quarta-feira, janeiro 30, 2013

Divisão no PMDB - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 30/01

O Planalto está reagindo à tentativa do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e do candidato a sucedê-lo, Renan Calheiros (PMDB-AL), de impor o senador Romero Jucá (PMDB-RR) como líder do governo na maioria. O vice Michel Temer e a ministra Ideli Salvatti entraram em campo para garantir que o futuro líder do PMDB, Eunício Oliveira (CE), comande a maioria.

A ira e a enrolação
O vice paulista Afif Domingos (PSD) e a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) continuam negando que conversaram sobre parecer jurídico que permite a Afif acumular a vice e o Ministério da Micro Empresa. Mas, agora, Afif reconhece a existência do parecer, ao qual se refere como: "precedentes firmados em jurisprudência". Ontem, admitiu que o estudo foi produzido pelo "consultor Cláudio Lembo". "É uma questão em tese, não é para mim especificamente, é para qualquer vice", justifica. Contou também que, na sexta-feira (25), em São Paulo, a presidente Dilma reagiu com ira à ideia. A presidente lhe disse: "Que barbaridade é aquela que saiu no GLOBO!".

“Passei dez dias com a presidente Dilma na Rússia, e ela não falou nada. Estou fora. Não estou em idade de aventura”
Luiz Henrique
Senador (PMDB-SC), ao ser sondado para concorrer à presidência do Senado contra o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL)

Quem sou eu?
O grupo da ex-senadora Marina Silva (sem partido), o coletivo Nova Política, começou a debater nomes para o novo partido que está sendo criado. Estão na lista sugestões: Partido da Terra, Brasil Vivo, Partido Plural e Semear.

O reinado
Inocêncio Oliveira (PR-PE), ex-presidente da Câmara, quer completar duas décadas ininterruptas na Mesa Diretora da Casa. Em 2011, ele tinha dito que não concorreria mais. Mas agora disputa a vaga do PR contra Maurício Lessa (AL) e Francisco Floriano (RJ). O político de Serra Talhada já avisou que, se perder no partido, vai a plenário como candidato avulso.

O drama dos royalties
O presidente da CNT, senador Clésio Andrade (PMDB-MG), reuniu 400 prefeitos anteontem em jantar. O evento virou uma manifestação pela derrubada do veto à lei dos royalties do petróleo e pelo aumento dos royalties do minério para 4%.

Na contramão da sociedade
Os agentes penitenciários fazem greve hoje. Querem derrubar veto da presidente Dilma a artigo que permite que eles usem armas fora do horário de trabalho. A sociedade quer menos armas nas ruas. Em dez anos de Estatuto de Desarmamento, foram recolhidas 617 mil armas. Se os agentes vencerem a queda de braço com o governo, serão mais de 70 mil armas nas ruas.

Corporativismo
A decisão do PGR, Roberto Gurgel, de denunciar Renan Calheiros (PMDB-AL) pode ter blindado a candidatura deste à presidência do Senado. Muitos senadores dizem que foi oportunismo, passados quatro anos, denunciá-lo a sete dias do pleito.

A explicação
O governo da Paraíba escreve dizendo que não acusou o Tribunal de Justiça do estado de cometer irregularidades no pagamento de precatórios. Explica que recorreu ao CNJ para obter certidão e viabilizar empréstimo no BNDES.

ESCÂNDALO. Afastado em setembro, pela Justiça, José Riva (PSD) concorre amanhã para voltar a presidir a Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Nenhum comentário: