terça-feira, janeiro 08, 2013

Apagão do gás - ANCELMO GOIS


O GLOBO - 08/01


A usina termelétrica Eletrobolt, no Rio, que era para gerar energia a partir do gás natural, está usando óleo diesel, mais caro e mais poluente. É uma forma de a Petrobras racionar o consumo de gás.

Ódio aos gays
Acredite. Ano passado mais de 300 homossexuais e transexuais foram assassinados no Brasil. Em 2011, foram 266.
O número oficial será divulgado ainda esta semana pelo Grupo Gay da Bahia, que faz este acompanhamento há 32 anos.

Segue...
Segundo o antropólogo Luiz Mott, o país continua campeão mundial de crimes homofóbicos, com mais da metade dos homicídios no mundo. O Nordeste é, relativamente, a região mais homofóbica do Brasil.

Rádio Petróleo
O que se diz no setor é que a alta das ações da HRT nos últimos dias teria feito os empresários Rodolfo Landim e Julio Bozano desistirem da proposta de compra da petroleira.

Amor de carnaval
Thierry Henry, o atacante francês autor do gol que eliminou o Brasil na Copa de 2006, estava sábado no ensaio da Unidos da Tijuca. Curtiu o samba da campeã do carnaval de um camarote, discreto, acompanhado de um amigo.

Faz sentido
Em Minas Gerais, um deputado estadual do Rio puxou conversa com um taxista sobre a corrupção no Brasil. Papo vai, papo vem, e o do volante defendeu a ética na política:

— Eu, veja, sou 70% honesto. Se nós tivéssemos políticos com uns 70% de honestidade, teríamos outro país.

Cá e lá
Não é só “Ai, se eu te pego”, de Michel Teló, que faz sucesso lá fora. Dia destes, uma carioca estava num bar em Siem Reap, no Camboja, e, acredite, começou a tocar “Rap das armas”, o funk que fez parte da trilha do filme “Tropa de elite”.

Segue...
É aquele que diz: “Parapapapapapa parapapa/parapapaparapapa/tibum.” Poesia pura.

Boletim médico
Condenado pelo STF no caso do mensalão, Roberto Jefferson está com o tumor no pâncreas controlado. O médico José de Ribamar Saboia de Azevedo diz que não há evidências de que a doença possa voltar. Jefferson já fe nove sessões de quimioterapia.

‘Fractured Times’
Sai em março, na Inglaterra, o livro “Fractured Times”, que o historiador marxista Eric Hobsbawn, falecido em outubro, aos 95 anos, deixou pronto. Tem artigos e ensaios inéditos misturados a outros publicados esparsamente em revistas e jornais culturais.
O espetáculo “A febre do samba” retorna ao Teatro Sesi (Centro), hoje. Fica até dia 31.

Perigo das chuvas
Estas chuvas aumentam o perigo da dengue, logo agora, que o ministro Alexandre Padilha comemora a redução de 77% (entre 2011 e 2012) dos casos graves da doença no Rio. As mortes por dengue caíram de 134, em 2011, para 40, no ano passado, em todo o estado.

Diário de Justiça
A violência dentro dos estádios custa caro. A 9ª Câmara Cível do Rio condenou a Suderj e o Flamengo a indenizarem em R$ 11.700 um torcedor. É que ele, ainda dentro do Maracanã, foi agredido e assaltado após um jogo.

Chegou o carnaval
Selminha Sorriso, a porta-bandeira da Beija-Flor, aceitou o convite e será a musa do Cordão da Bola Preta.

Consumidor ganha
Cabral sancionou lei que cria, sem aumento de despesa, sete novas câmaras no Tribunal de Justiça do Rio. Cinco delas serão especializadas em direito do consumidor. Com isso, haverá maior rapidez nos julgamentos.

Última forma
A EBC diz que não vai ceder à Rádio Nacional a faixa FM usada pela Rádio MEC, ao contrário do que saiu aqui. A empresa espera conseguir junto ao Ministério das Comunicações um canal FM para a Nacional.

A Portela ferve
Baluarte da Portela, Dodô, 90 anos, que lá desfila desde 1935, quando a azul e branca ganhou seu primeiro campeonato, declarou guerra ao presidente Nilo Figueiredo. Sábado, recusou a homenagem que receberia na feijoada e, a uma interlocutora, arrematou:
— Se eu morrer com esse cara ainda no poder, não deixem que eu seja velada na quadra.

Ponto Final
Será que o FMI vai censurar o governo brasileiro, por maquiar as cantas fiscais, assim como fez com o da Argentina, por mentir sabre a inflação? Com todo o respeito.

Nenhum comentário: