quinta-feira, janeiro 24, 2013

Sobe e desce - SONIA RACY


O ESTADÃO - 24/01


Interessados nos aeroportos regionais aguardam, com ansiedade, regras que serão colocadas em audiência pública no dia 31. Estão preocupados com os subsídios anunciados por Dilma para passagens.

Acham que esse tipo de incentivo não funciona – a não ser para criar insegurança e atrair empresas aventureiras, como já aconteceu no passado da aviação brasileira.

A ideia da presidente, segundo fonte credenciada do setor, limita o projeto a um… “voo de galinha”.

Tête-à-tête
Guido Mantega se prepara para conversa com Dilma. Pauta? Os números divulgados ontem pelo IBGE, que mostram inflação acumulada acima de 6% nos últimos 12 meses. A coluna apurou que também serão discutidos IPI dos carros e aumento de combustíveis e de tarifas de ônibus.

Outro dono
E o Ciência sem Fronteiras mudou de nome nos EUA. “Science Without Borders” já está registrado pela Khaled bin Sultan Living Oceans Foundation – financiada pelo príncipe saudita Khaled bin Sultan.

O programa brasileiro virou “Mobilidade Científica”.

Sonháticos
Um dos desejos de Marina Silva e dos integrantes do Movimento por uma Nova Política é ter Luiza Erundina e Eduardo Suplicy no novo partido.

Sonháticos 2
A ex-senadora já tem grito de guerra. Em encontro na Vila Madalena, anteontem, apoiadores diziam “rou” cada vez que concordavam com uma fala.

Mistério
Embora Paulinho da Forçae a cúpula do PDT digam que a operação para fundar o Partido Solidariedade tenha sido abortada, a Justiça Eleitoral recebe, diariamente, listas de apoiadores.

Para que a legenda saia do papel, será preciso reunir quase 500 mil assinaturas.

À portuguesa
Maria de Medeiros está no Brasil para ensaiar sua peça Aos Nossos Filhos, com direção de João das Neves. Estreia? No CCBB de Brasília.

Dúvida cruel
Pergunta que não quer calar: por que fazer jantar de arrecadação de fundos para pagar multas de petistas se… nem os condenados sabem o quanto terão de desembolsar?

Família Scolari
Conversa particular de Hernanes com Vladimir Petkovic, treinador da Lazio, foi decisiva para o retorno do jogador à seleção brasileira. O meia, que vinha atuando mais à frente, pediu ao técnico para voltar a jogar como volante.

Com 11 gols na temporada, Hernanes chamou a atenção de Felipão.

“Mobile”
Lily Lyons, diretora da Calder Foundation, está em SP – ciceroneada pelo art advisor Ricardo Kugelmas. Busca obras produzidas no Brasil por…Alexander Calder no fim dos anos 40.

Chilli beans
Fernando Henrique Cardoso receberá, dia 9, o Grande Prêmio Chapultepec de Liberdade de Imprensa – da SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa). Em Puebla, no México.

Dá a pata!
O Ibama comemora: com ajuda da PM, salvou a vida, esta semana, de 3.540 caranguejos-uçá na Paraíba. Até 2 de fevereiro, é proibida a captura do crustáceo.

À chinesa
Domingo, torcedor corintiano levou cartaz, no mínimo, ufanista para as numeradas do estádio do Paulista, em Jundiaí.

Em letras pretas, lia-se: “Zizao é melhor do que Messi”.

Na frente
O Museu de Arte Sacra inaugura a mostra 459 Paulistinhas. Amanhã.

Fabio Barbirato participa de simpósio sobre psiquiatria infantil, em Washington.

Acontece, dia 25, a cantata O Diário de Anne Frank. Na Catedral Metropolitana.

Correções. Esta coluna se confundiu. Conforme informa o cineasta Marcos Prado, Lereby e O2 não fazem parte da distribuidora Nossa. E aconcessionária que administra Viracopos informa que o aeroporto tem cinco veículos de combate a incêndios. E não somente um.

Nenhum comentário: