domingo, janeiro 13, 2013

Conexão Nordeste - FÁBIO ZAMBELI - PAINEL


FOLHA DE SP - 13/01

Dilma Rousseff fará este mês périplo pelo Nordeste para inaugurar obras do PAC e afagar governadores da região onde obteve mais expressiva vantagem na eleição de 2010. A caravana começa nos dias 17 e 18 pela Paraíba e Piauí. A presidente irá ainda ao Ceará, onde, ao lado de Cid Gomes (PSB), entregará a Barragem Figueiredo e a Zona de Processamento de Exportação. A agenda foi planejada pelo ministro Fernando Bezerra (Integração), da cota de Eduardo Campos (PSB-PE).

Marca Governistas querem que Dilma encampe a revisão do pacto federativo como uma das principais bandeiras para a campanha pela reeleição em 2014. A ideia é lançar o projeto em março, durante conferência de desenvolvimento regional.

Copyright Auxiliares da presidente lembram que o socialista Eduardo Campos empunha a mesma bandeira na tentativa de se credenciar à corrida pelo Planalto.

Escaldado 1 No comando do STF a partir de amanhã, Ricardo Lewandowski evitará medidas polêmicas durante os 15 dias de seu plantão na corte. Deve deixar temas espinhosos para a análise do plenário, que retoma atividades em fevereiro.

Escaldado 2 O ministro avalia que qualquer gesto durante o período de recesso será interpretado como teste de sua atuação na etapa derradeira do mensalão.

Onde pega Advogados dos condenados no mensalão tentarão desconstruir, na fase de embargos, dois pontos nevrálgicos no acórdão do julgamento, que deve ser publicado no próximo mês.

Domínio... Defensores do núcleo financeiro contestam a caracterização da lavagem de dinheiro. Entendem que os votos dos ministros indicam favorecimento real, crime com pena mais branda. Dizem não ter havido demonstração de que seus clientes objetivavam reinserir os recursos ilícitos no mercado.

.... do fato O núcleo político, no qual estão José Dirceu e Delúbio Soares, questiona a tipificação de quadrilha. Faltaria, na visão dos advogados, a identificação da antecedência da montagem do grupo aos crimes que teriam sido cometidos.

Terceiro... Fernando Haddad prorrogou por um ano contratos de três organizações sociais da saúde. Os aditamentos somam R$ 135,5 milhões. O tema foi objeto de polêmica eleitoral com José Serra. Ala petista era contrária às terceirizações.

... turno Haddad manterá o sistema, que inflou o custeio da prefeitura no início de mandato. Promete, contudo, tornar mais rigorosa a fiscalização de metas e resultados.

Gesto Em atrito com Haddad quanto ao novo formato da operação policial na cracolândia, Geraldo Alckmin receberá o prefeito e seus secretários para "tête-à-tête" no dia 22. O encontro será no Palácio dos Bandeirantes.

No atacado O tucano chamou seu primeiro escalão para discutir com a equipe do petista itens da agenda comum aos governos estadual e municipal. A pauta inclui transportes, saneamento, habitação, saúde, educação, segurança e Copa-2014.

Recall De um antigo aliado de Serra, sobre o frenesi acerca de sua eventual saída do PSDB: "Na pior das hipóteses, ele aparecerá na próxima pesquisa presidencial. E à frente de Aécio Neves".

Blitz verde Presidente do PV, o deputado José Luiz Penna correrá o país defendendo a inspeção veicular nacional. Salvador, onde o partido elegeu o vice de ACM Neto (DEM), será o ponto de partida da campanha.

Tiroteio

"O PT tanto fez nos últimos dez anos que nos levou ao pior dos mundos: agora, além do crescimento pífio, temos inflação alta."

DO EX-GOVERNADOR ALBERTO GOLDMAN (PSDB), sobre a alta do Índice de Preços ao Consumidor, que fechou 2012 acima da meta do governo.

Contraponto

Programa de auditório

Durante sessão da Câmara, em dezembro, Lincoln Portela (PR-MG) fazia longo discurso, quando foi interrompido por Miro Teixeira (PDT-RJ). Irritado com o acionamento, a cada minuto, da campainha que avisa o fim do tempo para cada parlamentar, o pedetista disse:

-Esse mecanismo é desagradável. De repente, fica parecendo aquela coisa dos hipódromos: toca-se a campainha antes de se dar a largada para a corrida de cavalos.

Sem ter seu pedido atendido, Teixeira completou:

-Assim é melhor soar a campainha a cada 30 segundos. Vamos treinar para o "Se vira nos 30", do Faustão.

Nenhum comentário: