quinta-feira, dezembro 06, 2012

Reforço no Mercosul - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 06/12


O Mercosul anuncia amanhã o ingresso da Bolívia e do Equador como "membros plenos". Este reforço, na ótica do Brasil, fortalece o papel estratégico do Mercosul e o "eixo democrático" no continente. A proposta é polêmica e terá de passar pelo Congresso dos países membros. No Brasil, a oposição vê os presidentes Evo Morales e Rafael Correa como discípulos de Hugo Chávez.

Os tucanos na linha de tiro
O presidente do DEM, senador José Agripino (RN), fez críticas contundentes ao PSDB ontem, na reunião da executiva. Ele perguntou: Como é possível que onde o PSDB governa o DEM tenha diminuído? Em Minas Gerais, o DEM caiu de 120 prefeitos para 60. Em São Paulo, caiu de 70 para 40. "Não é possível que nos estados em que o PSDB é forte, a gente não se fortaleça" desabafou. E lembrou: "Eles só nos apoiaram em Salvador, porque senão não faríamos aliança em São Paulo. Que aliado é esse?" Está ganhando terreno no DEM a tese das desvinculação das eleições regionais das nacionais. Em 2014, não deve haver atrelamento automático aos tucanos nos estados.

"Aécio (Neves) até que é um nome possível e que está aí como forte hipótese (candidatura a Presidência), mas há muito caminho a ser trilhado"
Alberto Goldman Vice-presidente do PSDB

Sinal de alerta
A Fifa alertou o governo brasileiro sobre o risco de Manaus ficar fora da Copa do Mundo. A entidade está insegura com a gestão do governador Omar Aziz (AM). A entidade avalia que as obras do estádio estão muito atrasadas.

Jogo na Justiça
O ex- jogador Marcelinho Carioca assumiu o processo no STJ pedindo o mandato do deputado Gabriel Chalita (SP) por infidelidade partidária, ao trocar o PSB pelo PMDB. A Procuradoria da República é pela devolução do mandato. Marcelinho quer assumir a vaga na Câmara e está em Brasília para pressionar a ministra Laurita Vaz a julgar o caso.

Duas faces
A cantora Alcione virou persona non grata entre os políticos de seu estado, o Maranhão. Tudo porque cantou o Hino Nacional durante manifestação no Rio que pedia para a presidente Dilma vetar, como o fez, a Lei dos Royalties.

Colocar o Rio na mesa
A ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) foi informada ontem que 48 senadores e mais de 300 deputados já assinaram pedido de urgência para a derrubada do veto da Lei dos Royalties. Ouviu também que o objetivo do movimento não é, necessariamente, derrubar o veto. Mas forçar o Rio a negociar e a abrir mão de parcela de sua renda nos moldes do relatório Zarattini.

Reeleito
O líder do PDT na Câmara, André Figueiredo (CE), vai ser reconduzido na função. Sua permanência foi acertada em reunião anteontem à noite com a presença de 22 deputados trabalhistas. O encontro teve dois ausentes.

Linha dura
O prefeito eleito de Salvador, ACM Neto, vai adotar medidas impopulares no início do governo. "Se eu não tomar medidas em 2013, não conserto Salvador" disse a deputados do DEM, dizendo que a capital baiana está "quebrada"

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), assume a Presidência na semana que vem. Dilma, Temer e Marco Maia estarão no exterior.

Nenhum comentário: