segunda-feira, janeiro 07, 2013

Ensaio geral - FABIO ZAMBELI - PAINEL


FOLHA DE SP - 07/01


Marina Silva usará a agenda das "cidades sustentáveis" para buscar, já em 2013, protagonismo no debate de temas polêmicos nas 20 capitais cujos prefeitos recém-empossados são signatários de carta-compromisso com práticas ambientalmente seguras. A ex-ministra diz a aliados que, enquanto constrói o alicerce doutrinário de sua nova sigla, pretende influenciar nas medidas que envolvam a qualidade do ar, a mobilidade urbana e a ordenação do uso do solo.

Frota... Em São Paulo, além do Plano Diretor, marineiros devem se debruçar de imediato sobre a flexibilização da inspeção veicular, anunciada por Fernando Haddad e alvo de críticas.

...verde Até auxiliares de Marina que atuaram na campanha petista questionam, em privado, as novas regras. Cobram a criação de uma câmara técnica que resguarde os ganhos já obtidos na capital quanto à emissão de poluentes por carros.

Calendário Embora não deseje assumir agora a pré-candidatura presidencial em 2014, Marina afirma a interlocutores que a coleta de adesões à nova legenda deve começar em fevereiro.

Recrutamento Apoiadores da ex-ministra recorrerão à internet, vista como decisiva na campanha de 2010, para mobilizar filiados. Não está descartada a hipótese de fusão com o PEN (Partido Ecológico Nacional), já avalizado pelo TSE.

Restos... Em franca aproximação com Haddad, Gilberto Kassab não se descolou totalmente de José Serra. O ex-prefeito angaria recursos para saldar a dívida de campanha do tucano, estimada em R$ 20 milhões.

... a pagar Depois da resistência inicial, o PSDB-SP assumiu a dívida da campanha de Serra em dezembro. Desde então, conseguiu quitar 20% das pendências.

Revanche Escanteado na composição do governo de Haddad, o PR abre, nessa semana, negociação com Geraldo Alckmin. Dirigentes estaduais da sigla de Valdemar da Costa Neto se reúnem com o núcleo político do governador para reivindicar espaço no Bandeirantes em troca de apoio em 2014.

Alta... O ministro Paulo Bernardo (Comunicações) definiu que haverá subsídio para a migração completa do sinal de TV analógico para digital até 2016. Mas antes disso, o governo federal forçará a produção de televisores e celulares com o software de interatividade Ginga.

... definição Este ano, fabricantes de celulares terão de entregar 5% dos aparelhos com o kit digital.

Em 2014, serão 10%. Esse índice foi de 3%, no ano passado. Nas TVs, 100% terão conversor embutido e 75% o Ginga.

On demand O governo quer usar a Copa e a Olimpíada para estimular a venda de mais aparelhos que recebam o sinal digital. Com a estratégia, as emissoras seriam impelidas a migrar com mais celeridade para essa tecnologia.

Resgate Com a viagem de Antonio Patriota para a Turquia, no início do ano, funcionários do Itamaraty brincam nos bastidores que o ministro foi salvar Morena, personagem mantida como escrava em Istambul na trama da novela "Salve Jorge", exibida pela TV Globo.

No comando A partir do dia 14, o ministro Ricardo Lewandowski assumirá a presidência do Supremo Tribunal Federal, em revezamento com Joaquim Barbosa. O revisor do mensalão ficará no posto até o final do recesso do Judiciário.

Tiroteio
"O casamento entre Kassab e PT já era certo.

O que ocorre agora é a festa, na qual Haddad deu ao ex-prefeito a melhor fatia do bolo."
DO PRESIDENTE DO PSDB-SP, PEDRO TOBIAS,
sobre a escolha de aliados de Kassab para chefiar a empresa de turismo da prefeitura na gestão petista.


Contraponto


Erro de avaliação


Na década de 1970, o então sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva convidou dois médicos comunistas para o departamento de saúde do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Walter Feldman, hoje deputado do PSDB, e Gilberto Natalini, vereador do PV, recusaram o convite. Achavam que Lula não prosperaria como dirigente sindical.

Após 30 anos, Feldman encontrou o ex-presidente em evento com Dilma Rousseff, que provocou:

-Hoje, quem se arrependeria? O sindicalista que apostou nos médicos errados ou vocês que não apostaram no sindicalista?

Nenhum comentário: