sábado, janeiro 26, 2013

Infelizes a sua maneira - CLÁUDIA LAITANO


ZERO HORA - 26/01

O que Tolstoi disse nas célebres primeiras linhas de Anna Karenina (que as famílias felizes se parecem e as infelizes sofrem cada uma a sua maneira) vale também para os países. Há infelicidades muito específicas no Haiti, no Irã, nos Estados Unidos, na Noruega, no Brasil.

Há pouco mais de um ano, participei de um congresso, em Joanesburgo, que reunia editores do Brasil, da África do Sul e da Índia. Lá estávamos nós, um pequeno grupo de seis ou sete jornalistas, aguardando a entrevista coletiva em que os presidentes dos três países falariam sobre acordos econômicos e projetos de conversar de igual para igual com as grandes potências, quando surgiu o assunto das "infelicidades específicas" das mulheres de cada uma daquelas nações tão envaidecidas da prosperidade recente e ao mesmo tempo tão comprometidas com a miséria e o atraso.

Lembro que as africanas falaram sobre a dificuldade de controlar a aids e sobre as ainda visíveis feridas do apartheid. Nós, as brasileiras, mencionamos os vergonhosos índices de violência doméstica e a singular cultura do abandono de prole que leva os homens brasileiros a saltarem de um ninho para o outro deixando um rastro de mulheres criando filhos sozinhas.

Não era exatamente um duelo de desgraças, mas por algum motivo que na hora eu não entendi a mais pessimista do grupo parecia a jornalista indiana. Minha colega de Nova Délhi contou como as mulheres eram tratadas como cidadãs de segunda categoria em algumas regiões do país, trabalhando duro fora e dentro de casa enquanto o senhor seu marido dava ordens, cobrava desempenho - e descansava. ("Como assim? Eles ficam em casa sem fazer nada?", eu quis saber. "Sim, ficam.")

Um indiano que ouvia a conversa insistiu em lembrar que só nos lugares mais atrasados era assim e que isso tudo estava mudando. A colega não se deu ao trabalho de desmentir, mas o olhar dela disse tudo o que estava passando pela sua cabeça.

Ninguém, naquele dia, falou de estupros. Nem as africanas, para quem o problema é uma espécie de epidemia nacional (um em cada quatro homens sul-africanos admite ter estuprado uma menina ou uma mulher ao longo da vida, aponta pesquisa de uma instituição médica local), nem as brasileiras (que convivem com índices altos de violência sexual inclusive contra crianças) e muito menos a discreta e melancólica indiana do grupo.

estupro seguido de morte de uma jovem estudante indiana acabou revelando um calabouço de horrores para o resto do mundo. Na Índia, os estupros não apenas são comuns, mas é praticamente impossível denunciá-los e punir os envolvidos. A repercussão internacional do caso deu visibilidade a uma cultura violenta e misógina em que a vítima costuma ser culpada pela própria agressão - e ainda é muito cedo para saber o quanto essa morte terá servido para mudar alguma coisa.

Do outro lado do mundo, o Brasil pode olhar para a infelicidade indiana e suspirar aliviado porque aqui existem as Delegacias da Mulher, a Lei Maria da Penha e as casas de passagem para atender vítimas de violência doméstica. Mas o próprio fato de o Brasil precisar de uma lei para proteger as mulheres de maridos e namorados violentos já mostra que não estamos tão longe assim da Índia.

Somos como uma família que olha com superioridade para os vizinhos que não têm TV - sem se dar conta de que mora num bairro aonde a energia elétrica ainda não chegou.

Nenhum comentário: