domingo, janeiro 13, 2013

O candidato - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 13/01

A decisão não foi anunciada, mas já foi tomada. O governador Eduardo Campos será candidato à Presidência em 2014. O PSB diz que não é uma decisão pessoal, mas do partido. Explica que não deve nada a ninguém e que está na hora de se emancipar, pois apoiou o ex-presidente Lula por 24 anos. O PSB não crê na vice e considera o casamento entre PT e PMDB indissolúvel.

Os sindicatos e o governo Dilma

O Diap, que faz o lobby trabalhista no Congresso, está pessimista para 2013 e prevê nova investida contra os direitos dos trabalhadores. A entidade lembra que o provável presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), presidiu a Comissão de Trabalho quando foi votada a flexibilização da CLT, no governo FHC. Avalia que sem a retomada de investimentos, o setor empresarial ampliará a pressão sobre os direitos trabalhistas, alegando que os incentivos fiscais e monetários não são suficientes para manter e gerar empregos. E ressalta que "a ausência de diálogo da presidente com as centrais sindicais favorece esse ambiente pró-mitigação dos direitos trabalhistas".

"O futuro líder da bancada do PMDB na Câmara nunca fará oposição
ao vice-presidente da República, Michel Temer" 

Lúcio Vieira Lima Deputado federal (PMDB-BA) 

Estamos conversados

O vice Michel Temer perguntou ao candidato a líder do PMDB, Osmar Terra (RS): "Se você ganhar vai me atacar?" Terra, que em 2010 apoiou José Serra (PSDB), respondeu: "Desisti dos tucanos depois das eleições, estou com vocês."

Todos juntos

A bancada federal do Rio vai almoçar na quinta-feira com o candidato do PMDB, Henrique Alves (RN), à presidência da Câmara. Os parlamentares estão sendo convidados pelo coordenador da bancada Hugo Leal (PSC), mais Eduardo Cunha (PMDB) e Luiz Sérgio (PT), "em nome do governador Sérgio Cabral e do prefeito do Rio, Eduardo Paes".

Fechando as fronteiras

O governo fará no 1º semestre a primeira Operação Ágata de Norte a Sul. De repressão ao tráfico de drogas e de armas, se encerrará dez dias antes da Copa das Confederações, como forma de fechar ao máximo as fronteiras.

O desencanto

Os amigos do ex-presidente Lula relatam que seu encanto pelo governador Eduardo Campos (PSB-PE) e pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR) acabou. Nas eleições em Recife, Lula fez o que Campos pediu: tirou o prefeito João da Costa da sucessão. Mas o socialista não apoiou o candidato do PT. Requião, por ter sido um crítico sem trégua de seu governo e do de Dilma.

Convocação geral

A presidente Dilma envolveu 20 ministros no encontro nacional com prefeitos. José Eduardo Cardozo (Justiça) dará explicações sobre combate ao crack. Miriam Belchior (Planejamento) será porta-voz de informações sobre gestão fiscal.

Do mesmo lado

O governo está evitando manifestações sobre o tema, mas achou "positiva" e "corajosa" a decisão do governador tucano Geraldo Alckmin (São Paulo) de proibir policiais de socorrer vítimas de confronto com a polícia ou de crimes violentos.

PARLAMENTARES preveem intenso troca-troca no segundo semestre, tendo em vista as eleições de 2014, devido a lentidão da Justiça Eleitoral.

Nenhum comentário: