terça-feira, janeiro 22, 2013

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


FOLHA DE SP - 22/01


Aluguel residencial em São Paulo tem menor alta acumulada desde 2008
O preço dos contratos novos de aluguel residencial na cidade de São Paulo começou a registrar aumentos menores em 2012, de acordo com o Secovi SP.

O valor médio dos acordos teve uma alta de apenas 7,9% em dezembro ante os 12 meses anteriores. Em janeiro passado, a elevação havia sido de 17,9% na mesma base de comparação. A variação é a menor desde maio de 2008, também no acumulado de 12 meses, segundo a entidade.

O número foi muito semelhante ao avanço de 7,82% do IGP-M no mesmo período, sinal de que o mercado para locação de moradias "está se adequando às condições econômicas pelas quais o país passa", segundo Mark Turnbull, diretor da entidade.

"A evolução descendente mostra que os inquilinos estão negociando mais", afirma o executivo.

"Quando o contrato termina, o proprietário está pensando melhor se vale a pena colocar o imóvel de volta no mercado e ter de pagar despesas fixas, caso demore a alugar novamente. Eles querem elevar, mas isso tem um limite. Agora está se adequando à realidade."

Em 2013, a evolução tenderá a acompanhar o IGP-M, segundo a entidade.

O levantamento aponta também que as casas foram alugadas mais rapidamente. Levaram entre 13 e 33 dias para estarem com seus contratos de locação assinados.

O índice de velocidade de locação dos apartamentos ficou entre 19 e 39 dias.

BAGAGEM ALEMÃ
A fabricante alemã de malas Rimowa planeja instalar uma nova fábrica no Brasil, que demandará aporte de pelo menos 1 15 milhões.

Hoje a empresa trabalha apenas com uma montadora em Indaiatuba (SP). O projeto da companhia para o país prevê que, na nova planta, a matéria-prima possa ser trabalhada. A unidade deve ficar na mesma cidade.

Com o empreendimento, a empresa espera que a participação brasileira nas vendas da marca passe dos atuais 2,5% para 7,5% em cinco anos.

Para isso, também prepara um projeto de expansão de lojas. Neste ano, duas serão abertas -uma no Sul e outra no Nordeste. Curitiba e Recife são as cidades mais cotadas até agora.

A grife tem hoje seis unidades no país, em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

O escritório brasileiro da marca também será responsável pela ampliação para a América Latina.

Duas lojas na região estão previstas. Uma será no Chile; a outra ficará em um terceiro país da América do Sul ou na América Central.

Ainda em 2013, a empresa deve implantar em São Paulo um serviço de reparo para clientes hospedados em hotéis de luxo da cidade.

Uma parceria deverá ser fechada com até cinco estabelecimentos, que poderão acionar a assistência técnica da companhia caso a mala de algum hóspede apresente problema. Esse serviço já é oferecido em cidades da Europa e da Ásia.

"A intenção é expandir esse projeto para o Rio", diz Sérgio Barreto, executivo da marca no Brasil.

150 malas são montadas por dia na fábrica brasileira, em Indaiatuba (SP)

Dos aposentados, 36% receberam oferta de trabalho, diz consultoria
Pouco mais de 35% dos profissionais aposentados receberam pelo menos uma oferta para voltar a trabalhar nos últimos três meses, de acordo com levantamento da Vagas Tecnologia, consultoria de processos seletivos.

Áreas das engenharias civil, mecânica e eletrotécnica, além de administradores de empresas e profissionais de vendas, estão entre as mais demandadas.

"A população da terceira idade está sendo muito requisitada por sua experiência e qualificação", diz Fernanda Diez, gerente de relacionamento da consultoria.

Os profissionais requisitados têm idade média de 68 anos, pertencem à classe média e finalizaram o terceiro grau, mostra a pesquisa.

"A mescla entre experiência e juventude é fundamental para bons resultados em uma empresa", comenta Roberto Picino, diretor-executivo da Page Personal, especializada em recrutamento de profissionais técnicos e de suporte à gestão.

"O profissional que volta ao mercado agrega muita experiência para a empresa", completa.

Ao todo, 476 profissionais aposentados foram entrevistados, sendo 89% homens e 11% mulheres.

Mais longe... 
O consumidor americano começou o ano mais confiante, segundo pesquisa da Ipsos. A análise da situação econômica atual teve alta de 1,3 ponto em janeiro e ficou em 38,6. A pequena melhora é consequência da solução, ainda que parcial, do problema do abismo fiscal, de acordo com a empresa.

...do abismo 
Dos 1.004 entrevistados, 17% afirmaram que sua situação econômica atual é boa. O número é o maior registrado desde o começo de 2010.

Sem férias 
O levantamento também mostra que 43% dos americanos gastaram menos nestas férias, em comparação com as do ano passado. Apenas 21% gastou mais.

41% dos consumidores americanos afirmaram que o país está na direção correta

59% disseram que aos EUA estão na direção errada

20% acreditam que este mês é um bom momento para investir na Bolsa

34% dos entrevistados afirmaram que conhecem alguém que perdeu o emprego por causa da crise; em dezembro, eram 36%

27% disseram que se preocupam com a possibilidade de perder o trabalho; no mês passado, eram 31%

SEGURANÇA A CAMINHO
O aumento da violência em algumas capitais brasileiras e os eventos esportivos programados para os próximos anos no país serão responsáveis pelo crescimento das empresas de segurança, segundo Maurice Braunstein, presidente do Grupo GR.

Segundo ele, grandes companhias estão ampliando os investimentos para a Copa do Mundo e Olimpíada, o que ajuda o segmento de segurança corporativa.

Em condomínios, o setor também deve aumentar.

"A alta nos números de crimes violentos em São Paulo deve influenciar o resultado".

A expectativa é que o faturamento do Grupo GR cresça entre 20% e 30% em 2013.

Seca... 
Metade dos riscos associados a secas ou enchentes reportados por empresas geram efeito adverso nas operações ou devem gerar em cinco anos, de acordo com levantamento da organização Carbon Disclosure Project.

...ou enchente 
Das 678 empresas que investem em iniciativas de redução de emissões, 73% afirmam que acham que o clima apresenta um risco físico para suas operações, segundo a pesquisa.

No pé 
A All Pé, rede de lojas de serviços de podologia e artigos ortopédicos, com 90 unidades em 15 Estados, tem mais 15 pedidos de franquias em desenvolvimento, além de outros já assinados. Foram 25 contratos fechados em 2012. A empresa espera faturamento 15% maior em 2013.

Nenhum comentário: