sexta-feira, janeiro 04, 2013

Férias coletivas - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 04/01


Pelo menos 15 dos 39 ministros aproveitaram o descanso de Dilma Rousseff para entrar em recesso informal no início do ano. Entre os que despacham no Planalto, só Gleisi Hoffmann (Casa Civil) está em Brasília. As pastas da Educação, Saúde, Planejamento, Transportes, Comunicações, Pesca, Meio Ambiente, Turismo, Esportes, Desenvolvimento e a Secretaria de Assuntos Estratégicos também são dirigidas por interinos. Jorge Hage, da CGU, completa a lista de ausentes.

Curto prazo A maior parte dos integrantes do primeiro escalão retornará à ativa na semana que vem. Dilma, que permanece na base naval de Aratu (BA), deve retomar agenda oficial dia 11.

Controle... Os ministros envolvidos nas operações de prevenção e rescaldo das enchentes estão na ativa, por determinação da presidente. Fernando Bezerra (Integração), o mais acionado, tirou férias em setembro passado.

... de ponto A mesma regra vale para a equipe que monitora os aeroportos sob controle da Infraero desde o feriado prolongado de Natal.

Pega geral Petistas comemoraram a descoberta de grampos da PF envolvendo o atual diretor da Antaq, Pedro Britto, na Operação Porto Seguro. Afilhado de Ciro Gomes, o ex-ministro é da cota do PSB, o que ajudaria a tirar o foco do escândalo do PT.

VIP Coadjuvante na posse de suplentes na Câmara, ontem, Bernardino Oliveira (PRB-PR) teve direito a solenidade exclusiva na sala da presidência. Com voo atrasado, assumiu a vaga de Luiz Setim (DEM), novo prefeito de São José dos Pinhais, duas horas após José Genoino (PT-SP), protagonista da tarde.

Câmera... A ministra Marta Suplicy (Cultura), a Ancine e o BNDES lançarão ainda este mês linha de crédito de R$ 140 milhões para facilitar o processo de transição das salas de cinema do país com exibição em formato analógico para o digital.

... ação O objetivo do pacote é permitir que o Brasil realize a mudança, dentro de um universo de 2.500 salas, sem que nenhuma delas seja fechada. Com a medida, o parque de salas estaria totalmente digitalizado até 2015.

Pente-fino Mesmo com a sugestão de Gilberto Kassab, Fernando Haddad não fará revisão linear de todos os contratos da prefeitura. Desde ontem, sua equipe esquadrinha acordos de maior valor que possam ser renegociados. Os de iluminação e varrição estão na mira.

Plantão O prefeito avisou aos secretários que o final de semana será de trabalho. Agendou reunião às 9h de amanhã com o comitê de gestão na área de cidadania.

Aqui não No segundo dia útil de gestão do petista José Américo, a Câmara paulistana suspendeu o serviço de café na copa do primeiro andar. O acesso à área era franqueado ao público, o que atraía moradores de rua.

Apetite Geraldo Alckmin recorreu ao restaurante popular Bom Prato, tema de ampla campanha publicitária na TV, duas vezes em menos de 15 dias. O tucano cumpre o mesmo ritual: almoça no local e posa para fotos rapidamente propagadas por aliados nas redes sociais.

Cota verde Marco Mroz, atual presidente do PV-SP, será o número 2 da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos de Alckmin.

Em bloco As bancadas do DEM e PTB fecharam acordo e apoiarão a candidatura do líder governista Samuel Moreira (PSDB) à presidência da Assembleia paulista. O pacto foi alinhavado pelo petebista Campos Machado.

com ANDRÉIA SADI e DANIELA LIMA

tiroteio
"A economia não aceita desaforo e medidas cosméticas. Para não cair para a segunda divisão, é preciso investimento e reformas."
DO DEPUTADO PAUDERNEY AVELINO (DEM-AM), sobre o desempenho médio do PIB brasileiro, que deve ficar na vice-lanterna entre os emergentes no triênio.

contraponto


Plenário do riso


Ao tomar posse, anteontem, na Câmara paulistana, o humorista Marco Ricciardelli (PTB), o Marquito, foi o centro das atenções na sala da presidência. Ele assumiu a vaga do também petebista Celso Jatene, indicado para a Secretaria de Esportes. Questionado sobre sua atuação após fazer o juramento protocolar, ele respondeu:

-Prometo que vou honrar o mandato, com honestidade. Comédia só na televisão!

Um assessor, então, completou:

-Se ele se empolgar, não tem problema. Tem a TV Câmara transmitindo todas as sessões.

Nenhum comentário: