quinta-feira, janeiro 17, 2013

O candidato dos verdes - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 17/01


O ex-deputado Fernando Gabeira (RJ) será a grande estrela do programa do PV hoje, em rede nacional, na TV. Gabeira vai anunciar que seu nome está à disposição para disputar as eleições presidenciais de 2014. No mês que vem, o partido voltará a dar visibilidade a Gabeira em inserções comerciais na TV. Os verdes decidiram lutar por seu patrimônio político, ameaçado pela avulsa Marina Silva.

Temer tranquiliza Dilma
A presidente Dilma e o vice Michel Temer conversaram, na segunda-feira, sobre a liderança do PMDB na Câmara. Dilma estava preocupada com o apoio do PMDB. Temer, segundo um relato, foi taxativo: "Fique despreocupada. Ganhe quem ganhar, todos têm compromisso com o governo. Não haverá problema." O vice relatou ter conversado com os candidatos Eduardo Cunha (RJ), Osmar Terra (RS) e Sandro Mabel (GO), e ressaltou sobre o favorito: "Mesmo o Eduardo Cunha. Consultei a planilha de votações, e ele votou todas com o governo. No caso da MP da Energia, que ele tinha forte posição contrária, ele veio e me disse que votaria com o governo."

“Tenho certeza disso (os candidatos a líder o PMDB têm compromisso de apoiar o governo Dilma)”
Michel Temer 
Vice-presidente da República, respondendo a indagação da presidente Dilma

O espantalho tucano
PMDB e PT de Minas Gerais se uniram para ampliar seus espaços no governo Dilma. O estado só tem um ministro, Fernando Pimentel (Desenvolvimento). Dizem que, desse jeito, os mineiros votarão em peso em Aécio Neves.

Junta médica
O ex-presidente Lula vai dar início à 3ª edição da Caravana da Cidadania entre março e abril. Está traçando o roteiro que deve começar por estados do Nordeste. Ele não vai passar por todas as capitais, mas, seguramente, por todas as regiões do país. E vai levar a tiracolo médicos para se certificar de que está tudo em dia com a saúde.

Na marra
O Ministério da Saúde está pedindo na Justiça a devolução de cerca de 300 ambulâncias que não estão sendo utilizadas pelas prefeituras país afora. Com isso, o governo irá redistribuí-las para cidades que estejam realmente interessadas.

Repactuação
O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, volta dos Emirados Árabes dia 25. No dia seguinte, irá a Salvador conversar com o vice-governador, Otto Alencar, que tem reclamado de estar sendo desprezado pelo partido. Kassab procura reverter o descontentamento garantindo que ele será candidato ao governo da Bahia, mesmo que isso custe romper a aliança com o PT.

Para garantir
O presidente em exercício do STF, Ricardo Lewandowski, mandou prender o torturador argentino Cesar Enciso. Ele já está preso a pedido da Itália. Mas, para garantir que não fosse libertado, o ministro atendeu a pedido da Argentina.

Sem conversa
O tucano Geraldo Alckmin (SP) tem procurado líderes do PSD, a cada dia mais distante de seu governo, propondo reaproximação. Mas a sigla não quer conversa. Alega que tudo o que é combinado com Alckmin não é cumprido.

OS GOVERNADORES Confúncio Moura (RO) e Silval Barbosa (MT) também decidiram apoiar Eduardo Cunha (RJ) para líder do PMDB, depois de gestões feitas pelo governador Sérgio Cabral (RJ).

Nenhum comentário: