domingo, janeiro 13, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Vou dar um tempo na política”
Ex-deputado Ciro Gomes (PSB-CE), prometendo apostar na carreira de jornalista


LULA AINDA PODE SER CONDENADO POR IMPROBIDADE

Extinto na Justiça Federal de Brasília em dezembro por “falta de pressupostos processuais”, o processo de improbidade administrativa contra o ex-presidente Lula pode voltar à pauta após o recesso do Judiciário, com novo recurso do Ministério Público Federal. Lula e o ex-ministro da Previdência, Amir Lando, são acusados de suposto favorecimento ao banco BMG no crédito consignado. O ex-presidente poderá ter seus bens bloqueados para devolver R$ 9,5 milhões.

PENDURADO

A Justiça Federal considerou que Lula não poderia ser acusado após o fim do mandato. O processo está em apenso do mensalão no STF.

SABOR EXÓTICO

O Brasil ainda vai patentear com a Venezuela a “diplomacia chiclete com banana”: você mastiga, mastiga, mas não engole a Constituição.

HERANÇA

O deputado Giovanni Cherini (PDT-RS) lembra os dezenove anos que a presidentea Dilma passou no PDT e garante: “Ela continua brizolista”.

‘MEGA’ ANTECIPADA NA INTERNET AINDA INTRIGA

Persistem as “coincidências” na divulgação da cidade vencedora da Mega-Sena da Virada, 16 dias antes no Orkut por suposto parente de um diretor da Caixa. Logo após a confirmação do sorteio de Aparecida de Goiânia (GO), o site especializado apostebem.com.br tirou do ar a informação de que a cidade ganhou a Mega em 2007, e que três cidades goianas levaram a bolada entre agosto e dezembro de 2012.

CAIXA DE SURPRESAS

A Caixa nega possibilidade de manipulação dos sorteios, mas mantém a exigência de não revelar o nome de vencedor, “por segurança”.

ERA DO GELO

Uma remessa simples enviada dos EUA há 20 dias chegou à Noruega em 7 dias. O destinatário do Brasil mantém esperanças nos Correios.

O OLHO DO DONO...

Após deixar a Prefeitura de São Paulo, Gilberto Kassab planeja sair em turnê pelo País como presidente do PSD.

LENDA URBANA

A Justiça da Venezuela deu sobrevida a Hugo Chávez, transferindo-o da UTI para a recém-criada UPI: Unidade de Presidência Intensiva.

NAUFRÁGIO

A Marinha não informou à coluna se é dela a lancha “Amazônia Azul” – uma Intermarine Azimuth de R$ 6 milhões, descaracterizada, que Dilma usou em passeio com dois governadores durante as férias na Bahia.

PROGRAMÃO

O subsecretário de Aduana e Relações Internacionais da Receita, Ernani Checcucci, podia poupar-se o “sacrifício” de viajar ao Azerbaijão para discutir “cooperação”. A Embaixada do Brasil dá conta do recado.

TÁ DIFÍCIL

O senador Pedro Taques (PDT-MT) defende que o adversário de Renan Calheiros (PMDB-AL) na disputa a presidente do Senado Federal seja do próprio PMDB, “em razão da proporcionalidade da Casa”.

CASO MÉDICO

Falta Filgastrina para tratamento da hepatite C no Rio, após a Anvisa suspender uma das marcas. O governo do Rio de Janeiro não fornece outras e, com tratamento interrompido, pacientes dão queixa na delegacia.

BRIGA FEITA

O PV ameaça campanha contra Henrique Alves (PMDB-RN), candidato ao comando da Câmara, se ele tiver fechado com ruralistas de votar a PEC que atribui ao Congresso a demarcação de terras indígenas.

EM ALTA

A popularidade do ministro Joaquim Barbosa é crescente. Desde sua posse na presidência do STF, em novembro, surgiram páginas nas redes sociais em referência a seu nome. Só no Facebook, tem umas 50.

PIOR QUE TÁ, FICA

O deputado Antonio Andrade (PMDB) critica o governo de Minas por não ter “feito quase nada” para evitar tragédias com a chuva este ano. “Só resta pedir a São Pedro para chover, só que devagarinho”.

POVO ESQUISITO

Feliz o país que pode adiar a votação do Orçamento de 2013. Os congressistas americanos passaram as Festas em Washington discutindo o “abismo fiscal” com Obama. Esses americanos...

SANTO DE CASA

Na ditadura, tínhamos o “milagre econômico”. Agora, esperamos o “milagre da economia”.


PODER SEM PUDOR

PISTOLÃO NO PT

O então ministro do Planejamento, Guilherme Dias, surpreendia assessores pela paciência e simplicidade no relacionamento com o cidadão comum. Certa vez, recebeu carta desaforada de um servidor, simpatizante do PT, e não só a respondeu, espantando o missivista, como resolveu o problema relatado. Em outra carta, dessa vez amável, o servidor federal agradeceu as providências e avisou:

- Vou pedir ao Lula para manter o senhor no ministério.

Assim, o ministro ganhou o seu primeiro "pistolão" no PT.

Nenhum comentário: