sexta-feira, janeiro 04, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Faço política porque tenho causas e sonhos”
Mensaleiro José Genoino (PT-SP) ao tomar posse como deputado federal


MARCO AURÉLIO É O MINISTRO MAIS PRODUTIVO DO STF

Pelo segundo ano consecutivo, o ministro Marco Aurélio foi o mais produtivo do Supremo Tribunal Federal: em 2012, ele tomou 8.719 decisões, das quais 6.938 monocráticas. Dias Toffoli foi também muito produtivo, tendo sido responsável por 8.568 decisões. Em seguida, no ranking de produtividade do STF, estão os ministros Celso de Mello (6.585 decisões), Joaquim Barbosa (6.304) e Cármen Lúcia (5.830)

RANKING

Segundo as estatísticas do STF, Ricardo Lewandowski julgou 5.794 processos, Luiz Fux 5.456, Gilmar Mendes 5.343 e Rosa Weber 5.141.

TODO O GÁS

Já em dezembro, primeiro mês como ministro do STF, Teori Zavascki foi responsável por 948 decisões, 798 das quais monocráticas.

O LÍDER E O LANTERNA

Em dezembro, em meio ao julgamento do caso do mensalão, Marco Aurélio tomou 1.236 decisões. Joaquim Barbosa, o lanterna, somou 7.

ESTAMOS AÍ

Vem aí o Partido da Renovação Social (PRS), do candidato derrotado a vereador no Rio Cristiano de Moragas, que teve menos de 800 votos.

BERZOINI PODE SER O PRÓXIMO LÍDER DO GOVERNO

O deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) é o mais cotado para assumir a liderança do governo na Câmara em lugar de Arlindo Chinaglia (PT-SP). O principal concorrente, Paulo Teixeira (SP), está praticamente descartado pela presidente Dilma após desgaste no comando da CPMI do Cachoeira. Como prêmio de consolação, Teixeira deve faturar a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

EM BAIXA

Cotado para líder do governo, o relator da empacada Reforma Política, Henrique Fontana (PT-RS), já é dado como descartado para os cargos.

ISOLADO

Odair Cunha (PT-MG) também deve sair com as mãos abanando. Na relatoria da CPMI do Cachoeira, desagradou a gregos e troianos.

ADVERSÁRIO EM VISTA

O PMDB está preocupado com a possível saída de Arlindo Chinaglia, que seria forte concorrente ao comando da casa contra Henrique Alves.

BABA OVO

O prefeito de Rio Branco, Marcus Aguiar (PT), é o bajulador mais escrachado do meio político: recorreu à Justiça para anexar ao nome os sobrenomes da mulher, Viana e Silva, para fingir que é parente dos irmãos Viana, Jorge e Tião, que há anos dominam a política no Acre.

MAKE THE KNIFE

O “cara” não está mais sozinho. Um setor do Partido Republicano dos EUA acusou a outra de “esfaquear” pelas costas o partido por apoiar Obama na aprovação do “abismo fiscal”, segundo a Fox News.

MENOS UM

O deputado Garotinho (PR-RJ) comemorou mais um “desfalque na Gangue dos Guardanapos”: o secretário municipal de Urbanismo do Rio, Sérgio Dias, companheiro de farras de Eduardo Paes, foi demitido.

TORTURA MODERNA

Questionado se tomou posse durante o recesso parlamentar para não chamar a atenção da mídia, o mensaleiro José Genoino foi obrigado a lamentar: “Claro que não. Vocês todos estão aqui. Deu pauta”.

ALVO RELIGIOSO

Depois da polêmica do deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), Erika Kokay (PT-DF) também atacou Bento XVI pelo Twitter: “O papa reedita a Inquisição. Com fogueiras simbólicas, mas igualmente destruidoras”.

POSSE DE ‘DOIDÃO’

O cheiro de cola de sapateiro ontem na posse de José Genoino (PT-SP) na Câmara, feita a portas fechadas e sem a presença da oposição, foi motivo de piada. O material é usado na reforma do Salão Verde.

SUPERLOTAÇÃO

Envolvida em escândalo na Operação Porto Seguro, Agência Nacional de Transportes Aquaviários diz que pagará aluguel mensal de R$ 16,4 mil, por cinco anos, para acomodar funcionários em prédio em Belém.

DEMISSÕES NA AGU

Enquanto a presidente Dilma decide se Luis Adams fica na AGU, ele promove mudanças. Mandou exonerar a Procuradora Regional da 1ª Região, Ana Luisa Mendonça, que discordou de Lei Complementar enviada por ele. É a segunda que foi demitida pelo mesmo motivo.

PENSANDO BEM...

O trocadilho é velho, mas sempre atual: Genoino inicia, hoje, sua “atividade pralamentar”.


PODER SEM PUDOR

JEITO DE SENTIR SAUDADES

Ademar de Barros gostava tanto do amigo José Paulo Freire que até o nomeou para um cargo importante, no governo de São Paulo. Pouco tempo depois, Jânio Quadros venceu as eleições e processou Ademar, que resolveu passar uma temporada na Bolívia. Lá, soube que o amigo José Paulo virou aliado de Jânio. De volta a São Paulo, Ademar se queixou:

- Bastou eu viajar para você me trair, ficando com o Jânio.

- De jeito nenhum. Fiquei com Jânio só para ter saudades do senhor...

Nenhum comentário: