domingo, fevereiro 17, 2013

Começar de novo - MÔNICA BERGAMO


FOLHA DE SP - 17/02

Numa madrugada de Carnaval com Ronaldo e a nova namorada, Paula Morais, a coluna vê cenas de paixão explícita, descobre a rotina do casal e a ouve dizer para a sogra, dona Sonia: "Quero adotar um filho"

Ronaldo cumprimenta a colunista com dois beijos e recebe de volta a provocação: "Três para casar". A DJ Paula Morais, 27, sua nova namorada, diz, rindo: "É isso mesmo, amor. Três pra casar!".

"Vamos lá para o camarote do prefeito [do Rio]?", convida o craque, encostado no balcão do espaço da Brahma na Sapucaí. Os dois saem em disparada pelos corredores do sambódromo. Quatro seguranças tentam alcançar o casal, que abre caminho por conta própria.

As pessoas gritam, querem um autógrafo, uma foto. "Namorada do Ronaldo, me ajuda!", pede uma fã. De short curto, salto alto e sem parar de correr, Paula olha para trás, sorri, "não dá!".

Os dois dão risada, rodopiam. Ela salta no colo do ex-jogador, que a carrega por alguns segundos; se beijam, ela volta ao chão.

Chegam ao camarote de Eduardo Paes, prefeito do Rio. "Obrigado aí por tudo o que você tem feito pela dona Sonia", afirma Ronaldo, referindo-se à mãe. "Você só entra aqui com a autorização dela, cara!", diz Paes.

Em poucos minutos, dona Sonia é localizada e aparece na sala. Está de vestido curto, branco, e colar e brincos de pedras verdes. Beija o filho, senta num sofá. Paula se acomoda ao lado da sogra.

"Ela tá cuidando bem dele, né, dona Sonia?", pergunta Paes. "Tá, sim", diz a mãe.

Os dois estão namorando há cerca de três meses. Paula é goiana e mora no Rio há mais de uma década. É sobrinha de Orlando Morais, marido de Glória Pires. Os dois se conheceram por meio de amigos em comum. Não desgrudaram mais.

"Estamos morando juntos. Quer dizer, mais ou menos. Ficamos na casa dele no Leblon, ou então ele fica na minha casa, na Barra. Ele adora. Mas lá tem a minha mãe, o meu irmão, é muita gente", explica Paula. Neste ano, devem passar uma temporada em Londres.

Ronaldo perdeu 18 quilos no Medida Certa, quadro do "Fantástico", da Globo. Depois que começaram a namorar, emagreceu outros dois.

"Eu tô cuidando dele, sim, dona Sonia. Todo dia, de manhã, ele acorda e toma mel, geleia real. E come uma fruta. O primeiro alimento tem que ser vivo. Depois então pode comer um pãozinho." Paula segue: "Eu faço 'abacatada'. Sabe abacate batido? Ele diz: 'É da minha infância, a minha mãe fazia pra mim'".

A cada três horas, como recomendam os nutricionistas, Ronaldo volta a se alimentar. "Eu dou sempre pra ele uma frutinha, alguma coisinha."

O craque levanta a camiseta. "Sabe há quanto tempo eu não tinha uma barriga assim, definida?"

"Graças a Deus!", diz dona Sonia à nora. "Eu fiz até promessa para ele emagrecer." A mãe do craque desconfia inclusive que a Globo desafiou Ronaldo a perder peso por sua influência. No ano passado, ela encontrou amigos da emissora: "Por que vocês não levam o Ronaldo para o 'Medida Certa'?". "Não sei se foi isso ou se leram o meu pensamento", afirma.

"Eu insistia com o Ronaldo: 'Filho, eu me cuido tanto, você tem que se cuidar também'. Por causa da saúde, né? Eu tenho os meus netos para ver crescer."

Novos bebês podem chegar, provoca a Folha. Dona Sonia pega a mão de Paula: "Ela vai me dar um netinho também". Paula abre um sorriso: "Se Deus quiser, dona Sonia. Eu tenho muita vontade de adotar um filho". Ronaldo já fez vasectomia.

"É mais fácil administrar os cofres do Rio de Janeiro do que administrar as contas da dona Sonia", afirma Ronaldo a Eduardo Paes. A mãe balança a cabeça, sorrindo, para negar a informação. "Aí é que eu quero ver!", segue o ex-craque. "Ela chega para mim no fim do ano e diz: 'Ronaldo, o cartão vai estourar um pouquinho'. Já viu, né?"

Dona Sonia sai do sofá, vai até o filho, senta em seu colo. Ronaldo abraça a cintura dela. "Mas tenho que ser justo: tudo é para os netos, nada é para ela. É uma dedicação tão grande, de tempo, de tudo", diz o ex-jogador. "Eu faço um pouquinho para cada um e todos ficam felizes, né?", emenda dona Sonia.

A namorada conta à sogra que Ronaldo vai receber orientações de uma familiar dela que é médica ortomolecular. Ele está fazendo exames. "O Ronaldo emagreceu de uma só vez", diz Paula. Um desafio para os dois: largar o cigarro. Recentemente, ela também voltou a fumar.

O casal corre sete quilômetros todos os dias, indo e voltando do Leblon ao Arpoador. "Ela é atleta", diz Ronaldo. Já ele às vezes amolece, quer parar para tirar fotos com fãs. "Eu digo 'amor, vamos, amor, vamos'", conta a namorada. O ex-jogador às vezes acelera no final e desafia: quem chegar primeiro, ganha. "Ele detesta perder."

Dona Sonia olha para o filho, que fala com o prefeito sobre vários assuntos. "Ele adora essa agitação. Não vive sem isso", diz a mãe. Ronaldo provoca o peemedebista Paes: "Vocês ficam me desprezando... O PSDB taí, me convidando para um monte de coisas". "O que você quiser!", responde o prefeito. O ex-craque ri: "Bom é se dar bem com todo mundo, né?".

Dona Sonia acaricia o rosto do filho, que fecha os olhos. Ela se despede: "Tenho que ir". Ronaldo sai do camarote e cai no samba com a nova namorada na Sapucaí.

PRIMEIRONA A ex-jogadora Milene Domingues, 33, foi a primeira mulher de Ronaldo Nazário, então craque da Inter de Milão. Ficaram juntos de 1999 a 2003. O primogênito Ronald Lima, 12, nasceu na Europa. O final da relação foi conturbado. "Nosso casamento durou quatro anos, mas dois foram aos trancos e barrancos. Claro que eu via o que acontecia [traições], mas em algumas situações aguentei o papel de boba para tentar preservar a vida do meu filho", disse ela anos depois.

VELOZES E FURIOSOS O ex-jogador e a modelo e apresentadora mineira Daniella Cicarelli, 34, se casaram numa suntuosa cerimônia no Castelo de Chantilly, nas proximidades de Paris, no dia 14 de fevereiro de 2005, após sete meses de noivado. Não durou três meses. Pouco antes de se separarem, ela apareceu em público com uma camiseta e a frase estampada: "Quanto mais conheço os homens, mais eu amo o meu cachorro". Depois, os dois ficaram amigos, mas nunca muito próximos.

RECORDE Bia Antony, 27, foi o relacionamento mais longo do ex-craque. Ex-namorada de Nelsinho Piquet, a brasiliense formada em engenharia conheceu Ronaldo em 2007. Ficaram juntos por seis anos, entre idas e vindas, e tiveram duas filhas: Maria Sophia, 4, e Maria Alice, 2. Há dois anos, depois de um teste de DNA, ele reconheceu o filho que teve com uma modelo. Alex, que na época tinha cinco anos, passou a conviver com Bia e os outros filhos do ex-jogador. Em dezembro, o casamento chegou ao fim.

Nenhum comentário: