sábado, janeiro 05, 2013

Risco Garotinho - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 05/01


A ala governista do PR está em pânico com a possibilidade de o deputado Anthony Garotinho (RJ) se eleger líder da bancada. Dizem que será um "complicador" na relação com o Planalto, num momento em que o partido tenta emplacar um ministro. Esse grupo não sabe o que fazer para deter o ex-governador. Uma das estratégias é lançar vários candidatos para dispersar os votos.

Corrida em direção ao Paraguai
Com a construção do linhão de 500kW, ligando a Usina de Itaipu e Assunção, capital do Paraguai, empresas brasileiras estão abrindo subsidiárias no país vizinho. Os investimentos mais fortes são nas áreas de fabricação de cimento, de produtos agrícolas, de insumos agrícolas, têxteis e tintas. Além da oferta de energia barata, o que atrai os investidores é a baixa carga tributária. No Paraguai, ao contrário do Brasil, só é cobrado um tributo, o IVA, de 10%. Outro fator de atração é a legislação trabalhista antiga. Lá, não há nada parecido com o FGTS brasileiro, nem seus trabalhadores são beneficiados por um programa de assistência à saúde como o INSS.

“Vocês estão loucos!”
Luiz Inácio Lula da Silva Ex-presidente da República, reagindo aos petistas que defendem o lançamento de sua candidatura ao governo de São Paulo nas eleições de 2014

Cortejando a oposição
Candidato a presidente da Câmara, Júlio Delgado (PSB-MG) começa sua campanha pelo Norte do país. Na semana que vem, com o aval dos prefeitos de oposição, fará reuniões com deputados em Manaus, Belém e Macapá.

"Dolce far niente"
O contraventor Carlos Cachoeira e sua mulher, Andressa Mendonça, foram vistos ontem embarcando faceiros num táxi-aéreo no aeroporto de Salvador. Acompanhados por forte esquema de segurança, carregavam grande quantidade de compras e presentes. Cachoeira, alvo da Operação Monte Carlo, da PF, ficou nove meses preso em 2012.

As voltas que o mundo dá
Portugal está protestando devido à dificuldade de engenheiros lusitanos obterem autorização para exercer a profissão no Brasil. Há duas décadas, quem vivia esse drama eram dentistas brasileiros que tentavam se radicar no país europeu.

Os tucanos emplacaram
O governador Cid Gomes (PSB-CE), os petistas e aliados estão possessos. O presidente do BNB, Ary Lanzarin, nomeou, para comandar a área de comunicação do banco, Nilton Almeida. Ele é de carreira, mas dirigiu a Fundação Queiroz Jereissatti e foi secretário de Cultura no governo Tasso Jereissatti (PSDB). "É um verdadeiro disparate!", protesta o líder do PT, José Guimarães.

"Está todo mundo aqui"
O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) está fazendo campanha a líder da bancada na Câmara em... Miami. Ele foi para o réveillon e resolveu ficar pela quantidade de colegas de partido curtindo as férias no balneário americano.

Com a pulga atrás da orelha
A equipe da ministra Miriam Belchior (Planejamento) ficou indignada com as críticas vindas do Planalto pelo fato de a ministra estar de folga. Alegam que Miriam trabalhou no Natal e no ano-novo, e que está tudo sob controle.

O governo Dilma prevê safra agrícola recorde de 182 milhões de toneladas. E alto preço de mercado, devido à quebra de safra nos EUA e na Rússia.

Nenhum comentário: