sábado, janeiro 26, 2013

LULA ARTICULA REELEIÇÃO DA DILMA - JORGE BASTOS MORENO - Nhenhenhém


O GLOBO - 26/01


Está deflagrada a sucessão presidencial. Numa conversa, ante-
ontem, no Rio, com o prefeito Eduardo Paes, Lula discutiu sincronização da campanha pela reeleição da Dilma com a eleição do sucessor de Sérgio Cabral.
Os dois principais partidos da base, o PT e o PMDB, não abrem mão dos seus respectivos candidatos, Lindbergh e Pezão.
Lula falou muito bem do Lindbergh, a quem chamou de “bem articulado e grande sedutor”. Paes contra-atacou, dizendo que Cabral e ele, juntos, não perderão eleição e criticou Lindinho por colocar a candidatura dele como fato consumado.
— Se Dilma não estiver olímpica nas eleições, palanque dividido no Rio não será bom para ela. É preciso saber o que é mais importante para o PT, se o projeto nacional ou o regional — ponderou.
Paes deixou claro, porém, que o apoio à candidatura da Dilma passa ao largo dessa disputa. Ou seja, Cabral e ele estarão com a Dilma aconteça o que acontecer.

Coragem
Antigamente, a geopolítica dividia o país apenas entre Norte e Sul. Os políticos nordestinos gostavam de provocar os sulistas, com o jargão “Há macho no Norte”.
Se o Brasil ainda estivesse dividido ao meio, e eu dissesse “Há macho também no Sul”, Eduardo Paes responderia solenemente:
— Esse cara sou eu!
Olho no olho com Lula, o prefeito exorcizou o fantasma Lindbergh. E, depois, foi se vangloriar, por telefone, com Cabral:
— Fui macho para caramba! Disse ao Lula tudo o que eu acho sobre a candidatura Lindbergh. E deixei claro que não há hipótese de abandonarmos o nosso “Bigfoot”.

Bandeira
Lula não faz um elogio pessoal ao Lindbergh. Mas destaca sua capacidade política. E se rasga em elogios pessoais a Pezão.


Meio século
Estranhei a ausência de Cabral nos encontros com Lula e perguntei a Paes se ele estava em Paris.
— O governador estava no 4º andar do Palácio Guanabara, trabalhando, como sempre. Aliás, domingo ele faz 50 anos — respondeu-me.
Pensei: vou pegar esse prefeito agora. E joguei a casca de banana:
— Mas ele voltará a tempo de comemorar o aniversário no Rio?
E o Paes, caindo feito um Jobim:
— Voltará sim. E vai comemorar comigo. Domingo cedo ele já estará aqui.

Família íntegra
Mirian Carvalho começou com uma lojinha, tendo o pai Gilberto como balconista, nas horas vagas. Agora abriu um restaurante, com suor e humildade.
Filha e pai nunca usaram o poder para obter vantagens.

Big Brother
Padilha implantou câmeras online nos principais hospitais do país.
Foi mostrar o feito a Dilma. Escolheram aleatoriamente, acredito, o hospital GHC, de Porto Alegre. E viram uma idosa com o rosto contraído por dores. Depois de 20 minutos, voltaram e viram a mesma cena.
— Padilha, liga para lá agora e diz que estou exigindo um tratamento digno para essa pobre senhora!
A velhinha foi internada na hora.

Prejuízo
Desafiei Eduardo Paes para um teste de popularidade. Levei-o para jantar no movimentado Terzetto da praça General Osório. Foi muito assediado e cumprimentado. Na saída, várias pessoas que estavam na praça o cumprimentaram.
Quem se deu mal fui eu. O jornal — que absurdo! — não reembolsa minhas despesas de restaurantes no Rio. 

“Sonho meu”
Manuela D’Ávila sonhou que Pedro Bial escreveu-lhe esta poesia:
“Gosto das sobras de Manuela /
Sobrou Verdade, /
Tinta no Cabelo, /
Crença na humanidade./ Gosto das sobras de Manuela.”
Comentou com o namorado Duca Leindecker que deveria ligar para o Bial para contar o sonho. E Duca, às gargalhadas:
— Se foi sonho, quem escreveu a poesia foi você, não o Bial.
Férias
O sucesso da cantina “Sanfelice” da Mirian deve-se à famosa campanha do boca a boca do papai. Nessa mídia, não existe ninguém melhor do que Gilbertinho, que, a partir de hoje, ficará livre de mim. Mas só por um mês.

Nenhum comentário: