sábado, dezembro 08, 2012

PT acata o STF - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 08/12

O ex-ministro José Dirceu saiu frustrado da reunião do PT. O Diretório Nacional recusou-se a chancelar proposta pelo não reconhecimento do julgamento do mensalão e defendendo uma campanha de rua contra o STF. A tese foi defendida por Serge Goulart, da tendência radical O Trabalho. O presidente do PT, Rui Falcão, disse que isto não seria democrático nem republicano.

Os afoitos e a história
Quando era presidente do Senado, em 25 de outubro de 2005, Renan Calheiros (PMDB-AL) determinou a perda do mandato do então senador João Capiberibe (PSB-AP), após decisão do TSE. No dia seguinte, Gilvam Borges (PMDB) assumiu mas não ficou 24 horas no mandato. Capiberibe entrou com mandato de segurança no STF, pedindo "amplo direito de defesa", como prevê o artigo 55 da Constituição. O ministro Marco Aurélio Mello concedeu liminar e Capiberibe recorreu à Comissão de Constituição e Justiça. Somente em 14 de dezembro, depois do recurso rejeitado e da Mesa votar a perda do mandato de Capiberibe, é que Gilvam assumiu.

"Há três dias, graças a Oscar Niemeyer, só falam coisas boas de Brasília nos jornais do mundo inteiro"
Jorge Ferreira 
Empresário e agitador cultural em Brasília

Ops!
A ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) desandou a falar em reunião de prefeitos do PT, em São Paulo. Disse que a presidente Dilma nunca desceu do palanque. Achava que era evento interno, mas estava aberto a jornalistas.

Bilhetinho
Ideli só se deu conta do problema quando recebeu um bilhetinho de um petista que achou o discurso forte para o público externo e achou melhor avisá-la. Ela havia acabado de citar o provável embate com o PSB em 2014.

Barraqueiros unidos jamais serão...
A deputada Cidinha Campos (RJ) e o vereador Brizola Neto (RJ) roubaram a cena na reunião do diretório do PDT, quinta-feira, em Brasília. Cidinha chamou os herdeiros de Brizola de "vagabundos". Aí, começou a baixaria. Palavrões para lá e para cá. Até ameaça de palmadas no "bumbum" teve. A lavação de roupa suja seguiu pela madrugada de sexta-feira via twitter.

Uma parábola portenha
Cristina Kirchner comparou o Brasil e a Argentina a um caminhão e a uma bicicleta. "Quando o caminhão (Brasil) anda, a bicicleta (Argentina) vai no vácuo", disse. Sugeriu ainda que o Mercosul deve ser um salmão e nadar contra a maré.

As viúvas
Ministros do STM debochavam entre si a propósito da cerimônia realizada quinta-feira, na Câmara, na qual cassados recuperaram simbolicamente seus mandatos. Na ditadura militar 173 deputados foram cassados.

O EX-MINISTRO NILMÁRIO MIRANDA (PT) assume em janeiro na Câmara. Substitui o deputado Paulo Piau (PMDB), que se elegeu prefeito de Uberlândia.

Nenhum comentário: