sexta-feira, janeiro 18, 2013

MPB na Sapucaí - ANCELMO GOIS


O GLOBO - 18/01


Toquinho e Carlos Lyra, os grandes artistas, confirmaram presença no desfile da União da Ilha, a quarta escola de samba a entrar na Sapucaí, no domingo de carnaval. Os parceiros de Vinicius de Moraes (1913-1980) terão lugar de destaque na apresentação, que homenageará o centenário do saudoso poeta.

AlÔ, Marta Suplicy!
No ano que marca os 40 anos da morte de Pixinguinha (1897-1973), o projeto que está criando a Casa de Choro, num velho casarão na Rua da Carioca, no Rio, precisa de sua ajuda. É que Luciana Rabello, craque no cavaquinho e mulher de Paulo César Pinheiro, que toca a ideia, enfrenta a burocracia do MinC. A iniciativa é séria. Pergunte ao pessoal do ramo.

As voltas que o...
A Peugeot-Citroën, nova patrocinadora do Flamengo, chegou a fazer uma proposta ao clube, em 2011, para pagar R$ 15 milhões... líquidos. A diretoria do clube, na época, recusou. Achava que, com o Ronaldinho Gaúcho, a camisa valia R$ 30 milhões. Não valia.

Joaquim 2014
O bloco Lima é Tio Meu, que sai na Lapa e cultua Lima Barreto (1881-1922), desfila este ano com uma homenagem a Joaquim Barbosa, o presidente do STF. Veja um trecho do samba, feito por Jorge Curuca: “Data vênia, embromação/Quero um-sete-um engaiolado/Vendo o sol nascer quadrado/Devolvendo o mensalão”.

Dudu 2014
Eduardo Campos, governador de Pernambuco, visitará o Rio, no fim deste mês. Vai almoçar, em Duque de Caxias, com prefeitos do PSB eleitos em oito cidades do estado.

Lindbergh 2014
Eduardo Costa, braço direito do publicitário João Santana, está se mudando para a Cidade Maravilhosa. Vem cuidar da campanha do senador Lindbergh Farias ao governo do estado.

Que seja feliz
Amanhã, Romarinho, 19 anos, filho do ex-craque e deputado, estreia profissionalmente no Brasiliense. Uma caravana, de uns 20 parentes do garoto, está indo do Rio para Brasília.

Papo cabeça
Lula se reúne, segunda, em São Paulo, com um grupo de intelectuais sul-americanos de esquerda.

Deu no ‘New York Times’
Ignorado pelo público brasileiro, “Sudoeste”, primeiro longa de Eduardo Nunes, recebeu crítica elogiosa do “The New York Times”. Para Stephen Holden, do NYT, o filme é “um conto de fadas sombrio”, “visualmente bonito” e exige que o espectador se renda a “suas imagens hipnóticas e ao ritmo meditativo do movimento de câmera”.

Chuva de pétalas
A turma da Jornada Mundial da Juventude prepara um desfecho especial para a procissão da Trezena de São Sebastião, domingo agora, na Catedral do Rio. Um helicóptero vai jogar, sobre os fiéis, pétalas brancas, representando os jovens que participarão do evento.

Martinho da Banda
Aroeira, craque do desenho, é quem assina a camiseta da Banda do Mercado, que anima o carnaval do Centro do Rio. Este ano a turma homenageia Martinho da Vila. Merece.

Vidas secas
Os problemas de abastecimento de água na Região dos Lagos, RJ, acabam sendo uma ameaça à saúde pública.
A polícia prendeu, ontem, em Cabo Frio, três homens que abasteciam caminhão-pipa para vender água sem qualquer tratamento.

Pega ladrão
Quarta à noite, um participante da pelada no Clube dos Macacos, no alto do Jardim Botânico, no Rio, tinha acabado de suar a camisa dentro de campo quando, ao pegar a mochila, deu por falta de dois celulares e de uma aliança. Uma câmera de segurança flagrou o ladrão que se passou por sócio.

Nenhum comentário: