segunda-feira, janeiro 21, 2013

Último pau de arara - ANCELMO GOIS


O GLOBO - 21/01


Pesquisa de Marcelo Neri, do Ipea, revela que, entre 2009 e 2012, caiu de 15% para 12% o número de brasileiros que sonham em deixar o país. Já na Europa em crise ocorre o contrário. No mesmo período, entre os portugueses subiu de 14% para 27% os que querem ir embora. Na Espanha pulou de 8% para 15%, na Itália de 17% para 26% e na Grécia de 17% para 24%.

Importar mão de obra
Para o presidente do Ipea, em época de pleno emprego “na terra Brasilis, há bela oportunidade de iluminar o chamado apagão de mão de obra qualificada”.

Ascensão social
Coordenado pela socióloga Alzira Abreu, do CPDOC da FGV, o Dicionário da Política Fluminense está pronto. Vai de 1889 a 2009. Segundo Alzira, o dicionário permite estudos e análises sobre o papel político, econômico e cultural do Estado do Rio.

Aliás...
Ela compara a atuação e o perfil dos políticos da Primeira República (1889-1930), quase todos da elite, com os da atualidade. Um exemplo: hoje é enorme o número de deputados de origem humilde que usam pseudônimos como Renato do Posto, Chiquinho da Mangueira, Dica, Zito etc, etc. “Isso pode ser um indicador da ascensão social no Brasil”, pondera Alzira.

No mais
Lula, é pena, parece não se preocupar com o impacto de certas imagens ao se deixar fotografar com Maluf ou chefiando reunião de secretários de Fernando Haddad. No primeiro caso, ele enfraquece a luta contra a corrupção. No outro, deixa o prefeito com uma imagem, injusta, acho, de pau-mandado.

ATÉ PARECE O GALEÃO
Uma das portas de entrada e saída de turistas da Cidade Maravilhosa durante a Copa de 14 e os Jogos de 16, a Rodoviária Novo Rio, veja só que triste, continua à mercê de, digamos, espertinhos. Sem fiscalização, taxistas cobram a corrida sem ligar taxímetro. Motoristas de carros de passeio estacionam em área proibida. Isso sem contar com a sujeira. E o pior, passageiros, ao chegarem no local, são aliciados, nas barbas de guardas municipais, a usar o transporte alternativo irregular. Na foto de cima, repare, o repórter Cássio Bruno flagra os servidores da prefeitura conversando, tranquilamente, enquanto os infratores agem sem serem incomodados. Alô, Eduardo Paes! 

Negro no tribunal
O mineiro Carlos Alberto Reis de Paula, conselheiro do CNJ, será o primeiro negro a ser nomeado ministro na história do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Tomará posse em 5 de março. Viva!

Sucessão na Ancine
O mandato do cineasta Manoel Rangel como diretor-presidente da Ancine vai até maio. Mas já tem gente de olho no cargo.

Viúvas de Vinicius
A coleguinha Gilda Mattoso recebeu e recusou, com o coração apertado, o convite da direção da União da Ilha, para sair no carro alegórico das viúvas de Vinicius de Moraes (1913-1980), no enredo do centenário de nascimento do saudoso compositor. A viúva do poetinha vai passar o carnaval em Salvador, trabalhando no camarote Expresso 2222, do nosso Gilberto Gil.

Dilma fora
Dilma, que era esperada no desfile das escolas de samba do Grupo Especial, não vem mais assistir ao carnaval carioca.

COI dentro
Já a marroquina Nawal El Moutawakel, a vice-presidente do COI e presidente da comissão de coordenação da entidade para os Jogos Rio-2016, vem assistir ao desfile das campeãs da Sapucaí, a convite de Eduardo Paes.

Passado condena
Em março, o navio Costa Favolosa, que sai de Santos para a Itália, vai ser palco da filmagem de “Meu passado me condena”, baseado na série de sucesso exibida no Canal Multishow, com Fábio Porchat e Miá Mello. A direção é de Júlia Rezende, filha do cineasta Sérgio Rezende e da produtora Mariza Leão.

Presente de aniversário
O Porto Maravilha já é uma realidade. Eduardo Paes marcou para 1º de março, aniversário da cidade, a inauguração do Museu de Arte do Rio (MAR), projeto da prefeitura em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O museu vai ocupar aquele velho Palacete Dom João VI, na Praça Mauá, e o edíficio ao lado.

Descoberta da Barra
O coleguinha José Antônio Severo está escrevendo um livro sobre o empresário Carlos Carvalho, previsto para ser publicado em maio de 2014, quando o fundador da Carvalho Hosken completa 90 anos. “O Desbravador Carlos Carvalho, a descoberta da Barra e a expansão do Rio para o Oeste” é um projeto da VBM.

Pedido negado
O ministro Ricardo Lewandowski negou um pedido para que o ex-presidente da associação de moradores da Rocinha, William de Oliveira, preso há mais de um ano, responda em liberdade ao processo de associação com o tráfico. O caso reacendeu depois que uma testemunha revelou que o vídeo, onde aparecem William e o traficante Nem, foi editado a mando do tráfico.

Imagina na Copa
Após um cruzeiro, uma carioca desembarcou no Porto do Rio. Foi pegar um táxi para a Tijuca e, veja só, todos os taxistas tinham preço fechado para a corrida: R$ 100. Parece roubo. E é.

Ponto final
No Brasil é tudo junto, misturado e no final quase sempre dá certo. O padre baiano Marco Lázaro, da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, em Botafogo, promove dia 2 agora, Dia de Iemanjá, o Carnaval da Fraternidade. Tem trio elétrico, abadá, marchinhas, axé e forró. Eu apoio.

Nenhum comentário: