quarta-feira, janeiro 16, 2013

Caderninho - FÁBIO ZAMBELI - PAINEL


FOLHA DE SP - 16/01


Com a popularidade abalada pela crise na segurança, Geraldo Alckmin passou a monitorar diariamente os índices de criminalidade de São Paulo -tema que o PT vê como mais sensível ao tucano para a eleição de 2014. Desde o início do ano, o governador anota em sua agenda pessoal o número de homicídios, latrocínios e confrontos com policiais. Em privado, mostra entusiasmo com as estatísticas de 2013: a média de assassinatos do ano passado só foi alcançada em três ocasiões.

Muita calma Apesar dos indicativos preliminares, Alckmin tem dito a aliados que prefere aguardar o balanço mensal de crimes, a ser divulgado pelo secretário Fernando Grella (Segurança Pública), para comemorar eventual redução substantiva.

Sintonia fina Grella, que substituiu Antonio Ferreira Pinto na pasta no auge da crise, afirma que teve na semana passada sua primeira reunião com o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça). Avaliaram as operações em curso na área de inteligência da polícia e nas divisas do Estado.

Pechincha A exemplo do que fez com as prefeituras de São Paulo e Rio nas tarifas de ônibus, o ministro Guido Mantega (Fazenda) pediu ao governo paulista que retenha reajustes das passagens de metrô e trem para impedir alta da inflação no início do ano. Não obteve resposta.

Parabéns... Dilma Rousseff será protagonista da programação do aniversário de 459 anos de São Paulo, no dia 25. A presidente participará da entrega de 300 moradias do Minha Casa Minha Vida.

... a você O evento marcará a abertura da temporada de parcerias federais com a capital após a posse de Fernando Haddad, que completa 50 anos na mesma data.

Protocolo Ao contrário de Dilma, que omite as reuniões com Lula em sua agenda oficial, Haddad registrou encontro com o ex-presidente, às 11h de hoje, em seu roteiro divulgado para a imprensa.

Apetite Favorito à Presidência da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) se reúne amanhã com Alckmin no Bandeirantes. O encontro foi agendado por Michel Temer. Em seguida, irá a jantar com a bancada paulista.

Corrida... Ao assumir o STF, anteontem, Ricardo Lewandowski recebeu pedido do senador Magno Malta (PR-ES) para que seja suspensa a análise dos 3.000 vetos presidenciais, pautada por José Sarney (PMDB-AP) no final do ano passado.

... de obstáculos A manobra foi adotada após o ministro Luiz Fux determinar a interrupção da sessão na qual seria apreciada decisão de Dilma rejeitando parcialmente o projeto que reformula a partilha dos royalties.

Onde pega À ocasião, ministros estranharam o fundamento central da deliberação de Fux. Para ele, os vetos devem ser apreciados em ordem cronológica. Lewandowski, de plantão no Supremo, deve decidir sobre a questão ainda esta semana.

Assino embaixo Nomeado anteontem por Dilma para o STJ, Sérgio Kukina teve aval do presidente da corte, Félix Fischer. O novo ministro é próximo do governador Beto Richa (PSDB-PR).

Rebote Preterido por ora, Sammy Lopes ainda pleiteia a vaga de César Asfor Rocha. Ele tem apoio dos irmãos Tião e Jorge Viana (PT-AC) e do líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM).

Bíblico De Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), sobre a recém-lançada candidatura à presidência do Senado contra Renan Calheiros (PMDB-AL). "Tal qual Davi, enfrentarei com fé republicana o gigante do coronelismo."

com ANDRÉIA SADI e DANIELA LIMA

tiroteio
Vejo no Congresso Nacional, pela primeira vez, um caso em que o titular sustenta o próprio suplente com verba de gabinete.

DO DEPUTADO MIRO TEIXEIRA (PDT-RJ), sobre Renan Calheiros (PMDB-AL) repassar R$ 117 mil ao suplente como pagamento de aluguel em Maceió.

contraponto


Chegou a minha vez?


Em seu primeiro discurso durante evento público após empossado prefeito, Fernando Haddad falava aos empresários dos setores têxtil e calçadista na abertura da Couromoda, anteontem, em São Paulo. O petista relembrou sua ligação afetiva com o comércio:

-Visitar a Couromoda me fez lembrar do tempo em que fui lojista na 25 de Março, nas décadas de 80, 90...

Na plateia, um dos participantes do evento brincou:

-Se soubessem que o prefeito era "de casa", não o colocariam para ser o 11º a discursar logo na sua estreia. Foi um verdadeiro teste de paciência!


Nenhum comentário: