quarta-feira, janeiro 16, 2013

Fila… - SONIA RACY


O ESTADÃO - 16/01


Números fresquinhos: os campeões de reclamações encaminhadas ao Procon-SP em 2012 foram eles, os mesmos: bancos.

Estrela do setor? Itaú. A telefonia móvel “subiu” merecidamente no ranking, ultrapassando os cartões de créditos – que tiraram o segundo lugar em 2011. O Grupo Vivo Telefônica foi o destaque.

…não anda
Maiores problemas? As taxas de cadastro no financiamento de veículos – cobradas por bancos. E o não-cumprimento de pacotes ofertados por empresas de telefonia móvel.

Carlos Coscarelli, do Procon, ressalta: falta aprimorar o atendimento pós-venda.

Ponta do mouse
Jorge Paulo Lemann se junta a Bill Gates e Google. Como? Entrando na Khan Academy, por meio de sua Fundação Lemann, também como financiador do projeto.

Objetivo? Levar as aulas de Salman Khan – reconhecido educador americano, de origem indiana – a 6 mil escolas públicas do Brasil ainda em 2013.

Ufa!
Dentro do plano de Haddad para a Defesa Civil, a Secretaria de Segurança Urbana, capitaneada por Roberto Porto, interditou, anteontem, 14 residências na região do Jabaquara. Todas em áreas de risco.

Ontem, três desabaram.

Tesouros
São Paulo vai bem, obrigada, na comparação com o governo federal. Fechou 2012 com crescimento de 1,5% em termos de ICMS. De janeiro a novembro, a União arrecadou apenas 0,68% a mais.

Em ambos os casos, a inflação foi descontada.

Agora vai
Sai do papel, hoje, o órgão municipal de coordenação da Copa de 2014. Sob o comando de Nádia Campeã– nomeada, aliás, presidente do comitê da candidatura de São Paulo a sede da Expo 2020.

Primeira reunião? Sexta.

Dupla dinâmica
Após Avenida Brasil, Amora Mautner se une a Guilherme Coelho para dirigir peça de Hans Christian Andersen: O Rouxinol e o Imperador da China.

Musicado por Gilberto Gil e Jorge Mautner, estreia em abril, em SP. Os testes para o casting começam essa semana.

Sempre mulher
Usando lilás, cor que simboliza a luta feminista, Eleonora Menicucci foi a convidada de honra do primeiro evento da Secretaria de Políticas para as Mulheres – anteontem, em SP.

A ministra afirmou que o desafio de Haddad e Denise Motta Dau será a implantação da Lei Maria da Penha em toda a cidade. “Hoje, temos cinco casas-abrigo.”

No plano federal, Eleonora garantiu: não “mede esforços” para que, até o fim do governo Dilma, a lei esteja em todo o País.

Mulher 2
Ana Estela Haddad recorreu ao filme libanês E Agora, Onde Vamos? para defender que “as mulheres sejam cúmplices e companheiras entre si”. No longa, que se passa em uma aldeia dividida entre cristãos e islâmicos, as mulheres, cansadas de ver a morte de seus maridos e filhos, se unem em prol de um bem comum.

Mulher 3
Já Clara Charf, viúva de Carlos Marighella e presidente da Associação Mulheres pela Paz, lembrou à coluna que é preciso “incorporar os homens na luta contra a violência doméstica”.

Mulher 4
Convidado, o ex-presidente Lula não compareceu. Mandou carta, assinada em conjunto com Marisa Letícia, parabenizando pela criação da secretaria.

Na frente
Francesca Romana Diana é anfitriã de almoço no Baretto, no Fasano. Hoje.

Tem almoço em Aspen, hoje, para apresentar empreendimento imobiliário a brasileiros que por lá esquiam. Com direito a hambúrgueres assinados por Peter Luger – sugestão de Eduardo Gaz, da SkiBrasil.

Gabriel Nehemy e Iquinho Facchini recebem convidados na festa Tropicália. Sábado, no HSBC Brasil.

A banda Wonkas faz show beneficente pró-Projeto Sol. Sexta, no Na Mata Café.

Acontece, sábado, o espetáculo Cabaré Show. Na Offset, em Pinheiros.

Motorista da linha 917M não parou em devido ponto na Av. Paulista, ontem pela manhã. Mas o que realmente revoltou os que esperavam na calçada foi a… larga risada do moço ao volante.

Guarda metropolitana
Troca de comando da guarda civil metropolitana da cidade de São Paulo. Hadad aprovou a substituiçáo de Joel Malta de Sá por Eduardo de Siqueira Dias. O novo nome atende à necessidade de transformação da guarda prtendida pelo prefeito. Que quer a unidade mais próxima da população.

Também foi exonerado o coordenador do centro de formação da guarda. O coronel será substituído por um educador.

Nenhum comentário: