quinta-feira, dezembro 27, 2012

Termômetro - SONIA RACY


O ESTADÃO - 27/12


Preocupado com os hábitos de consumo das crianças, o governo Dilma está trabalhando na criação de um grupo de trabalho interministerial para intensificar ações.

Comandado pelo Meio Ambiente, reunirá os Ministérios da Educação, Saúde e Justiça e a Secretaria de Direitos Humanos. No começo, serão lançadas campanhas voltadas para o consumo de produtos de higiene pessoal, limpeza e alimentação. “Será que uma criança precisa mesmo de tantos cremes e perfumes?”, questiona Samyra Crespo, secretária de Articulação Institucional do Meio Ambiente.

O grupo de trabalho começa a atuar em março.

Efeito Marina
Fernando Gabeira comunicou ao PV que não está em seus planos disputar a Presidência em 2014.
No entanto, ele se colocou à disposição do partido para ajudar nas discussões de ideias e na formação do programa.

Tipo exportação
Maurício e Fernando Dias, da Grifa Filmes, comemoram. Seis episódios da série Salvosda Extinção serão exibidos no canal francês France 5. É uma continuação do Extinções, uma das maiores audiências da TV francesa em 2010.

Fila menor?
O TJ de São Paulovai criaruma comissão especial para julgar os casos de homicídio, que ficam longo tempo à espera de decisãoporcausadograndevolume de processos do tribunal - o maior do País.

Sangria?
Desde setembro, cinco sócios das áreas trabalhista e criminal deixaram o Demarest. Geraldo Baraldi Junior, que liderava o contencioso trabalhista, montou sua própria butique com mais de 30 profissionais.

Antonio Carlos Vianna de Barros, que também saiu do Demarest, prestará consultoria à banca.

Maresia
E houve quem fumasse maconha no cercadinho VIP, em frente ao palco, no show de Stevie Wonder, em Copacabana.
Carlos Minc protestou: “Alguém acende um ‘baseado’ e a imprensa logo olha pra mim. Não sou eu”, divertia-se o secretário de meio Ambiente do Rio.

Na surdina
Alunos da USP se mobilizaram, empleno recesso, contraa demolição do espaço cultural Canil, na Cidade Universitária. Fotos de manifestações tentando parar os tratores saíram nas redes sociais.

O esforço foi emvão, pois o Canil foi demolido no sábado.

Festa hype
Tim Sweeney disse sim. Comandante do programa de rádio de NY Beats In Space, virá para a festa de réveillon Milagres... em Barra Grande do Piauí.

O estado, aliás, foi um dos destinos recomendados pelo The New York Times para o fim de ano.

Prateleira
Tanta leitura que James Franco fezem suapassagempelo Brasilparece ter surtido efeito. O atorlançará seu primeiro livro de poemas.

Um tributo a Frank Bidart.

Guardiã do Palácio
Ela reza para todos os santos. Em seu gabinete também estão dentes de alho contra os maus fluidos. Mas são os anjos da guarda os grandes companheiros de Claudia Matarazzo. Há quase sete anos à frente do cerimonial do governo de São Paulo, ela acaba de lançar Gafes no Palácio, em que reúne histórias e saias justas vividas ao lado de Serra, Goldman e Alckmin. “Meu trabalho é preservá-los dos micos.” Jornalista de formação, recebeu a coluna em seu gabinete na hora do almoço, que foi interrompido cinco vezes pelo toque do celular. No dia seguinte, Alckmin teria seis eventos. “Este ano estou especialmente estressada”, confessou.

• Você está no Palácio dos Bandeirantes há sete anos. Como foi trabalhar com três governadores?
Nem me fale!
Muda completamente de um gover no para o outro. Tive que me adaptar. Brinco que sou boa de engolir sapo. Tem que ter um joguinho de cintura. E, em determinados momentos, não tem jeito: tem que entender que a autoridade é o governador.

• Foi difícil se adaptar?
Por ter ficado mais tempo com o Serra, acabei me adaptando ao seu jeito. Ele tem um fuso muito particular e que me convinha. Despachava de madrugada por email e, como acordo cedo, já resolvia tudo pela manhã Era completamente imprevisível, mas funcionava direto. O Goldman era muito rápido e o fácil de lidar. Já o Alckmin é educadíssimo e muito exigente.

• E a relação com as primeiras-damas? Nunca tive dificuldade. Elas têm um gabinete separado. Com a Deuzeni Goldman tinha especial facilidade porque ela é muito minha amiga. Foram nove meses em que a gente se divertiu muito.

• Como não interferir no papel de esposa? Quando é coisa para a esposa decidir, eu deixo. Nem me atrevo. As questões da residência são com elas. Mas cada uma tem jeito também. A Monica (Serra) me pedia “pelo amor de Deus” para resolver tudo. Com a Deuzeni, eu trocava muito. Já a Lu (Alckmin) gosta resolver muita coisa sozinha.

• Quando notou que tinha essa vocação ? Sempre gostei de receber as pessoas, mas nunca imaginei que fosse assumir o cerimonial. É muita responsabilidade e tensão todo dia. Se der errado, ficamos muito expostos. Se der certo, ninguém vai ver.

• Com a correria, como manter a serenidade no dia a dia?
Com pilates e massagem. Toco piano, rezo para todos os santos e acredito em anda guarda.

Nenhum comentário: