sexta-feira, janeiro 11, 2013

FLÁVIA OLIVEIRA - NEGÓCIOS & CIA

O GLOBO - 11/01

GOVERNO ESQUECE EFICIENCIA ENERGETICA
País lançou plano para o setor em 2011, mas medidas não avançaram. Só indústria consome 40% da energia
Nas ações do governo para lidar com restrições na oferta de energia, em razão do nível baixo dos reservatórios das hidrelétricas nos últimos meses, faltou referência a programas de eficiência. Autoridades já falaram da esperança de chuva ao acionamento permanente do parque termelétrico. Trataram de acelerar obras de linhões de transmissão e antecipar a entrada em operação de usinas eólicas e da hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira. Nada sobre medidas que podem aumentar a oferta de eletricidade, reduzir custos e elevar a competitividade da economia. O país publicou em 2011 o Plano Nacional de Eficiência Energética. Para 2013, a previsão é economizar 2.919 GWh. É a quantidade fornecida por uma usina com 700 MW de capacidade de geração, algo comparável a Angra 1, no Rio, com 640 MW. A produção atenderia a 1,675 milhão de residências, calculou um técnico do setor. Sozinha, a indústria responde por 40% do consumo de energia do país. São aproximadamente 15 GWh, segundo as contas da EPE. Mais da metade da demanda industrial é para movimentar sistemas motrizes. Uma ação de apoio à eficiência energética dos motores cairia bem agora.

35 GWh DE ECONOMIA DE ENERGIA
Foi o resultado do Procel Indústria, de 2002, quando foi criado, a 2011. É a quantidade de energia consumida no Brasil por um mês. Um plano de eficiência em motores industriais se paga em 15 meses.

É recorde
Bateu recorde histórico a arrecadação da Procuradoria do Município do Rio na dívida ativa, em 2012. Foram R$ 780 milhões, alta de 65% sobre os R$ 475 milhões do ano anterior. O resultado tem a ver com a cobrança aos grandes devedores.

Expansão
A GVT, de telefonia, TV por assinatura e internet, vai investir R$ 150 milhões na ampliação da rede no Estado do Rio este ano. A Zona Oeste da capital e a Baixada Fluminense estão entre as áreas prioritárias.

Concentrado
Os dez maiores fornecedores de material esportivo, caso de Adidas, Nike e Puma, ficaram com mais da metade (57,1%) dos contratos com times de futebol em 2012, mostra estudo da Jambo Sport Business. Outras 139 marcas atenderam a apenas 24,6% das equipes.

Seguros 1
A seguradora Mongeral Aegon cresceu 25% ao ano nos últimos oito anos. Em 2013, planeja avançar 30%. Uma das estratégias é o investimento em marketing esportivo. Vai gastar
R$ 2 milhões até 2014.

Seguros 2
Estudantes de MBA da Harvard Business School vieram ao Brasil conhecer operações da Liberty Seguros. Passaram a semana em imersão sobre o mercado segurador local.

Pré-sal
A Usiminas vendeu 400 toneladas de chapas CLC para a TenarisConfab. O destino é a produção de tubos para o pré-sal. A siderúrgica investiu R$ 539 milhões só para criá-las. As peças foram usadas no fim de 2012 na maior coluna da exploração petrolífera do país. Tem 1.650 metros; 50 deles no pré-sal.

Resíduos
O programa Jogue Limpo, do Sindicom, recebeu aporte de R$ 9 milhões de fabricantes e distribuidoras de óleo
lubrificante em 2012. O setor foi o 1º a assinar acordo com o Ministério do Meio Ambiente na Lei de Resíduos Sólidos.
É a tal logística reversa.

Economia
A fabricação do amaciante Comfort concentrado rendeu à Unilever economia de 22,2 milhões de litros de água por ano. É quantidade capaz de abastecer 2.040 lares no Brasil durante um mês.

É carnaval 1
A Cidade do Samba vai sediar um leilão de cavalos, dias 18 e 19. Serão 25 lotes de embriões e 35 animais, todos da raça
Mangalarga Marchador, enredo da Beija-Flor em 2013. Os lances largam de R$ 20 mil.

É carnaval 2
A bateria da Mangueira vai desfilar com tênis da Nike, nas cores verde e rosa.
A Grendene criou modelo especial de sandália Ipanema para os 15 anos do Expresso 2222, camarote de Gil no carnaval de Salvador.

PAINÉIS DA FOLIA
Nestlé (foto) e Bradesco, habituais patrocinadores do carnaval carioca, já instalaram seus painéis publicitários na Marquês de Sapucaí. Cada peça, produção da gráfica Stamppa, tem 1.308 metros quadrados. Custaram R$ 500 mil e são consideradas as maiores do Brasil. Após a folia, a lona do painel da Nestlé será reciclada, em parceria com a Tem Quem Queira.
A ONG fabrica bolsas e acessórios.

CERVEJA E CHURRASCO
Pelo quinto ano consecutivo, o sambista Neguinho da Beija-Flor será o interprete do jingle da campanha de carnaval dos supermercados Mundial. O filme estreia domingo em TVs, rádios e jornais. Criação da agência Unlike, foi gravado em um bar na Lapa, capital da boemia carioca. Durante a folia, a rede quer elevar a venda de bebidas em 15%. Com o calorão na cidade, aposta nas cervejas. No setor de açougue, base dos churrascos, estima aumento de 10% sobre o ano passado.

Um comentário:

Rafaela disse...

Murilo,

Você poderia divulgar o link para acesso no site do globo com a coluna da Flávio de hoje?

Aguardo retorno.