segunda-feira, fevereiro 04, 2013

Em uma canoa só - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 04/01

O procurador-geral do Estado, Elival Silva Ramos, antecipou a integrantes do primeiro escalão de Geraldo Alckmin que deverá opinar contra a hipótese legal de Guilherme Afif acumular o futuro Ministério da Micro Empresa e o cargo de vice-governador de São Paulo. Silva Ramos só vai se manifestar no "momento oportuno" e "mediante fato consumado", mas já examinou a questão. "Não é um caso expresso na lei. Portanto, suscita interpretações, e eu já tenho a minha", afirma.

Muita calma O PSD insiste em formalizar o apoio à reeleição de Dilma Rousseff, em março, antes de se instalar na Esplanada. Por isso, aliados de Gilberto Kassab consideraram prematuras as declarações de Afif sobre sua postulação. "O timing não foi adequado", reconhece interlocutor do ex-prefeito.

Bode Aliados de Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) dizem que o candidato à presidência da Câmara esteve ao menos quatro vezes com Inocêncio Oliveira (PR-PE) no fim de semana para tentar dissuadi-lo de disputar o comando da Casa.

Flutuante Estimativa que chegou a Dilma ontem à tarde dava conta de 250 votos a favor de Alves, o que tornaria real a chance de segundo turno. Já cabos eleitorais do potiguar garantiam que ele teria apoio de 350 deputados.

Na mosca A primeira reação do Planalto à escolha de Eduardo Cunha (RJ) para líder do PMDB foi dar o crédito a Sérgio Cabral: em jantar com a presidente na quinta, ele previu que o conterrâneo seria eleito com 46 votos.

Pânico... Não bastasse a tensão política da eleição do novo líder peemedebista, ontem, o vice-presidente da Caixa, Geddel Vieira Lima, viveu um filme de terror particular: ficou 30 minutos preso num dos elevadores da Câmara.

... em Brasília Depois de mandar pedidos de socorro pelo celular, Geddel foi resgatado, suando e sem camisa, ainda a tempo de acompanhar a votação da bancada.

Day after Mais de 200 empresários se reúnem na CNI, em Brasília, amanhã e quarta para definir as 130 propostas que vão integrar a Agenda Legislativa da Indústria, que será lançada em abril.

Mea culpa 1 Consumada a vitória de Renan Calheiros (PMDB-AL) no Senado com evidente apoio de tucanos, Aécio Neves (PSDB-MG) avaliou que errou ao não discursar para marcar a posição do partido no dia da votação.

Mea culpa 2 Diante da debandada tucana, que fragiliza seu discurso de presidenciável, Aécio diz que os senadores que não seguiram a orientação de votar em Pedro Taques (PDT-MT) "não entenderam que o PSDB tem de se comportar de maneira diferente, mostrar que tem outro projeto para o país".

Verão passado Em agosto, quando ensaiou a candidatura de Edson Lobão à presidência do Senado, o Planalto já sabia do plano do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, de apresentar denúncia contra Renan ao Supremo Tribunal Federal.

Fica fria Segundo interlocutores, avisado sobre a preocupação, o recém-eleito presidente do Senado respondeu a emissários do Planalto que não se preocupassem, porque a denúncia não tinha chance de prosperar.

Frevo eleitoral Eduardo Campos convidou os cinco governadores do PSB para o desfile do Galo da Madrugada, sábado, em Recife. Na sexta passada, o socialista foi a Vitória (ES), onde participou da abertura do Carnaval local. Além de Renato Casagrande, chamou Luciano Rezende, prefeito do PPS, para a folia em Pernambuco.

Tiroteio
Dilma vai recorrer ao Procon. Todas as latas de refrigerante do Alvorada vieram com a mesma frase: 'Quanto mais PMDB melhor'.

DO VEREADOR ANDREA MATARAZZO (PSDB-SP) sobre a hegemonia do partido do vice-presidente, Michel Temer, nos cargos de comando do Congresso.

Contraponto


Contra o relógio


Geraldo Alckmin recebia no Palácio dos Bandeirantes pela primeira vez um prefeito do interior que havia tomado posse em janeiro. O político chegou ao gabinete do governador com 11 ofícios debaixo do braço, cada um com uma série de pedidos de recursos para sua cidade.

Assustado, o tucano comentou:

- Calma, prefeito. Ainda estamos no primeiro mês do seu mandato. Temos tempo para tentar resolver isso...

O recém-empossado rapidamente respondeu:

- Não, governador. Eu reconheço: prometi demais. Exagerei! Agora não posso perder tempo.


Nenhum comentário: