terça-feira, janeiro 22, 2013

Fator Hugo Chávez - ANCELMO GOIS


O GLOBO - 22/01


As grandes empreiteiras brasileiras que têm na Venezuela seu principal mercado externo, com obras que totalizam US$ 3 bilhões por ano, estão muito apreensivas com a saúde de Hugo Chávez. Temem, daqui para a frente, uma mudança de rota no governo, mesmo que Chávez se recupere.

Fator Diosdado...
Para a turma do concreto, o vice-presidente Nicolás Maduro parece mais próximo do Brasil. Já o presidente do Congresso, Diosdado Cabello, militar nacionalista, parece hostil às multinacionais, inclusive as do Brasil. A conferir.

Explode coração
O amor dos governos petistas pela indústria automobilística é de doer o coração e o bolso dos contribuintes. Dentro do BNDES, que foi concebido para ajudar a produção nacional, tem quem não se conforme com o fato de o banco financiar montadoras multinacionais, que usam o dinheiro para importação de máquinas.

Dolce far niente
Como se não houvesse amanhã, o ex-banqueiro Luís Otávio Índio da Costa, acusado de lavagem de dinheiro, crimes contra o sistema financeiro e o mercado de capitais, passou o fim de semana passado, em Fernando de Noronha, PE.

No mais
Veja como é dura a vida de Obama. Ontem, quando o democrata tomou posse de seu segundo mandato na Casa Branca, um conhecido advogado carioca, que levou os netos para passear em Orlando, nos EUA, viu vários americanos vestindo camisas defendendo o uso de armas.

O MERGULHO DO BEM-TE-VI
Janeiro tem sido para os cariocas um mês marcado pelo revezamento de chuvas fortes e calor insuportável. Esta dobradinha perversa castiga não só os homens. Veja esta sequência de fotos do leitor Carlos Alberto de Brito e Cunha. O bem-te-vi de coroa (Pitangus sulphuratus), repare, mergulha na piscina da casa dele, na Barra. O veterinário André Sena Maia explica o espetáculo da natureza: “É comum eles beberem água em piscina ou tentarem comer insetos sobre água, mas acredito que esse ‘rapaz’ errou a manobra, fazendo uma aquaplanagem”. Que Deus proteja a natureza, dê um jeito no clima e a nós não desampare jamais.

Futebol e livros
O futebol tem, até hoje, uma presença na literatura brasileira muito aquém de sua importância na cultura do país. Mas, em tempo de Copa do Mundo por aqui, as editoras estão se movimentando.

Segue...
A Companhia das Letras, por exemplo, vai lançar dois romances, no meio deste ano, antes da Copa das Confederações, cujos enredos giram em torno do esporte mais popular entre os brasileiros. Os autores são Sérgio Rodrigues e Marcelo Backes.

Maria da Penha
O empresário da noite baiana Christiano Rangel, bonitão que já foi pivô da separação de um famoso casal de atores, está sendo acusado de espancar uma ex-namorada. Em Salvador, BA, a juíza da 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Márcia Lisboa, decretou medida protetiva determinando que ele mantenha distância de 300 metros da vítima, e que não vá nem à casa, nem ao trabalho da moça.

Zona Franca
O ministro Carlos Alberto Reis de Paula já é, ao contrário do que saiu aqui, ministro do TST. Ele será o primeiro negro a ocupar a presidência do tribunal, a partir do dia 5 agora.

A ESPN vai trazer 90 funcionários para a cobertura da Copa de 14.

Começa dia 25 uma exposição sobre Henfil, no Rioprevidência Cultural, no Maracanã. Hoje, a deputada Juliana Brizola participa do evento “Brizola 91 anos”, na Cinelândia.

O ator Paulo Betti está hoje no sarau itinerante “Sesc Casa da Gávea”, em Madureira.

Será lançado hoje, às 19h, no Tijuca T. C., o movimento “Zico 60 anos, um mundo rubro-negro”.

O Pérgula, do Copacabana Palace, recebe hoje o 298º almoço dos Companheiros da Boa Mesa. Ana Kurban estreia reality de remo, no Off.

Petrobras condenada
Ajuíza Nelise Maria Behnken, da 5ª Vara do Trabalho de Duque de Caxias, RJ, condenou a Petrobras a pagar R$ 300 mil a Álvaro Luis Pinto Alves, funcionário da Reduc. Por causa da presença de benzeno no trabalho, segundo a ação, ele contraiu uma doença que ataca a medula óssea. Causa ganha pelo Normando Rodrigues Advogados Associados.

Ao amigo Walmor
A atriz Camilla Amado, 71 anos, recebeu a notícia da morte de Walmor Chagas, seu melhor amigo, sexta passada, minutos antes de subir ao palco do Sesc Copacabana para a peça “O lugar escuro”. Entrou em cena “em nome do teatro e de Walmor”. Arrebatou a plateia.

Crime e castigo
O juiz Fábio Uchôa, da 2ª Vara Criminal do Rio, decretou a prisão preventiva dos 11 acusados de matar o torcedor Diego Martins Leal, em agosto de 2012, horas antes de um jogo entre Flamengo e Vasco.

Efeito Zeca
O presidente da CBF, José Maria Marin, enviou a Zeca Pagodinho cinco toneladas de alimentos e mais duas de água para ajudar as vítimas das chuvas em Xerém.

Blocos de rua
O coleguinha Gilberto Dimenstein, criador e coordenador do site paulista Catraca Livre, fechou parceria com o AfroReggae para lançar o aplicativo Blocos de rua. A ferramenta digital, gratuita, informa o bloco mais próximo e a agenda do carnaval de rua do Rio.

Cena carioca
Domingo à noite, uma madame, com roupa de ginástica, corria no calçadão da Praia da Barra, no Rio, seguida por um... segurança. O sujeito, todo suado, corria de calça jeans e pistola na cintura. Há testemunhas.

Nenhum comentário: