quinta-feira, janeiro 24, 2013

Agora sim - LUIS FERNANDO VERISSIMO

O GLOBO - 24/01

O discurso de reposse do Barack Obama foi uma litania previsível de boas intenções, como todos os discursos de posse, mas teve algumas novidades. Nunca antes na história a palavra “gay” – ainda mais as palavras “nossos irmãos e irmãs gays” – tinha aparecido num discurso inaugural. Barack, que minutos antes fizera seu juramento com a mão esquerda em cima de duas bíblias (outra novidade), uma que pertencera ao Lincoln e a outra ao reverendo Martin Luther King, para não haver dúvida sobre o contexto maior da solenidade, incluiu o movimento “gay” entre as minorias (negros, latinos, imigrantes) e uma maioria (mulheres) ainda discriminadas. E pela primeira vez na história a questão ambiental, ignorada por presidentes anteriores e pelo próprio Baraca até agora, mereceu mais do que duas ou três frases no discurso.

Mas a maior novidade de todas, e a mais politicamente relevante, foi a evidente mudança no tom do presidente em relação ao seu discurso de posse anterior e ao seu comportamento, moderado e conciliador, no primeiro mandato. O seu centrismo assumido decepcionou muita gente, apesar de ser uma óbvia manobra para governar com uma oposição republicana majoritária no Congresso e em muitos casos vitriólica. Mesmo com sua retórica convencional, o novo Obama, com as outras novidades do seu discurso e com seu novo tom, deu o recado: agora vai ser diferente. Agora vocês verão o Obama que todos esperavam há quatro anos. “Agora sim” poderia ser o título do discurso.

Os republicanos continuam com maioria na Câmara dos Deputados e muitos dos novos eleitos são da linha do Tea Party, ultrarreacionários dispostos a serem ainda mais chatos. O presidente pode não cumprir a promessa do novo tom e decepcionar outra vez, mas agora não precisa se preocupar com a reeleição e conta com a reação dentro do próprio Partido Republicano à sua ala maluca, depois do fracasso do seu candidato no pleito presidencial.

ARMÁRIOS VAZIOS

Entre as bandas que participaram do desfile em frente à Casa Branca estava a Lesbians and Gays Band Association, que escolheu um repertório de compositores homossexuais, entre eles Leonard Bernstein e Aaron Copland. Os armários estão todos sendo esvaziados, mesmo retroativamente. O que é formidável.

Nenhum comentário: