quarta-feira, janeiro 09, 2013

A divisão dos tucanos - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 09/01


O ex-governador José Serra não apoia o senador Aécio Neves (MG) à Presidência. E não crê que voltará a ser candidato pelo PSDB em 2014. Escanteado no partido, seus aliados dizem que também seria inviável concorrer pelo PPS, que tem apenas 40 segundos na TV. Para os serristas, as opções são: os governadores Geraldo Alckmin (PSDB-SP) ou Eduardo Campos (PSB-PE).

Voluntários latino-americanos
O governo brasileiro decidiu abrir para os demais países da América Latina o seu programa de voluntários para a Copa do Mundo de 2014. Os governos da Argentina e do Uruguai já receberam essa informação do ministro Aldo Rebelo (Esporte). Esses voluntários atuarão de forma complementar (aeroportos, rodoviárias e outros locais públicos) aos da Fifa, com atribuições nos estádios e nas "Fun Fest" Na quarta-feira da próxima semana, o governo vai lançar o programa de voluntários para a Copa das Confederações, que vai se realizar de 15 a 30 de junho deste ano. Neste caso, por questões operacionais, somente serão selecionados voluntários brasileiros.

"É mais que maquiagem. É uma mudança de política econômica. 0 governo Dilma fez uma operação para se libertar do cumprimento de metas fiscais"
Bruno Araújo
Líder do PSDB na Câmara (PE)

Fazendo a corte
O vice Michel Temer teve vários encontros com o deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP). Convidou-o para ingressar no PMDB. Para segurar o descontente, o ex-governador José Serra (PSDB) se reúne com Jardim nesta semana.

Ele é o cara
O ex-presidente Lula e o PT estão em campanha para fazer do ministro do STJ Benedito Gonçalves o sucessor de Carlos Ayres Britto no STF. Petistas acreditam, como no caso "do ministro Luiz Fux, qüe Benedito será benevolente no julgamento dos recursos do mensalão, podendo até rever para baixo as penas de José Genoino e José Dirceu.

Este pessoal não, aprende
O PT optou pelo candidato do bicheiro José Carlos Gratz, Carlos Von Shilgen (PSL), nas novas eleições para a prefeitura de Guarapari (ES), em 3 de fevereiro. Os petistas abandonaram a candidatura do socialista Ricardo Conde.

Por melhor interlocução
Governadores que reclamam da falta de interlocução com a presidente Dilma sugeriram que ela crie um ministério ou ao menos designe alguém para conversar com os estados sobre a agenda federativa. Seria uma espécie de Secretaria de Relações Institucionais com os Estados. Eles argumentam que o Congresso e os prefeitos têm a quem recorrer: SRI e Cidades.

Imersão
Encontro da presidente Dilma com os novos prefeitos foi ampliado para três dias, de 28 a 30 de janeiro. Os ministros das áreas de maior interesse das prefeituras (Desenvolvimento Social, Saúde e Educação) vão dedicar tempo integral aos gestores.

Correndo contra o tempo
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) vai ficar um mês fora do radar. Tirou férias para descansar. Mas, quando retornar, vai colocar os pés na estrada e encarar a campanha antecipada. Os tucanos avaliam que a sucessão já está nas ruas.

Abatido no voo. Paulo Vieira, ex-diretor da ANA, pego na Operação Porto Seguro, preparava-se para concorrer a deputado pelo PT de São Paulo.


Nenhum comentário: