terça-feira, janeiro 22, 2013

Xô, mensaleiros! - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 22/01


A cúpula do PT, a despeito da solidariedade aos condenados no mensalão, torce para que os réus no processo não apareçam nos atos comemorativos ao aniversário do partido na semana que vem. Um de seus dirigentes diz que é hora de virar o disco e que o tema "não é a nossa prioridade". A presença de José Dirceu, José Genoino ou Delúbio Soares na festa, como dizem, "é foco de preocupação".

O desdobramento da trapalhada
O ministro Brizola Neto (Trabalho) enviou à presidente Dilma, no fim de semana, um dossiê demonstrando que a responsabilidade pelo ex-ministro Carlos Lupi ter sido mantido no Conselho do BNDES era do ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento). A substituição de Lupi pelo próprio Brizola foi requerida, por ofício, em 11 de junho. Pimentel não deu andamento. Na última quinta-feira, um dia após a "Folha de S.Paulo" ter revelado que Lupi continuava no BNDES, Brizola indicou para a função o ex-governador Ronaldo Lessa. Dilma reconheceu, segundo interlocutores de Brizola: "Já sei que não foram vocês, já sei quem fez a confusão."

A versão da Presidência
O Planalto atribui a intriga de adversários a informação de que a presidente Dilma teve um chilique com o ministro Brizola Neto pela demora na substituição de Carlos Lupi no BNDES.

Na gaveta da Casa Civil
Desde agosto, o Ministério do Trabalho propôs a nova composição do Codefat, com o retorno de CNI, CNC, CNA e Consif. Só falta decidir qual ministro dança: Mendes Ribeiro (Agricultura) ou Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário).

“A questão não é regional de Minas x São Paulo. O que nos move é um projeto para esgotar o modelo do lulopetismo”
Marcus Pestana
Deputado federal e presidente do PSDB-MG

Gibão fashion
O gibão que a presidente Dilma vestiu durante evento no Piauí, sexta-feira passada, foi especialmente confeccionado para ela por dois estilistas da região: Alex e Kalina Rameiro. Encomendado pelo governador Wilson Martins (PSB), foi costurado com fios de prata para sustentar um broche desenvolvido para Dilma: uma flor de maracatu.

Copa no prato
Na Feira Madrid Fusión, dia 23, o Brasil levará comidas típicas das sedes da Copa das Confederações. A do Rio - tartelete de castanhas, creme de banana e gelatina de cachaça - é de Flávia Quaresma. Tereza Paim (BA), bobó de camarão; Mônica Rangel (CE), baião de dois; César Santos (PE), caldinho de feijão; Wanderson Medeiros (DF), filé suíno com farofa de baru.

Briga pelo agronegócio
Quatro deputados disputam a presidência da Frente Parlamentar do Agronegócio, uma das mais articuladas do Congresso: Homero Pereira (PSD), Júlio Campos (DEM), Valtenir Pereira (PSB) e Nilson Leitão (PSDB).

O leão e o cidadão
O Sindifisco calcula que a defasagem na tabela do Imposto de Renda de Pessoa Física já está em 66,4%. Esse percentual foi obtido comparando-se o IPCA acumulado de 1996 a 2012 (189,54%) com a correção na tabela no mesmo período (73,95%).

IRONIA, de um ministro, sobre o partido com prazo de validade anunciado pela ex-senadora Marina Silva: "É o primeiro partido biodegradável do país."

Nenhum comentário: