terça-feira, janeiro 08, 2013

O generoso - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 08/01

Graças à costura feita pelo líder do PMDB, Henrique Alves (RN), para ser presidente da Câmara, o PSD de Gilberto Kassab, a quarta bancada, fará o presidente da segunda comissão mais importante: a de Finanças e Tributação. Ela será presidida pelo atual líder, Guilherme Campos (PSD-SP). A presidência desta comissão seria ocupada pelo PMDB, segunda maior bancada.

Os movimentos do DEM
Os tucanos não estão muito preocupados com os acenos de independência do seu principal aliado, o DEM. Um de seus dirigentes diz que basta "o PSDB mostrar que tem perspectiva de poder, para que os democratas voltem ao ninho dos tucanos". Relatam que esta não seria a primeira vez em que o DEM, ou parcela do partido, afasta-se do projeto tucano. Lembram da cisma que ocorreu nas eleições presidenciais de 2002, quando parcela do DEM não apoiou o tucano José Serra. E acrescentam que o DEM só voltou a apoiar um candidato tucano nas eleições presidenciais de 2006, quando o candidato do PSDB foi o atual governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

“O Marcelo Freixo (PSOL) seria uma boa candidatura a governador do Rio. O PSDB deveria debater esta alternativa”
Otavio Leite Deputado federal (PSDB-RJ)

Abobrinhas
O almoço da presidente Dilma com o governador Eduardo Campos (PSB-PE), no sábado, na Base de Aratu (BA), foi social. A presidente ficou de marcar com o governador uma nova conversa, ainda neste mês, desta vez para tratar de política.

Banheira!!!!
Ciro Gomes foi contratado, a peso de ouro, pela rádio Verdes Mares, de Fortaleza, do grupo Edson Queiroz. Ele vai ser comentarista esportivo. Seu foco será acompanhar a preparação da Seleção Brasileira para a Copa de 2014 e os jogos da Copa das Confederações. O político, que no passado já exerceu a função na rádio Educadora (Sobral), está afinando a verve.

Antecedentes
A presidente Dilma e o governador Eduardo Campos trocaram um "Feliz 2013", por telefone, em 31 de dezembro. Na sexta-feira, Dilma ligou para convidá-lo para o almoço do dia seguinte, com direito a um passeio pela Base de Aratu.

Cai, cai balão...
O projeto Jurong, que o governador Agnelo Queiroz (PT-DF) encomendou em Cingapura para planejar os próximos 50 anos de Brasília, deixou Maria Elisa Costa, filha do urbanista Lúcio Costa, que projetou a cidade com Oscar Niemeyer, fula da vida. Elisa diz que esta é atribuição do próprio governador. "Se não se sente capaz de fazê-lo, melhor seria tirar o time."

O equilibrista
Enquanto o PSOL pede a Júlio Delgado (PSB-MG) que se comprometa a votar o fim do voto secreto e dos 14º e 15º salários para ganhar seu apoio a presidente da Câmara, deputados de outros partidos pedem que os temas sumam da pauta.

O Rio só usou R$ 15 milhões
O secretário de Obras do Rio, Hudson Braga, liga para dizer que "é normal" prorrogar convênio com o governo federal, para promover novas licitações (R$ 33 milhões) com o objetivo de construir 42 novas pontes na Serra Fluminense.

O PSDB já decidiu que o deputado Márcio Bittar (AC) será o primeiro secretário da Câmara na vaga que disputa, e deve ganhar, com o PSD.

Nenhum comentário: