domingo, dezembro 30, 2012

Preços em alta ANCELMO GOIS

O GLOBO - 30/12


Preocupada com a inflação, Dilma ligou para alguns governadores pedindo para segurar as autorizações de reajuste de tarifas no âmbito estadual.

Amaral Netto, o repórter
A historiadora Katia Krause, da UFF, prepara um trabalho sobre o jornalista e político Amaral Netto, que ficou famoso na época da ditadura por fazer um programa, de 1968 a 1983, de apoio ao regime.
Mas o programa foi muito mais do que isso, diz a pesquisadora. “Identificava-se com valores sensíveis a grande parte da
sociedade brasileira na época, como progresso, grandeza, riqueza e desenvolvimento”.

Segue...
Um dos primeiros programas fixos exibidos em cores pela TV Globo, “Amaral Netto, o repórter” atraia o telespectador também com reportagens espetaculares, como uma sobre o fenômeno da pororoca, o encontro da água do mar com a do Rio Iriri, no Pará.
Como deputado, foi um dos primeiros a defender a pena de morte no Brasil.

Sem Américo
A CBF tem resistido a pedidos para trazer de volta Américo Faria para o cargo de supervisor da seleção.

Listão da ABL
A lista de eventuais candidatos à vaga de Lêdo Ivo na ABL não para de crescer. Além de Antonio Cicero, Rosiska Darcy de Oliveira e Marcus Accioly, fala-se ainda em FH, Roberto DaMatta e Francisco Weffort.

Mais duas UPPs
Cabral e Beltrame inauguram dia 16 de janeiro as UPPs de Manguinhos e Jacarezinho, no Rio.

Ivan, o terrível
Ivan Lins embarca dia 9 de janeiro para Cuba.
Foi convidado pelo artista cubano Carlos Varella para se apresentar numa série de shows que vai reunir de Pablo Milanés, o compositor da ilha amigo de Chico Buarque, à cantora americana Bonnie Raitt.

Desesperar jamais
Aliás, Lucinha Lins, que está no elenco de “Rock in Rio — O musical”, vai cantar “Desesperar jamais”, do ex-marido Ivan Lins em parceria com Vitor Martins.
A música, censurada na ditadura, será uma das 50 canções do espetáculo, que estreia dia 3, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca.

No mais
Nada contra. Mas não deixa de ser curioso que a Cidade das Artes seja inaugurada com um espetáculo basicamente de rock.
Afinal, o local foi projetado para ser um espaço, principalmente, de música erudita. Na época, discutiu-se até mesmo a chance de o prédio abrigar a sede permanente da Orquestra Sinfônica Brasileira. De lá pra cá, saiu Mozart, e entrou Freddie Mercury. Com todo o respeito.



O ANO É DE...
... Cármen Lúcia, 58 anos, nascida em Montes Claros e criada em Espinosa, cidade pequena, porém decente, nos sertões do norte de Minas, onde até hoje muitos moradores falam que nem os personagens de Guimarães Rosa. A ministra do STF e presidente do TSE, depois de defender o aborto de anencéfalo, a Marcha da Maconha, a união gay e a cota para negros, atuou no julgamento do mensalão com equilíbrio, firmeza no combate à corrupção e sem estardalhaço.
O ano de 2012 é também de Dilma Rousseff, que toca o barco com mais acertos do que erros e mantém distância sanitária da ratatuia política brasileira, que tanto fascina seu antecessor. O ano é de Adriana Esteves, que, como a Carminha de “Avenida Brasil”, se reinventou como atriz. O ano é da escritora Nélida Piñon, uma colecionadora de prêmios. O ano (aliás, todos os anos) é de Fernanda Montenegro. O ano também é de Bibi Ferreira, Camila Pitanga, Fernanda Torres, Míriam Leitão e, como sempre, Quitéria Chagas 

Bairro Alto Leme
A prefeitura do Rio vai oficializar em breve o nome Alto Leme como o das áreas do morros Chapéu Mangueira e Babilônia.

‘La boazuda’
A arremessadora de dardos e modelo paraguaia Leryn Franco, que chamou a atenção nas Olimpíadas de Londres e foi eleita uma das mais sensuais da competição, desembarca no Rio no carnaval.
Fará a cobertura para um canal de TV do seu país.

Só que...
No carnaval carioca, ela vai enfrentar no quesito “boazuda” concorrência bem maior do que em Londres.

Há testemunhas
Papo entre duas amigas, outro dia, no salão Vanda K, no Botafogo Praia Shopping:
— Sabe da última? A Sabrina se casou com um italiano cheio de dinheiro e foi morar num castelo na França. Imagine. Ela, de Madureira, com 30, e ele, com 70.
— É como diz a Martha Medeiros: “A mulher não ama, tem propósito.”
Faz sentido.

Aceitam-se reservas
O estacionamento Dallas, em Búzios, o balneário fluminense, instituiu o sistema de reservas para clientes na noite do réveillon por R$ 50, adiantados.
Aliás, há tanto carro na rua que, quando eu crescer, quero ser dono de estacionamento. O setor não para de crescer.


Nenhum comentário: