terça-feira, fevereiro 26, 2013

BOLA NO CHÃO - MÔNICA BERGAMO


FOLHA DE SP - 26/02

O Tribunal de Justiça de SP decide hoje se derruba multa milionária que a CBF e a Federação Paulista de Futebol teriam que pagar por causa do escândalo da máfia do apito. As duas entidades foram condenadas em R$ 220 milhões por danos morais difusos. Em 2005, uma investigação revelou manipulação de resultados envolvendo árbitros dos jogos.

CHÃO 2
Dois dos três desembargadores que analisam o caso decidiram anular as multas. O terceiro vota hoje. Se julgar contra as entidades e convencer ao menos um dos outros dois colegas a mudar de opinião, a condenação será mantida. Caso contrário, elas se livram do pagamento.

CADA UM POR SI
Na defesa, a CBF e a federação alegam que tomaram todos os "cuidados" na escalação dos juízes. "Mas elas não podem responder pela pretensa desonestidade de alguns cidadãos", diz o advogado Carlos Miguel Aydar.

TURMA DE LÁ
E novas demissões se somaram às 400 efetivadas na Prefeitura de SP por Fernando Haddad no Carnaval. No sábado foram oficializadas 27 exonerações do gabinete do prefeito e das secretarias da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Serviços, Educação e Habitação.

TURMA DE CÁ
Por outro lado, foram contratados 42 novos funcionários em pastas como Relações Internacionais e Federativas, Comunicação, Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Educação e Serviços.

BYE, BYE, BRASÍLIA
Sergio Mamberti decidiu pedir demissão do Ministério da Cultura, onde ficou por dez anos. Secretário de políticas culturais, o ator diz que precisa "retomar" a carreira. Ele já comunicou a decisão à ministra Marta Suplicy. "Ela compreendeu." Mamberti foi escalado para a nova novela das seis da TV Globo, "Flor do Caribe". E quer voltar ao teatro ainda neste ano.

NOVATO
Moacyr Franco entrou para o elenco de "Aprendiz de Samurai", filme que começa a ser gravado em março e conta a história do judoca Max Trombini. Vai interpretar o avô do protagonista. É o segundo trabalho no cinema de Franco, que estreou em "O Palhaço" (2011).

ESTATUETA
Vencedor do Oscar de documentário, "Searching for Sugar Man" será exibido em maio no 5º In-Edit Brasil, em SP. O festival recebe inscrições de produções nacionais até 18 de março.

ESTICADINHA
O Museu Brasileiro da Escultura prorrogou a segunda Bienal Internacional Graffiti Fine Art até 21 de abril. Com trabalhos de artistas como Kongo e Speto, ela já foi vista por 36 mil pessoas.

GLOBO ESTUDA QUEDA DE AUDIÊNCIA
O novo diretor-geral da Globo, Carlos Henrique Schroder, 54, conversou com a coluna na festa da novela das seis, "Flor do Caribe", em São Paulo. O executivo revelou que a emissora, depois de fechar 2012 com a pior audiência de todos os tempos, não tem meta para este ano.

Qual é a meta do senhor na direção-geral da Globo?
Carlos Henrique Schroder - Fazer produtos com cada vez mais qualidade. Mais atraentes e que levem o telespectador a ficar na Globo.

A que o senhor atribui a queda de audiência da emissora, que fechou 2012 com a pior média de todos os tempos, 14,7 pontos na Grande São Paulo?
Estamos fazendo um longo estudo. Tem uma série de fatores extra-TV. Um dia de calor no Rio e em São Paulo hoje impacta a audiência. Um feriado, um dia de pagamento de salário... Isso tudo afeta o número de TVs ligadas. Não [atinge] só a Globo, mas a TV aberta como um todo.

Há uma meta de audiência?
Não. Temos que tirar da frente a obrigação de entregar pontuação. Temos que entregar o produto. A audiência virá como consequência.

Após a contratação de Marcelo Adnet, novas atrações podem ser anunciadas?
Toda vez que o mercado oferecer talentos que interessarem à Globo, sim. Não há motivo para não buscar fora da Globo, seja no teatro, em emissoras concorrentes ou na TV fechada. O nosso olhar deve estar no Brasil inteiro, não só no eixo Rio-São Paulo.

O senhor é o primeiro diretor de jornalismo a assumir a direção-geral da Globo.
Eu já fazia parte do comitê artístico e já havia uma disputa de espaço para o jornalismo, que hoje ocupa um lugar razoável na programação. Ter mais ou menos espaço na grade vai depender do produto que temos a oferecer.

Outras diretorias da emissora vão mudar?
Não há previsão a curto prazo. Mudamos companheiros que já haviam pedido para sair, que tinham tempo de casa muito longo. Teremos Copa do Mundo, eleições, Copa das Confederações, Olimpíada. Ou mexia agora, ou só daqui a dois anos.

A Globo tem se aproximado dos evangélicos. Na próxima novela das nove, uma personagem vai encontrar a felicidade depois de se converter.
Eu não li a sinopse.

Mas o segmento evangélico interessa à Globo?
Como qualquer outro, evangélicos, católicos. Nós temos um cuidado com todos. É uma preocupação geral, não específica, como com as classes A, B, C, D e E.

CURTO-CIRCUITO
A Galeria Vermelho abre três exposições: de Carla Zaccagnini, de João Loureiro e de Kevin Mancera.

A University of Southern California inaugura escritório em São Paulo, o primeiro na América do Sul.

João Caldas, fotógrafo de artes cênicas, lança o livro "Teatros", no Espaço Cultural Porto Seguro, às 19h.

A Bo.Bô recebe a atriz Olivia Wilde para lançar a campanha de inverno 2013, na loja da Oscar Freire.

Isaurinha Garcia, que faria 90 anos hoje, ganhará homenagens do governo do Estado neste ano, preparadas por Lulu Librandi.

A grife de moda praia Adriana Degreas inaugura loja, às 17h, nos Jardins.

Nenhum comentário: