terça-feira, janeiro 29, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Agora, é com a CGU (Controladoria Geral da União)”
Ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) sobre os enrolados na Operação Porto Seguro


SUBORDINADO DEFINE O FUTURO DE ADAMS NA AGU

Em Brasília, as atenções convergem para Ademar Passos, corregedor-geral da Advocacia-Geral da União: ele decide se inclui no processo administrativo-disciplinar dos enrolados na Operação Porto Seguro, da PF, o ministro Luiz Adams (AGU), que o nomeou. A Casa Civil mandou para a Controladoria-Geral da União o relatório que originalmente pede o indiciamento e a demissão de Adams, da chefe de gabinete, Hebe Pereira Silva, e do consultor-geral da União, Arnaldo Sampaio Godoy.

SUSPEITA

Adams, Godoy e Hebe são suspeitos de favorecerem a Tercondi, do ex-senador Gilberto Miranda, empresa que atua no porto de Santos.

OPERAÇÃO ABAFA

Entidades como Anauni (advogados da União) temem que o corregedor Ademar Passos promova “operação abafa” para livrar o chefe Adams.

PIZZA NO FORNO?

As conclusões da comissão de sindicância já vazaram, mas a AGU ainda não o divulgou oficialmente, e as entidades temem alterações.

OLHO DA RUA

Outro homem de confiança de Luiz Adams, José Weber Holanda Alves, nº 2 da AGU, já foi demitido em novembro, pela presidente Dilma.

JUCÁ ABRE MÃO DE CARGO NA MESA POR LIDERANÇA

O senador Romero Jucá (PMDB-RR) disse a correligionários que abre mão da segunda vice-presidência do Senado – cargo ao qual o partido tem direito por ser o maior da Casa – em troca da liderança do bloco da maioria. Preocupado com a repercussão de sua briga pela liderança do PMDB contra o favorito Eunício Oliveira (CE), Jucá recuou e disparou telefonemas em busca de apoio da bancada para representar o bloco.

PERFIL POLÍTICO

Líder por sete anos, Romero Jucá diz preferir participar das decisões do jogo político a assumir cargo na mesa ou em comissão.

COMPOSIÇÃO

Romero Jucá pretende, com o gesto, ajudar na composição para fazer de Vital do Rêgo (PMDB-PB) segundo vice-presidente do Senado.

NEM AÍ

A União Nacional dos Estudantes ignorou a tragédia de Santa Maria (RS). Talvez porque as vítimas não eram estudantes profissionais.

PERDIDO NO ESPAÇO

O ministro nanico Celso Amorim (Defesa) pagou mico oferecendo apoio das Forças Armadas: a base aérea de Santa Maria (RS) é a mais equipada do País, e a de Porto Alegre funcionou à perfeição sem ele.

PALAVRA PROIBIDA

O estigma do fogo arde no coração dos brasileiros: quase dez anos depois, ninguém foi punido pelo incêndio na base de lançamentos de Alcântara (MA), quando morreram 21 pesquisadores, todos jovens.

PGR NO PALANQUE

A Procuradoria-Geral da União apresentou denúncia contra Renan Calheiros, sexta (25), sobre alegações datadas de 2007. A ação, curiosamente protocolada a oito dias da eleição, favorece o procurador Pedro Taques (PDT-MT), rival dele na disputa para presidir o Senado.

TROPA UNIDA

O deputado Miro Teixeira (RJ) defende que o PDT faça caravanas pelo País afora e aumente o número de candidaturas em 2014: “A única maneira de acabar com briga interna é arrumar um motivo comum”.

GEDDEL NA CGU?

O baiano Geddel Vieira Lima está na campanha de Eduardo Cunha (RJ) na disputa pela liderança do PMDB na Câmara dos Deputados. Sua expectativa é voltar a ser ministro. Como referência ética do grupo, poderá substituir outro baiano, Jorge Hage, na Controladoria-Geral da União (CGU).

INOCENTE

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) diz não ser responsável pela própria propaganda política: sua foto na capa do CD da Liga das Escolas de Samba do Amapá, financiado pelo governo estadual.

SUMIÇO

A tragédia em Santa Maria encobriu o fiasco no fim de semana em Porto Alegre do Fórum Social Temático, braço dos maluquinhos do Fórum Social Mundial. Apareceram menos de mil dos 30 mil previstos.

MEMÓRIA CURTA

Sobreviventes do incêndio que em 2003 matou 100 pessoas numa boate nos EUA lamentaram no jornal The Christian Science Monitor que o Brasil “não aprendeu a lição”: lá, a pirotecnia causou a tragédia.

PENSANDO BEM...

...a pátria mãe gentil chora Fábios, Josés, Marianas, Julianas...


PODER SEM PUDOR

UM BAIANO NOS PAMPAS

Reza o folclore político que o gaúcho Getúlio Vargas arrumou encrenca com o general Flores da Cunha, em 1937, ao nomear o general Daltro Filho, soteropolitano, como interventor no Rio Grande do Sul.

- Que fizeste, Getúlio? Tu és um renegado!

Getúlio reagiu com naturalidade:

- Ora, Flores, se um gaúcho pode governar o Brasil, por que um baiano não pode governar o Rio Grande?

Nenhum comentário: