quarta-feira, janeiro 30, 2013

Liga contra o futebol - ANCELMO GOIS


O GLOBO - 30/01

Ainda sobre o interesse que a Copa no Brasil tem despertado no meio literário. A Bienal do Livro de 2013, que vai ocorrer de 29 de agosto a 8 de setembro, no Rio, terá, acredite, 15 mesas sobre literatura e futebol. O espaço Goleada Literária terá curadoria do coleguinha João Máximo.

Aliás...
Deve pegar fogo o debate sobre escritores como Graciliano Ramos e Lima Barreto, que repudiaram a chegada do futebol ao país. O autor de “Triste fim de Policarpo Quaresma” chegou a cogitar fundar uma liga contra o futebol. Lima, nacionalista, dizia que o futebol era um esporte aristocrático inglês. Fazia sentido.

Alegria, alegria
Cada um dos dez vice-presidentes da antiga gestão do Flamengo tinha direito a um camarote no Engenhão. Todos com bufê. A nova diretoria devolveu oito camarotes. Além disso, cortou 500 ingressos da torcida.

Lá e cá
Veja como nas empresas americanas há uma cultura de prevenção de acidentes. No fim dos anos 1980, funcionários da Esso, no Rio, eram proibidos de agendar eventos em casas de espetáculo que não preenchiam condições de segurança satisfatórias. Entre elas, o antigo Canecão.

No mais...
Ontem pela manhã, foras da lei motorizados, como de costume, fugiram do engarrafamento em São Conrado, em direção ao Túnel Zuzu Angel, usando o acostamento. O Brasil só será um país civilizado, capaz de evitar tragédias maiores como a da boate em Santa Maria, quando a gente parar de achar que o problema é sempre o outro.

O PAPEL MAIS DIFÍCIL DE DIECKMANN
Carolina Dieckmann, a atriz carioca de 34 anos que acaba de se despedir de sua personagem Jéssica, na novela “Salve Jorge”, posa para a nova edição da “Contigo!”. Com os cabelos longos, ela brinca com o tempo em que Jéssica ficou na trama da TV Globo: “Acho que nunca houve uma participação especial de tanto sucesso. E foi meu papel mais difícil, sem dúvida”

Rio é o Brasil na Copa
Apedido do Ministério do Esporte, a FSB Pesquisa ouviu cem jornalistas esportivos de dez países sobre a Copa do Mundo no Brasil. Perguntou qual cidade-sede eles gostariam de visitar.
A preferida foi... o Rio, disparada. 

Brasil no Oscar
Um filme brasileiro faturou o prêmio de “melhor série étnica” do AVN Awards, nos EUA, o Oscar do... cinema pornô.
Foi com o, digamos, longa “Show de...” deixa pra lá.

Quem vem
Burt Bacharach, maestro, compositor e arranjador americano, 84 anos, apresenta-se no Vivo Rio dia 18 de abril e, dia 20, no HSBC Brasil, em São Paulo. Ele teve sua música interpretada por cantores famosos como Dionne Warwick e Aretha Franklin, além de ter sido pianista e maestro de Marlene Dietrich.

Diário de Justiça
A 7ª Câmara Cível do Rio julga hoje o caso de uma filha que cobra pensão do pai. Maior de idade, a moça perdeu em primeira instância. Agora, a defesa dela tenta provar que o pai abusou sexualmente da filha.

A volta de Tim aos EUA
Finalmente os EUA se rendem ao talento de Tim Maia. Logo ele que, em vida, foi flagrado, na Flórida, num carro roubado, fumando maconha. Depois de cumprir cana de seis meses, foi deportado. Seu disco “Nobody can live forever”, lançado pela Luaka Bop, de David Byrne, foi bem aceito pelo “New York Times”.

Segue...
O Síndico virou matéria na “New Yorker”, que aborda a época em que Tim morou em Tarrytown, a 40 quilômetros de Nova York, entre 1959 e 1964. Lá, ficou conhecido como “Jimmy, the brazilian”. Aborda ainda o sucesso do musical sobre Tim Maia, baseado na biografia de Nelson Motta.

Zé Dirceu na ABI
A ABI afirma não ter ligação com o debate sobre o mensalão, hoje, com a presença de Zé Dirceu, na entidade. Diz que apenas alugou o espaço para o Sindipetro.

Zona Franca
O ministro Aldo Rebelo dará posse amanhã, às 12h, em Brasília, no cargo de Secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor ao coleguinha Antonio José Carvalho do Nascimento Filho, o Toninho Nascimento.

Antonio Wanderley, após 14 anos como diretor de desenvolvimento de negócios internacionais do Ibope em Miami, assume a diretoria executiva de marketing do instituto no Brasil.

Marisa Manfredini é a diretora-geral da Grande Festa do Samba, hoje, no Imperator.

O Baile Glamurama será dia 15, no MAM, no Rio. 

Sérgio Valente festeja os 15 anos de seu restaurante Bon Grill, hoje.

Mauro Magalhães recebeu ontem do presidente da Amar, Luis Igrejas, medalha pelos 30 anos da Associação da Barra da Tijuca.


Ponto Final
Há quem diga que já tem banqueiro pensando em ir às ruas lançar a campanha “Volta, Lula!”

Nenhum comentário: