sábado, janeiro 12, 2013

LEITTE QUENTE - MÔNICA BERGAMO


FOLHA DE SP - 12/01


A cantora Claudia Leitte se apresentou no Club A anteontem. A dupla sertaneja Munhoz e Mariano, a apresentadora Ana Hickmann e o estilista Walério Araújo foram ao show, em Moema.

MEIAS VERDADES

A UNE (União Nacional dos Estudantes) lançará sua própria Comissão da Verdade, no dia 18, em congresso com cerca de 3.500 centros acadêmicos no Recife. A entidade quer apurar crimes contra ao menos 46 de seus dirigentes, mortos ou desaparecidos durante o regime militar. Vão tentar desvendar o paradeiro de restos mortais e pedir alteração em atestados de óbito de guerrilheiros do Araguaia.

PATRONO

O ex-ministro de Direitos Humanos Paulo Vannuchi será o patrono da investigação estudantil. Cláudio Fonteles, que preside a Comissão Nacional da Verdade, e Paulo Abrão, da Comissão de Anistia, também participarão do ato de lançamento.

PASSADO REVISTO

A UNE pretende lançar em 28 de março dossiê sobre o desaparecimento de seu ex-presidente Honestino Guimarães, em 1973. É a data de nascimento de Honestino e de morte do estudante Edson Luís Souto, em 1968. Segundo Daniel Iliescu, presidente da entidade, há indícios de que Honestino foi "visto pela última vez numa prisão na Marinha do Rio".

PASTA E VINO

Sergio Arno vai abrir nova casa, nos moldes do antigo La Vecchia Cucina, no bairro do Campo Belo. O chef retoma suas atividades de forma mais autoral com a abertura do La Quottidiana até o final do mês. Na trattoria de especialidades da Toscana, Arno promete preços mais baixos que os do antigo restaurante.

PÕE FÉ NO HAITI

A igreja Renascer, da bispa Sônia e do apóstolo Estevam Hernandes, promove hoje a Marcha para Jesus em Porto Príncipe, capital haitiana. Quem representa a igreja lá é o cantor e deputado federal Marcelo Aguiar (PSD-SP).

PIT STOP

A corredora de Fórmula Indy Bia Figueiredo participa da oitava edição do Desafio Internacional das Estrelas, organizado por Felipe Massa, com uma missão: dar visibilidade à incontinência urinária, drama que afeta 10 milhões de brasileiros. Na corrida em Santa Catarina, hoje e amanhã, é patrocinada pela Tena, multinacional de fraldas geriátricas.

MÃOS ABAIXO

Um segurança vigia os mictórios do piso térreo do shopping Center 3, na avenida Paulista, no horário do almoço e do jantar. O shopping diz que não possui vigilantes no banheiro, mas "somente postos de limpeza".

CORRIDA À ITALIANA

A marca esportiva italiana Kappa voltará ao Brasil em 2013. Planeja abrir de cinco a dez lojas até o fim do ano.

FORTINHO

Marcos Palmeira, que engordou oito quilos para seu papel em "O Canto da Sereia", ouviu outro dia de um vendedor ambulante, no Rio: "O senhor tá fortinho, hein!". Ele viveu Augustão na microssérie da Globo dirigida por José Luiz Villamarim, que terminou ontem.

IMAGENS PAULISTANAS

A fotógrafa suíça Hildegard Rosenthal (1913-1990) ganhará nova exposição em São Paulo. No dia 25, a galeria DOC, na Vila Madalena, inaugura uma mostra com mais de 20 imagens feitas por ela na capital paulista.

LUIZ CALDAS

'O BRASIL É BREGA, ELE JÁ NASCEU ASSIM'

Luiz Caldas, o "rei do axé", rejeita rótulos. O cantor e compositor faz 50 anos no dia 19 ("no Wikipedia a data tá errada, tem que consertar"). Ele será tema de biografia e filme em 2013. Neste ano, promete também lançar um álbum por mês. Adepto da ioga e sem beber nem fumar há dez anos, busca "longevidade". "Quero ser um senhor como Mick Jagger."

Folha - E os planos para 2013?

Luiz Caldas - Vou aniversariar e eu que dou presente: liberarei [na internet] 12 discos, 150 músicas inéditas. Algumas com Gero Camilo, Chico César, Lenine, André Abujamra. Tem um filme de Abujamra e Ninho Moraes sobre mim. E uma biografia por César Rasec, o mesmo de [livro sobre] Jorge Mautner.

Acha que a música baiana, hoje, é das mulheres?

O que é interessante, pra mim, é que criei uma coisa, como o rock. E Ivete chegou a ser uma das maiores vendedoras do planeta cantando axé. Fico muito orgulhoso.

Como vê o movimento atual?

Não gosto de chamar música de movimento, isso gera coisa de marketing, mais do que arte. E não tenho grilo musical. Estou fazendo um disco de jazz com o pianista americano Bill Anschell. Já toquei com Seu Jorge. Sou compositor de chorinho, tenho show de blues. Meu rótulo é um só: música. E dou risada pra caramba quando vejo na internet 'mash-up' [fusão] de uma música minha com uma de Jay-Z. Ficou o maior suingue ele tocando em cima do meu ritmo.

Existe preconceito com axé?

Acho cinismo. Quando perguntam se a pessoa está afim de comprar avião, todo mundo quer [vender]. Todos os cantores famosos de axé têm avião. O Brasil é brega, já nasceu assim, desde o tempo de Odair José. Quem não ama Amado Batista?

E você, comprou seu avião?

Se tivesse grana, compraria outra coisa. Mas eu tenho basicamente tudo o que quero da parte materialista: casa grande, um puta estúdio. Preciso é de inspiração, e graças a Deus está rolando.

Você pinta as unhas.

A minha vaidade é meio narcisista. Olho pro espelho e, se tiver bem pra mim, que se exploda o mundo. Aprendi isso praticando ioga. Não como nenhum animal nem bebo ou fumo. Estou atrás de longevidade. Quero ser um senhor como Mick Jagger, um cara elegante como Caetano e Gilberto Gil, sabe?

E a questão da bissexualidade na axé music?

Dá quem quiser. E quem aceitar que faça bom proveito. Não vigio. Já eu estou casado há mais de 30 anos e tenho três filhos.

CURTO-CIRCUITO

A peça "Cabaret", com Claudia Raia, reestreia neste fim de semana no teatro Procópio Ferreira. 14 anos.

A festa Circo Loco acontece hoje no D-Edge. 18 anos.

A banda acriana Los Porongas faz show hoje no Sesc Belenzinho. 16 anos.

Gusttavo Lima apresenta o Acústico Moda de Viola amanhã, no Villa Mix.

O projeto Vira-Latas de Aluguel, do diretor Daniel Gaggini, seleciona jovens atores para a montagem de um espetáculo inspirado em "Cães de Aluguel", filme de Quentin Tarantino.

Nenhum comentário: