sexta-feira, janeiro 25, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Eu falo de redução de tarifa de energia”
Presidente Dilma se recusando a falar sobre o iminente aumento no preço da gasolina


PMDB-MG DÁ ULTIMATO AO PLANALTO EM TROCA DE APOIO

Cotado para assumir secretaria de Saúde na gestão do tucano Antônio Anastasia em Minas, o deputado Saraiva Felipe (PMDB) e o presidente do PMDB-MG, Antônio Andrade, deram um ultimato ao vice-presidente Michel Temer. Em reunião na terça, a bancada avisou que negociará apoio ao mineiro Aécio Neves (PSDB) à presidência, em 2014, caso não receba “contrapartida melhor” (cargos) no governo federal.

ASSÉDIO TUCANO

O senador Aécio Neves aproveita a demora do governo federal em definir a reforma ministerial para flertar com partidos da base de Dilma.

PREFERENCIAL

O PMDB de Minas garante dar preferência ao governo federal, e cogita até negociar cargo em alguma estatal que fure poço. Qualquer uma.

ENXADA

Comenta-se no Twitter que desta vez é justa a invasão do MST no Instituto Lula, em São Paulo: afinal, trata-se de área improdutiva.

IMPEDIMENTO

O ex-prefeito Cesar Maia (DEM) adverte: patrocínios privados ao Instituto Lula são tão suspeitos quanto as “consultorias” de Palocci.

‘NEOAMIGO’ DE DILMA ATACA SUA POLÍTICA ECONÔMICA

Avança o coro daqueles que são do contra e apostam no pior, como disse a presidente Dilma. Lá de Davos, onde participa de seminário de poderosos, o tucano Pérsio Arida, sócio de André Esteves no BTG Pactual, aconselhou o ministro colombiano Maurício Cardenas: “Não copiem o governo brasileiro. A execução da política econômica é muito pobre e o que desaponta é o reduzido nível de investimento”. O BTG acaba de investir na Colômbia. Aqui, é neoamigo do governo Dilma.

AVANÇO PARAIBANO

O governo da Paraíba comemora a impressionante redução do analfabetismo de 29% para 14% em sua população, entre 2010 e 2012.

CAIM E ABEL?

Pedro Taques (PDT-MT) nega divergir de Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), também candidato a presidir o Senado: “É meu irmão de causa”.

SINAL VERDE

A Executiva do PV se reunirá neste sábado, no Recife, para discutir com o presidenciável Fernando Gabeira os rumos do partido em 2014.

NA DÚVIDA

Faltou um bom conselheiro político ou foi proposital o tom autoritário, quase rude, de Dilma na TV, dividindo o País em “a favor” e “contra”. Deveria sentir arrepios com aquele velho slogan “Ame-o ou deixe-o”.

BRONCA NÃO MATA

A polícia investiga se uma bronca da doce atriz Zezé Polessa levou à morte um motorista da Globo. Lorota. Se bronca matasse, a presidente Dilma já teria dizimado o ministério e seria chamada de “serial killer”...

ENTREGA A BENGALA

Os Correios completam 350 anos com corpinho de 350: encomenda simples postada por um leitor em Brasília, no dia 17, chegou a São Paulo oito dias depois, às 18h48. A operação tartaruga custou R$ 16.

INFALÍVEL

O gozador Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) enrubesceu o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), seu adversário, em reunião da bancada com Henrique Alves (PMDB): “Aqui, ninguém resiste a esses olhos azuis...”

EIS A QUESTÃO

O líder do PR, Lincoln Portela (MG), marcou para o dia 1º a eleição para a escolha do novo líder na Câmara. A bancada, em negociação com o Planalto, não decidiu se volta à base ou segue para a oposição.

DEM FECHADO

Prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM) se comprometeu com Henrique Alves (PMDB-RN), a conversar pessoalmente com qualquer deputado do partido que divergisse de sua candidatura ao comando da Câmara.

BILIONÁRIA ANGOLANA

Filha mais velha do presidente da pobre Angola, Isabel dos Santos é a primeira bilionária da África, com ações de bancos e empresas portugueses e telefonia em Luanda, diz a revista americana Forbes, que apontou a pouca transparência nos negócios da moça.

SUBMERSO

O deputado Mário Negromonte (PP-BA) até hoje não se recuperou da perda do Ministério das Cidades, após denúncias de irregularidades, em 2012. Ele permanece distante e isolado das atividades do partido.

PENSANDO BEM...

...em casa baixou, mas a conta da luz no fim do túnel está pela hora da morte.


PODER SEM PUDOR

ÁLCOOL RUIM É O QUE ACABOU

Ministro de Ernesto Geisel, Mário Henrique Simonsen recebeu um repórter do New York Times, que no final o provocou:

- Ministro, desculpe se achar a pergunta indelicada, mas dizem que o senhor sofre restrições de algumas áreas do governo porque é dado ao álcool. Isso é verdade?

Simonsen tirou de letra, com bom humor:

- Só quando acaba o uísque.

O austero general Geisel o demitiu assim que soube da resposta.

Nenhum comentário: