segunda-feira, janeiro 28, 2013

Saída de emergência - FÁBIO ZAMBELI - PAINEL


FOLHA DE SP - 28/01


Fernando Haddad pediu a secretários que revisem decreto baixado por Gilberto Kassab na esteira do desabamento de unidade da Igreja Renascer, aumentando o rigor de alvarás para imóveis que abriguem eventos com aglomerações de público. A equipe do prefeito estuda alterações de modo a explicitar a obrigatoriedade de brigadas de incêndio próprias em todas as casas noturnas da cidade. O petista planeja ainda normatizar os avisos de segurança para frequentadores.

Blitz Haddad pretende traçar um plano ostensivo de fiscalização, via Contru (Departamento de Controle de Uso de Imóveis), de prédios que abriguem shows noturnos. A ideia é avaliar, com a secretária Paula Motta Lara (Licenciamentos), se o efetivo do órgão é suficiente para uma varredura permanente.

Discagem rápida Dilma Rousseff foi comunicada sobre o incêndio que matou mais de 230 pessoas em Santa Maria (RS) por volta das 8h de ontem. O primeiro acionado pela presidente foi Alexandre Padilha (Saúde), orientado a se deslocar para o local. Quando Dilma chegou, o ministro já estava no Hospital da Caridade, onde parte dos feridos foi internada.

Substituto Após cancelar agenda no Chile, ela determinou a Antonio Patriota (Relações Exteriores) que a representasse na reunião da cúpula dos países da América Latina com a União Europeia e explicasse o ocorrido ao presidente Sebastian Piñera.

Amparo Em Santa Maria, Dilma soube que alguns familiares aguardavam do lado de fora, no sol, a entrada no ginásio onde estavam os corpos e determinou que fossem levados para esperar num local coberto, atendidos por assistentes sociais.

Trincheira Pilares da base governista, PT e PMDB se uniram para cobrar de Dilma espaço político e obras para Minas Gerais, reduto do tucano Aécio Neves, potencial rival da presidente em 2014.

Conta-gotas As siglas querem ampliar a cota do Estado no ministério e injeção de recursos emergenciais na malha rodoviária mineira, a maior do país. Sensível às queixas, o governo respondeu com a liberação de R$ 385 milhões para 40 obras.

Me chama... José Dirceu vai percorrer o país para difundir a mensagem de que foi condenado sem provas no mensalão. A ideia é aceitar convites da base petista para dar visibilidade à sua defesa.

...que eu vou O roteiro do ex-ministro pós-julgamento no Supremo Tribunal Federal começa no Rio, na quarta-feira, em evento da CUT (Central Única dos Trabalhadores). Após o carnaval, ele visitará o Nordeste.

Acarajé Gilberto Kassab reuniu anteontem a bancada baiana do PSD e costurou acordo para a vaga da sigla na nova Mesa Diretora da Câmara. O deputado José Carlos Araújo (BA) abriu mão de sua candidatura em favor de Fábio Faria (RN). Com isso, um deputado do Estado assumirá umas das comissões a que o partido tem direito.

Janeiro... Um ano após a polêmica desocupação do Pinheirinho, o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto ameaça deflagrar ocupações em São Paulo para protestar contra o domínio do PP, de Paulo Maluf, sobre a política habitacional nos governos Fernando Haddad (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB).

... vermelho O grupo, que se vê boicotado pelas ações da CDHU (estatal paulista de casas populares), já mapeia áreas que estão em litígio judicial nas regiões de Campinas, Taboão da Serra e também no ABC paulista.

Tiroteio
"Vivemos um momento inédito após o mensalão e o Congresso não ficará atrás. Renan terá a lucidez de retirar seu nome."
DO SENADOR PEDRO SIMON (PMDB-RS), comentando a decisão do Procurador-Geral da República de denunciar o candidato à presidência do Senado ao STF.

Contraponto


Convite camarada


Durante evento no Bandeirantes, o presidente da CBF, José Maria Marin, conversava com prefeitos, quando chegaram os secretários de Esporte do Estado e do município, respectivamente José Auricchio Jr. e Celso Jatene, ambos do PTB. Marin, que também é petebista, perguntou ao presidente estadual da sigla, Campos Machado:

-Quando você vai filiar o Aldo Rebelo? Só falta agora o ministro do Esporte no partido.

Um dos presentes emendou, em referência ao fato de Rebelo ser militante histórico do PC do B.

-Será que teremos o primeiro comunista no partido?


Nenhum comentário: