sábado, fevereiro 16, 2013

Bento XVI contra a cultura da morte - REINALDO AZEVEDO

REVISTA VEJA
Ao anunciar que deixará o pontificado no próximo dia 28, o papa Bento XVI tomou a mais ousada decisão na sua luta contra a cultura da morte e contra o relativismo, que hoje reivindicam o estatuto de um humanismo superior e que se infiltraram no seio da Igreja Católica. Em muitos aspectos, são os inimigos mais poderosos e articulados que ela jamais enfrentou. O sumo pontífice empenhado na preservação da "Cidade de Deus", para lembrar Santo Agostinho (354-430), de quem é admirador confesso, apelou à experiência do cardeal Joseph Ratzinger, um profundo conhecedor da "cidade dos homens", e agiu. O teólogo mais influente da Igreja nos últimos 35 anos pode, assim, articular a própria sucessão. Nos dias que se seguiram ao anúncio da decisão, o papa não disse boa parte do que lhe atribuíram e falou bem mais do que muitos perceberam. Ao renunciar, definiu um caminho. Você pode não acreditar em Deus, leitor. Mas evite o ridículo em que vejo cair muitos colegas, daqui e de fora, de não acreditar na clareza da Igreja.
Na Quarta-Feira de Cinzas, diante dos cardeais, Bento XVI censurou "os golpes dados contra a unidade da Igreja" e "as divisões no corpo eclesial". No trecho mais significativo de sua homília, a que se deu pouco destaque, citou o apóstolo Paulo: "Ele denuncia a hipocrisia religiosa, o comportamento que deseja aparecer, os hábitos que procuram o aplauso e a aprovação. O verdadeiro discípulo não serve a si mesmo nem ao público, mas a seu Senhor, na simplicidade e na generosidade". No dia seguinte, num encontro com sacerdotes da Diocese de Roma, conclamou: "Temos de trabalhar para a realização verdadeira do Concilio (Vaticano II) e para a verdadeira renovação da Igreja".
Os "golpes contra a unidade da Igreja" e as "divisões no corpo eclesial" não remetem às picuinhas de bastidores do Vaticano. E um erro ler a vida intelectual da Igreja como quem analisava as divisões internas do Kremlin, e analisa agora as do Palácio do Planalto ou da CBF. Não se está discutindo se, depois da disciplina bronca de Dunga, é chegada a hora da bonomia molenga de Mano Menezes... O catolicismo é um pouco mais complexo. Ao citar São Paulo e lembrar que "o verdadeiro discípulo não serve a si mesmo nem ao público, mas a seu Senhor", Bento XVI está afirmando o óbvio, freqüentemente esquecido até pela hierarquia religiosa, especialmente pelos partidários de cena "Escatologia da Libertação": para os católicos, a Igreja não é autora de uma verdade humana, submetida a uma permanente revisão, mas a depositária de uma verdade revelada por Deus, que é eterna.
A confusão só fez aumentar quando o papa afirmou ser preciso trabalhar para "a realização verdadeira do Concilio Vaticano II" e para "a verdadeira renovação da Igreja". Ignorou-se o adjetivo "verdadeiro", dito e reiterado, e se deu destaque à "renovação". Bento XVI estaria, assim, admitindo a própria obsolescência e a da instituição que dirige. O Concilio teve duas faces, a boa e a má. Com ele, o catolicismo buscou se abrir mais à experiência comunitária, um retorno às origens. Fez bem. É preciso radicalizar essa experiência. Mas se deixou infiltrar pelo proselitismo ideológico de esquerda, substituindo, especialmente nos anos 60 e 70, os Evangelhos por uma versão da luta de classes ainda mais primitiva do que a dos comunistas. Nos dias correntes, essa expressão particular do laicismo degenerou no que aqui se chama "cultura da morte", manifesta especialmente na defesa da legalização do aborto e da eutanásia e no relativismo, segundo o qual a verdade revelada por Cristo se iguala a outras tantas. Não para a Igreja. Não para os católicos. A "verdadeira renovação" de Bento XVI significa a reiteração de fundamentos que não são nem velhos nem reacionários, mas apenas eternos. Para quem crê, é evidente.
Decisão como essa não se toma de inopino, muito menos em solidão. Quando tornou pública a sua mensagem em homenagem ao Dia Mundial da Paz, em I o de janeiro, Bento XVI já tinha traçado o caminho da Igreja. E lá se lê com todas as letras e sem nenhuma ambiguidade  "Condição preliminar para a paz é o desmantelamento da ditadura do relativismo e da apologia duma moral totalmente autônoma, que impede o reconhecimento de quão imprescindível seja a lei moral natural inscrita por Deus na consciência de cada homem. A paz é construção em termos racionais e morais da convivência, fundando-a sobre um alicerce cuja medida não é criada pelo homem, mas por Deus".
Bento XVI é aquele que veio restaurar na cristandade contemporânea a convicção de que fé e razão podem conviver e se iluminar mutuamente, como já queria Santo Agostinho no século V, de quem o papa, na verdade, fez uma glosa. O chefe da Igreja reafirma a herança do Agostinho da maturidade, segundo quem a Divina Providência dotou o homem do livre-arbítrio - a "lei moral natural inscrita por Deus em nossa consciência". Ocorre que esse exercício da vontade, como queria o santo, "só é meritoriamente livre quando liberado pela graça de Deus". Nesse mesmo texto, Bento XVI atacou a cultura da morte: "O caminho para a consecução do bem comum e da paz é, antes de mais nada, o respeito pela vida humana. (...) Quem deseja a paz não pode tolerar atentados e crimes contra a vida. Aqueles que não apreciam suficientemente o valor da vida humana, chegando a defender, por exemplo, a liberalização do aborto, talvez não se deem conta de que, assim, estão a propor a prossecução duma paz ilusória. (...) Tampouco é justo codificar ardilosamente falsos direitos ou opções que, (...) com o hábil recurso a expressões ambíguas tendentes a favorecer um suposto direito ao aborto e à eutanásia, ameaçam o direito fundamental à vida".
A "verdadeira renovação", e não a falsa, da instituição de 2000 está na conservação dos seus valores. Não será desta vez - e, por óbvio, nunca será - que a Igreja vai aderir a uma pauta que a destruiria em busca, como advertiu o apóstolo Paulo, "do aplauso e da aprovação". Ao contrário! É preciso combater com vontade e energia "o desregramento perverso dos pecadores". A Igreja, é verdade, perde fiéis e tem dificuldade de formar sacerdotes na Europa, mas se expande na África e na Ásia, onde a defesa incondicional da vida e da família dita "tradicional" tem potencial subversivo, a exemplo do que acontecia no mundo helênico, nos primeiros tempos do cristianismo. Não por acaso, o cristianismo, em especial o catolicismo, é a religião mais perseguida do mundo.
Em pleno século XXI, milhares de pessoas são mortas porque ousam proclamar a mensagem de Cristo. Em Darfur. no Sudão, 500 000 foram assassinadas no que a imprensa ocidental chamou candidamente de "conflitos sectários". Eram cristãos sendo massacrados por milícias islâmicas. No dia 11 de abril, a encíclica Pacem ih Terris, do celebrado João XXIII. completa cinqüenta anos. Lá está: "Em uma convivência humana bem constituída e eficiente, é fundamental o princípio de que cada ser humano é pessoa; isto é, natureza dotada de inteligência e vontade livre. Por essa razão, possui em si mesmo direitos e deveres, que emanam direta e simultaneamente de sua própria natureza. Trata-se, por conseguinte, de direitos e deveres universais, invioláveis e inalienáveis. E, se contemplarmos a dignidade da pessoa humana à luz das verdades reveladas, não poderemos deixar de tê-la em estima incomparavelmente maior. Trata-se, com efeito, de pessoas remidas pelo Sangue de Cristo, as quais com a graça se tornaram filhas e amigas de Deus, herdeiras da glória eterna". Bento XVI renunciou ao comando dessa Igreja para que a Igreja não corra o risco de renunciar a si mesma e à herança que nos torna filhos de Deus porque filhos do homem.

Um comentário:

Delsiolive disse...

Obrigado pelo post, Murilo!!!
Abração!!