quinta-feira, dezembro 13, 2012

Primeira classe - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 13/12


Recém-eleita presidente, em 2010, Dilma Rousseff viajou ao lado de Rosemary Noronha no voo na volta do G-20, em Seul, na Coreia do Sul. O então presidente Lula chamou a ex-chefe de gabinete da Presidência em São Paulo para a área reservada, onde estavam ele, Dilma, um governador e o assessor especial Marco Aurélio Garcia. Rose apelou para que Lula recebesse José Dirceu. "Ela repetia: 'Receba o Zé'. Ficou claro que ela fazia um meio de campo", relata membro da comitiva.

GPS Quem conhece o Palácio de Planalto usa um detalhe do depoimento de Marcos Valério ao Ministério Público para por em xeque suas acusações contra Lula. O publicitário diz que "subiu" com Dirceu para o gabinete do Lula, mas a sala do ex-ministro ficava um andar acima da do ex-presidente.

Timão Segundo assessores, Lula ficou abatido com as acusações desde terça-feira e não queria falar com ninguém. "Mas aí o Corinthians ganhou e ele voltou ao normal'', diz um auxiliar.

Backup A defesa de Rosemary pediu à Justiça Federal o "espelhamento" (cópia) de todos os computadores e mídias apreendidos com ela e a filha Milene, para assegurar o direito de defesa de ambas.

Subiu A fatia da Operação Porto Seguro envolvendo autoridades com foro privilegiado está prevista para chegar ao Supremo Tribunal Federal e ao STJ em até dez dias, depois de atrasos de tramitação. Essa parte deve ser mantida sob segredo de Justiça.

Bonde Advogados sondados para defender políticos citados no Rosegate dizem que passam de dez as autoridades listadas no pedido de mais investigações.

Drama Num dos emails para o ex-adjunto da AGU José Weber, em outubro, o ex-diretor da ANA Paulo Vieira se queixa: "Me relegou ao castigo do esquecimento?".

Toma lá... Petistas fizeram um acordo com o senador e ex-presidente Fernando Collor (PTB-AL) para que ele viabilizasse a aprovação ontem do convite ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para falar sobre a chamada lista de Furnas.

... dá cá Collor facilitou a aprovação do convite para ouvir FHC, e, em troca, conseguiu convencer o PT a colocar na pauta extra da comissão que controla atividades de inteligência convite para ouvir o procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

PS No acordo, os petistas pediram ainda a Collor garantia de que não seriam aprovados requerimentos da oposição para convidar a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Rosemary Noronha.

Banco... O Conselho Nacional de Justiça começa hoje mapeamento dos processos contra autoridades com foro privilegiado em tribunais.

... de dados O ministro Francisco Falcão enviará ofícios aos 27 tribunais de Justiça solicitando informações sobre o andamentos dessas ações. Os órgãos terão até 30 dias para responder.

Cada um... Candidato à sucessão de Henrique Eduardo Alves, o deputado Eduardo Cunha (RJ) acusa o atual líder do PMDB na Câmara de fazer campanha nos bastidores por Sandro Mabel (GO).

... na sua Cunha dispara: "Henrique pode estar comprando uma crise para a sua candidatura à presidência, já que o combinado era que ele ficaria isento".

Visita à Folha João Rodarte, presidente da CDN Comunicação Corporativa, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Andrew Greenlees, vice-presidente.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Com Rosemary e Marcos Valério, Lula vive um momento de inferno astral que nem Freud, o ex-assessor e faz-tudo, explica."

DO LÍDER DO PPS NA CÂMARA, RUBENS BUENO (PR), sobre as acusações contra o ex-presidente e a investigação sobre a assessora nomeada por ele.

contraponto

Brimos

Em visita à Federação do Comérico, na segunda, Fernando Haddad prometeu desburocratizar a aprovação de projetos imobiliários, que entrou em crise desde que Hussain Aref Saab, ex-diretor responsável pela área, adquiriu 106 imóveis no período em que esteve no cargo.

-Estamos há oito meses sem aprovar projetos. Desde a crise com o cidadão lá, que eu nem falo o nome.

Abram Sjazman, presidente da Fecomercio, interveio:

-É patrício, hein?

Haddad e Aref são de origem árabe.

-Nem fala nisso! -, desconversou o prefeito eleito.

Nenhum comentário: