domingo, fevereiro 17, 2013

Cuidado, companheira! - ILIMAR FRANCO

COM SIMONE IGLESIAS

O ex-presidente Lula está preocupado com os efeitos da economia no governo Dilma. Lula tem dito a amigos, nas viagens pelo Brasil e pelo exterior, que a combinação de notícias negativas pode afetar a popularidade de Dilma e comprometer o projeto político do PT. Nos últimos dias, citou o repique da inflação, os problemas no setor elétrico e as dificuldades enfrentadas pela Petrobras.

Data venia
O nome do novo ministro do STF, a presidente Dilma guarda a sete chaves. Mas o perfil foi discutido amplamente nos últimos dias em reuniões no Planalto. Será jurista reconhecido em seu meio e respeitado, sóbrio e sem vínculo partidário. Nomes que chegaram ao seu gabinete: Sílvio Luís Ferreira da Rocha, apadrinhado pelo advogado Celso Antônio Bandeira de Mello; o ministro do STJ Luiz Felipe Salomão, com apoio do governador Sérgio Cabral; Luís Roberto Barroso, com a torcida de Beto Vasconcelos (Casa Civil); Heleno Torres, preferido de Luís Inácio Adams (AGU); Paulo Modesto; e Marli Ferreira.

“As pessoas têm que se atualizar e entender que não estamos mais na República Velha. Não precisamos de coronéis”

Randolfe Rodrigues
Senador (PSOL-AP) sobre as demissões de duas estagiárias que criticaram o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), em redes sociais

Medida burocrática
A PF pediu ao Ministério do Planejamento concurso para 20 psicólogos, como forma de resolver problemas enfrentados por agentes. Cresceu o número de suicídios. Os policiais criticam a medida porque, isolada, é inócua.

Contra o relógio
O senador Walter Pinheiro (PT-BA), relator da regulamentação do FPE, já pediu duas vezes ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para levar a matéria diretamente ao plenário, sem tramitação nas comissões. A Casa corre contra o tempo para definir as regras. Dos cinco meses dados pelo STF, um já passou.

Mercado aquecido
O Pronatec Brasil sem Miséria abriu 20 mil vagas este ano no Rio para capacitar jovens que vivem na extrema pobreza. Os cursos são voltados a ocupações nas Olimpíadas, na Copa do Mundo e nos setores portuário e de petróleo e gás.

Bola cheia
O Ministério do Esporte vai trazer técnicos e jogadores de futebol cubanos para treinar em times brasileiros. A expectativa do ministro Aldo Rebelo é que os primeiros cheguem até o fim da Copa das Confederações, em junho. Mesmo rebaixado para a segunda divisão, o Palmeiras, time do ministro, já aceitou receber os atletas, mas Aldo está negociando com outros clubes.

Liberdade de imprensa
O presidente do jornal “La Nación”, da Argentina, Julio Saguier, virá ao país em abril para falar, no Fórum da Liberdade, da censura imposta pelo governo Cristina Kirchner. Debaterá com a blogueira cubana Yoani Sánchez.

Chefe à distância
A chefia do escritório da Presidência em São Paulo está vaga desde que Rosemary Noronha foi demitida. Os funcionários se reportam a Caio França, adjunto de Gestão e Atendimento do gabinete da presidente Dilma, em Brasília.

FIM DAS FÉRIAS. O Panorama Político volta às mãos de seu titular, o colunista Ilimar Franco, na edição da próxima terça-feira.

Nenhum comentário: