamentação do trabalho de profissionais de medicina formados em outros países. Leonardo Ulrich Steiner, secretário-geral da entidade, vestiu a camiseta da campanha intitulada "Cadê o médico?".

Redução... O Planalto prepara ofensiva após o Carnaval para neutralizar os ataques das centrais sindicais à medida provisória que trata da concessão dos portos para a iniciativa privada.

... de danos A ideia é que a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) convoque empresários, com auxílio de Jorge Gerdau, para encampar movimento em defesa do plano.

É assim? Dirigentes da Força Sindical afirmam que, se não forem contemplados na agenda, pretendem paralisar os portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR) em março.

Sem mágoas Após abraçar a candidatura de Gustavo Fruet (PDT), ex-algoz dos condenados no mensalão, petistas cogitam lançar Osmar Serraglio (PMDB-PR) para vice de Gleisi ao governo do Paraná em 2014. Serraglio foi relator da CPI que investigou o esquema de corrupção.

Prospecção Peemedebistas sondaram o empresário José Batista Júnior, filiado em 2011 ao PSB de Goiás.

Abatedouro Irmão de Joesley Batista, do frigorífico JBS-Friboi, o político goiano é uma das apostas de Eduardo Campos (PE) para ampliar seu palanque regional.

X-Tudo O governo de Tião Viana (PT) publicou aditivo no contrato para o fornecimento de 10 mil sanduíches a policiais militares que fazem patrulha ostensiva no Acre. Cada lanche sairá, segundo o edital, por R$ 9.

Tiroteio
Não acredito que críticas a Chalita partam de Mercadante. Ele, embora tenha sido ministro da Ciência e Tecnologia, não era um cientista.

DO DEPUTADO LÚCIO VIEIRA LIMA (PMDB-BA), sobre o alegado movimento do ministro petista na comunidade científica para vetar o deputado na pasta.

Contraponto


Imperador Maia


Fernando Gabeira (PV-RJ) foi entrevistado no "Roda Viva", da TV Cultura, em 20 de dezembro, véspera do "fim do mundo" no calendário maia. Questionado nos bastidores sobre o que pretendia fazer, respondeu:

-Acho que vou acabar pedindo asilo político ao Marco Maia na Câmara...

Diante da surpresa dos jornalistas, Gabeira explicou sua tese a respeito do ex-presidente da Casa:

-A Câmara é poder autônomo, abriga até mensaleiros. Não aceita ordens do Executivo, do STF e de qualquer outro maia que não seja o Marco.

Nenhum comentário: