quinta-feira, janeiro 03, 2013

O calor e a dengue - ANCELMO GOIS


O GLOBO - 03/01


Pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz concluíram estudo sobre a relação entre as variações climáticas e o risco de dengue no Rio. O resultado mostra que, entre 2001 e 2009, o aumento de um grau na temperatura mínima em um mês fez, acredite, crescer, no mês seguinte, os casos de dengue em 45%.

A vez de Carolina
Débora Secco será a protagonista de “Boa sorte”, o primeiro longa de ficção da diretora Carolina Jabor, da Conspiração. O filme é inspirado no conto “Frontal com Fanta”, de Jorge Furtado. Filha de Arnaldo Jabor, Carolina dirigiu episódios de “A mulher invisível”, que venceu o Emmy.

Romário 2 x 0 Vasco
A 5ª Câmara Cível do TJ do Rio penhorou o passe de três jogadores do Vasco e metade das cotas do Brasileirão e de patrocínio. É para pagar dívidas com Romário. O Vasco chegou a pedir a suspensão da decisão alegando que a penhora abalaria a continuidade do clube.

Retrato do Brasil
Rodrigo Neves, no primeiro dia de trabalho como prefeito de Niterói, RJ, constatou que a cidade, cujo trânsito, dia sim, outro também, dá um nó, tem 200 guardas.Mas só 80 trabalham na função. Os outros estão cedidos a outros órgãos.

Diário de Justiça
A 2ª Câmara Reservada de Direito Empresarial de São Paulo condenou o laboratório Cimed a mudar o layout do seu Bepantriz, remédio para assaduras. É que é semelhante à embalagem do Bepantol, da concorrente Bayer, que moveu a ação. A causa foi ganha pelo escritório Dannemann Siemsen.

S.O.S. CASA DA FLOR
A aprazível São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio, guarda uma joia da arte popular brasileira: a Casa da Flor. É obra do salineiro Gabriel Joaquim dos Santos (1892-1985), natural da cidade. Em 1912, ele começou a decorar o imóvel com cacos de vidro, conchas, pedrinhas, materiais recolhidos de lixo doméstico e restos de obras. Só parou quando morreu. Em 1986, a “obra de arte” de seu Gabriel foi tombada pelo Inepac como patrimônio cultural. Mas a ação do tempo tem sido implacável com a Casa da Flor, que hoje, com rachaduras pelas paredes e vidros quebrados, clama por restauração 

Menino do Rio
FH também passou o réveillon no Rio. Foi visto, ontem, almoçando no Sentaí, um pé-sujo maravilhoso que fica nos arredores da Central do Brasil.

Casais de artistas
O casal de atores Ashton Kutcher e Mila Kunis passou o réveillon em Angra, RJ, na casa de outro casal de artistas: Luciano Huck e Angélica. O senador Aécio Neves também foi.

Deve ser terrível
O querido Nelson Motta esteve em Roma, em dezembro. No aeroporto de Fiumicino, as suas malas chegaram arrombadas, não havia carrinhos suficientes, e o lugar estava imundo:

— Quase deu saudade do Galeão...

O outro lado
Por falar no Galeão, a Infraero diz, sobre nota publicada na coluna de ontem, que, das cinco esteiras no setor de desembarque doméstico do terminal 1, apenas uma não estava disponível no dia 31.
A estatal garante ainda que não há pendências com a empresa MPE.

Cingapura, não!
De autoria do cartunista Aroeira, estas máscaras (acima) de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, a dupla que planejou Brasília, serão usadas dia 10 agora, na festa de premiação anual do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) por arquitetos, urbanistas e estudantes. Trata-se, na verdade, de um protesto contra o governador Agnelo Queiroz, que, sem licitação, entregou a uma empresa de Cingapura o direito de planejar os próximos 50 anos de Brasília.

Milícia em Jacarepaguá
O ex-vereador Cristiano Girão Matias, preso fora do Rio, será ouvido por videoconferência no processo a que responde, com mais dez réus, por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e lesão corporal grave. Girão foi preso acusado de chefiar uma milícia em Jacarepaguá.

Segue...
A primeira audiência do caso foi marcada para dia 15 agora pelo juiz Marco José Mattos Couto, da 1ª Vara Criminal de Jacarepaguá.

Caso de polícia
Uns larápios invadiram a sede do Botafogo, o clube carioca, horas antes do início da festa de réveillon, e furtaram laptops dos DJs e da produtora do evento. O caso foi parar na 10ª DP.

No mais
Pergunta que não quer calar: o secretário José Mariano Beltrame vai resistir à tentação de entrar na política na eleição de 2014?

Nenhum comentário: