quarta-feira, janeiro 09, 2013

Salvo-conduto - FÁBIO ZAMBELI - PAINEL


FOLHA DE SP - 09/01

O Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, pediu ontem ao STF a expedição do mandado de prisão do deputado Natan Donadon (PMDB-RO), condenado em 2010 a 13 anos pelos crimes de peculato e formação de quadrilha. Assim como podem agir os personagens do mensalão, a defesa do peemedebista vem protelando desde então a análise dos embargos de declaração, aos cuidados da ministra Cármen Lúcia. O último recurso foi negado pelo plenário em 13 de dezembro.

Definitivo No pedido recém-formulado, Gurgel afirma que, embora o acórdão relativo ao recurso não tenha sido lavrado, foram rejeitados os embargos pela corte, o que eliminaria a possibilidade de novas apelações.

Precedente Em dezembro, o procurador também havia pedido a prisão imediata dos condenados no mensalão, mas o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, negou.

Curto... Ante a redução na tarifa de energia, empresários mostram apreensão com as demissões de funcionários para fazer frente à queda de receita. O tema, contudo, não deve entrar na pauta da reunião de hoje com representantes do governo. Ficará para junho, no Conselho Nacional de Política Energética.

... circuito Dirigentes do setor elétrico temem ainda a sanção de emenda do deputado Vicentinho (PT-SP), anexada à MP dos contratos de concessão. O texto submete as empresas a padrões de saúde e segurança no trabalho definidos pela Aneel. O segmento vê "excesso de regulação e burocracia".

Ah, bom! Um dos argumentos usados por interlocutores do Planalto para afastar a hipótese imediata de racionamento é o aumento da geração via térmicas. Relatório técnicos mostram que as usinas produziram 3,5 mil megawatts no ano passado contra os 8,5 mil previstos para 2013.

Linha direta Sérgio Cabral (PMDB-RJ) está em campanha para a eleição de Eduardo Cunha (RJ) à liderança peemedebista na Câmara. Ontem, durante visita de Cunha ao Mato Grosso do Sul, o governador telefonou ao colega André Puccinelli, de quem obteve garantia de apoio da bancada no Estado.

Biodiversidade 1 Grão-tucanos admitem ceder espaço mais generoso a aliados de José Serra na nova composição da direção do PSDB, a ser definida em maio. O gesto é visto como decisivo para manter o ex-governador no partido. Dirigentes da sigla foram escalados para ouvir os pleitos dos serristas.

Biodiversidade 2 De um petista, sobre a decisão da Justiça ordenando que duas araras azuis separadas num zoológico fiquem unidas: "Deviam estender a sentença aos tucanos no Brasil".

Abadá Em clima de paz e amor desde a posse, os antigos rivais ACM Neto (DEM) e Jaques Wagner (PT) assinaram ontem contrato conjunto de patrocínio para o Carnaval de Salvador.

Sem escolta Fernando Haddad revogou ontem norma que obrigava os 31 subprefeitos a acompanhar pessoalmente a ação de fiscais. A medida havia sido implantada em 2011 por Gilberto Kassab para evitar abusos.

Alcance... Dados de inquérito do Ministério Público indicam que situações que ensejam internação compulsória de dependentes representam, em média, 1% dos casos em operações como a em curso na cracolândia.

... reduzido Como o governo paulista identifica 400 usuários em circulação na região da Luz, apenas quatro se enquadrariam no espectro da medida recém-anunciada por Geraldo Alckmin.

com ANDRÉIA SADI e DANIELA LIMA

tiroteio
"Só falta agora Carlinhos Cachoeira pleitear que o SUS pague suas despesas durante repouso no resort de luxo."

DO DEPUTADO LUCIO VIEIRA LIMA (PMDB-BA), sobre a defesa do contraventor, condenado a 40 anos, alegar que sua viagem foi "recomendação médica".

contraponto


Bendito é o fruto


Durante festa de Réveillon que ofereceu em sua casa na Bahia, Duda Mendonça comemorava com amigos e familiares sua absolvição no processo do mensalão pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Em clima de descontração, o publicitário, que fez a primeira campanha vitoriosa do ex-presidente Lula, conseguiu reunir em uma só roda sua esposa e outras duas mulheres com quem foi casado. Uma delas comentou, para gargalhada geral:

-Já havíamos combinado: se ele fosse preso, nos iriamos nos revezar na visita íntima!

Nenhum comentário: